A Genealogia em 2021!



Com tudo o que aconteceu à nossa volta em 2020, se conseguiu fazer novas descobertas ou então organizar melhor o que já tinha encontrado, os meus parabéns. E visto que está a ler este artigo, bem vindo a 2021! 

2020 não será esquecido. Foi um ano muito diferente, atípico, com momentos desagradáveis e outros muito difíceis, com perdas de amigos ou família. 

Mas se há algo que se aprendeu foi que a vida merece ser celebrada! 

E quando penso no que temos a celebrar em termos de genealogia, penso nos arquivos portugueses que continuaram a "abrir as suas portas" porém de uma forma diferente. Refiro-me aos arquivos de norte a sul de Portugal que colocaram registos em linha ao acesso de todos mesmo em tempo de pandemia. Refiro-me aos arquivos, como o Arquivo Municipal de Penafiel e o Arquivo Distrital da Guarda, por exemplo, que continuaram a sua missão de dar a conhecer os múltiplos documentos que estão sob a sua tutela. Refiro-me a arquivos, como o Arquivo Distrital do Porto, cujos funcionários a partir das suas casas indexaram documentos paroquiais, facilitando a pesquisa dos nossos antepassados. A todos estes que se dedicaram a encontrar formas de ultrapassar as limitações impostas pela pandemia, o meu muito obrigada! Os seus esforços merecem ser celebrados. 

No passado, abordei aqui no blog resoluções para um novo ano em termos de genealogia e partilhei até formas de fazer com que as metas se tornem mais robustas, formas de criar resoluções que "aguentem" o passar do tempo e inclusive como manter a motivação. Por vezes custa a decidir mas de certo que cada um de nós tem uma lista de desejos, algo que gostaríamos de fazer quanto à nossa história da família. 

E no ano que mesmo agora terminou partilhei 20 ideias que podem inspirar as suas metas.

Mas além de metas, que mais podemos fazer quanto à genealogia em 2021? Que novas oportunidades nos esperam? 

Pela primeira vez, a conferência RootsTech (um evento anual de genealogia e tecnologia) vai oferecer acesso à conferência pela internet e outra grande novidade é que a admissão é completamente grátis! Esta conferencia vai acontecer entre 25 e 27 de Fevereiro. Isso mesmo, três dias de classes relacionadas com genealogia sem pagar. Aqui fica o acesso ao formulário para se registar.

Fico à espera para ver os tópicos em oferta. Em Outubro de 2019 esta conferencia que costuma só acontecer nos Estados Unidos da América também foi organizada em Londres, Inglaterra. Entre palestras e eventos, cerca de 10.000 pessoas de diversos países visitaram, participaram e celebraram a história da família. Foi interessante conhecer outros portugueses nesses dias, tal como o célebre João Ventura do site tombo.pt, e assistir e participar nas mais variadas sessões. E agora em 2021 temos a primeira conferencia online. Como será no futuro? 

No final de Junho de 2020 assisti com prazer ao 1º Encontro Virtual de Genealogistas do Algarve. Foi um esforço notável, com a partilha de trabalhos executados por vários genealogistas e uma apresentação sobre Genealogia Genética pelo já aqui citado João Ventura (tombo.pt). 

Se há uma coisa que podemos aprender  durante este tempo de pandemia, é que a pesquisa e o acto de aprender não precisam de parar mesmo em confinamento. Muito mais gente experimentou o contacto online e aprendeu rapidamente a usar tecnologia que desconheciam. No fundo, temos oportunidades ao nosso dispôr e podemos criar outras oportunidades. Talvez o desafio para 2021 poderia ser criar oportunidades quanto à genealogia. E que "oportunidades" gostaria de se envolver neste ano? Que "oportunidades" gostaria de ajudar a criar?


Comentários

  1. Maria Guerra1/1/21

    Adorei. Deu me o que pensar. Daqui a uns dias digo ;) Bom Ano Novo :)

    ResponderEliminar
  2. Ricardo Lima1/1/21

    Desconhecia a RootsTech e o Encontro Virtual. Grato pela partilha. Feliz Ano

    ResponderEliminar
  3. Sandra Fernandes1/1/21

    Grata pela informação do RootsTech. Não fazia ideia do Encontro Virtual. Seria interessante haver outros encontros virtuais. Bom Ano.

    ResponderEliminar
  4. Cristina Mourão1/1/21

    Participo em vários grupos mas ainda não sabia da conferencia nem ouvi nada do Encontro Virtual. Boas ideias. Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  5. Filipa Martins1/1/21

    Grata pela partilha. Desconhecia ambas inicitivas que refere. Feliz Ano Novo

    ResponderEliminar
  6. Ana Paula Bastos1/1/21

    Grata pela partilha e um bem haja aos arquivos.

    ResponderEliminar
  7. Paulo Soares1/1/21

    Houve coisas positivas no ano passado apesar de tudo. Vamos ver o que 2021 nos traz.

    ResponderEliminar
  8. Teresa Sobral1/1/21

    A sua energia é contagiante. Semeou em mim a curiosidade pela conferencia e o desejo de eventos como os encontros virtuais. Obrigada e um Bom Ano para todos.

    ResponderEliminar
  9. Samuel Oliveira1/1/21

    No meio de uma catastrofe houve uns raios de sol.

    ResponderEliminar
  10. Graça Lourenço1/1/21

    Grata pela partilha e ideias. Eu sou uma das que teve que aprender a usar estas tecnologias modernas. Feliz 2021

    ResponderEliminar
  11. Carla Gonçalves1/1/21

    Se eu tivesse a capacidade de fazer o que sugere dos encontros virtuais isso seria fantastico mas não tenho não sei como se faz

    ResponderEliminar
  12. Isabel Carvalho1/1/21

    Temos que repetir essas iniciativas, depois de 2020 não pode haver desculpas para não se fazer! Bom ano a todos!

    ResponderEliminar
  13. Carlos Pinheiro1/1/21

    Feliz 2021! Que seja um ano maravilhosamente normal e com muitas investigações genealógicas!

    ResponderEliminar
  14. Eucisia Pereira1/1/21

    Eu gostava de trabalhar como voluntaria num arquivo mas duvido que dê para fazer tal coisa. Os meus anos já são muitos e não devem deixar fazer nada. Estou aposentada e gosto de ler as coisas que escreve aqui. Quase ninguém na minha família aprecia a genealogia da mesma forma que eu.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário