Registos Sugeridos no FamilySearch


O site FamilySearch disponibilizou há alguns anos atrás uma ferramenta valiosa para quem pesquisa os seus antepassados. Chama-se "Registros Sugeridos", um recurso disponível para todos, em que o sistema compara os registos indexados a nível mundial com os dados que constam no perfil criado para cada antepassado. O objectivo deste recurso é procurar identificar registos que correspondam aos nossos familiares. Esta ferramenta acaba por ser um atalho para encontrar os documentos criados pelos nossos antepassados e os seus parentes.

Existem outros sites que oferecem serviços e documentos para a pesquisa genealógica e que também apresentam sugestões de registos. No entanto, eu gostaria de me concentrar na ferramenta do FamilySearch, visto ser um site gratuito e sem limite de introdução de dados.

A ferramenta de "Registros Sugeridos" no site FamilySearch, que me refiro, tem uma caixa azul como símbolo. Quando pressionada, mostra os dados que constam no documento (fruto do esforço de indexação) e na maior parte das vezes apresenta a ligação electrónica para a imagem do registo em questão.

Estas pequenas caixas azuis aparecem à direita dos nomes dos seus antepassados quando visualiza o seu gráfico de linhagem.



E surgem ainda na parte de "Assistência à Pesquisa", no canto superior direito, quando estiver no perfil de um antepassado.


Estes documentos sugeridos podem incluir membros da sua família. E podem fazer uma grande diferença para quem desconhece a naturalidade dos seus antepassados, por onde andaram e onde terminou a sua "jornada".

Os "Registros Sugeridos" podem ainda dar a conhecer outros parentes, fornecer fontes que comprovam informações que já conhecia, acelerar a localização de informações desconhecidas e revelar detalhes que tornam a pesquisa de ancestrais ainda mais satisfatória.

Resumindo, para usufruir desta ferramenta:

1) Faça um clique sobre o ícone azul e uma pequena caixa mostrará o tipo de documento e um resumo dos dados que constam no mesmo documento.


2) Se o registo parece corresponder com o seu antepassado, clique na opção
"Analisar e Anexar", o que permitirá uma comparação de dados lado a lado com os dados que constam no perfil do seu antepassado. Seguidamente, pode ainda pressionar a opção "Imagem" para visualizar o documento. E tem ainda a opção de anexar esse documento ao perfil dos envolvidos no evento.


3) Se o registo não corresponde, clique em "Não é uma correspondência". Ao clicar nesta opção vai surgir uma caixa onde pode colocar o motivo pelo qual o registo não corresponde. Esta é uma oportunidade para explicar as suas razões, que ficarão à vista de qualquer um que consulte as sugestões ignoradas em "Assistencia não utilizada".


Mas não posso terminar este artigo sem adverter que os registos sugeridos podem não corresponder. PRESTE ATENÇÃO AOS DETALHES!! O sistema não é perfeito e pode sugerir documentos que não dizem respeito aos seus familiares. Como decidir? Analise com cuidado o documento. Verifique se os dados correspondem. Nomes iguais NÃO são razão suficiente para aceitar a sugestão. A genealogia é também um exercício de avaliação!

Se tem uma conta no 
FamilySearch.org dê uma olhadela no seu gráfico de linhagem e verifique se tem algum símbolo azul para "Registros Sugeridos". Quem sabe a surpresa que o espera! Mas tenha cautela e analise a sugestão. Boas pesquisas!


Comentários

  1. Anónimo19/3/23

    Eu faço pesquisas no familysearch há muitos anos e cada dia me deparo com erros grotescos. Também documentos indexados incorretamente. Quando é permitido, faço as devidas correções.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, já encontrei vários. Mas parece estar a melhorar nos projectos mais recentes.

      Veja o outro artigo que escrevi sobre aceitar os registos sugeridos. Boas pesquisas! https://asraizes.blogspot.com/2022/10/o-risco-de-aceitar-registos-sugeridos.html

      Eliminar

Enviar um comentário