Pesquisar nos Arquivos Distritais em Portugal

Arquivo Nacional da Torre do Tombo

Apesar de produzidos nas freguesias, os registos de batismos, casamentos e óbitos  foram por lei de 1911 transferidos para as Conservatórias do Registo Civil criadas em cada concelho.
 
Foi determinado posteriormente que os livros de registos paroquiais, a cargo das conservatórias, fossem incorporados no arquivo distrital respectivo. Esta incorporação de fundos documentais nos arquivos distritais concerne os paroquiais que perfazem 100 anos, que de acordo com o código do registo civil deveria ocorrer a cada 5 anos.

Aqui partilho a lista dos arquivos distritais portugueses com os links de acesso respectivos. Basta clicar no nome do arquivo. Boas pesquisas!

Arquivo Nacional da Torre do Tombo Arquivo nacional que também acumulou a função de Arquivo Distrital de Lisboa de 1918 a 1992. Em 2012, o Arquivo Distrital de Lisboa foi reintegrado no arquivo nacional.










Arquivo Distrital de Lisboa  (integrado no Arquivo Nacional da Torre do Tombo)









Comentários

  1. Anónimo5/8/16

    Obrigado.
    José Moreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo29/4/22

      Meu Taravô Matheus José do Nascimento Bittencourt, (França , Portugal( Museu- Famia Bitencourt) , Brasil(Santos-SP Guaratuba-SP), informações ?

      Eliminar
    2. Coloque dados mais concretos. O a,no de nascimento nem que seja aproximado, nome dos pais, etc ajuda a distinguir entre indivíduos e a ter a certeza que não se trata de um homonimo.

      Eliminar
    3. zilda9/6/22

      Meu avõ Manoel Rodrigues nasceu em Coimbra Portugal Na data de 26 de setembro de 1894 filho de Florinda de Jesus e de Manoel Rodrigues Segundo Veio para o Brasil com seis anos de idade Minha bisavó não era casada com o meu bisavô Então ela veio sozinha com as filhas e o filho Pois o meu avô tinha mais três irmãs Desceu no Porto de Santos

      Eliminar
    4. Anónimo16/2/23

      Estou em busca de Manoel Augusto Moreira, nasceu aprox. em 1890. Pois o registro encontrado no arquivo de São Paulo até o momento, é um telegrama enviado em 1912, á sua mãe e sua esposa em Lisboa, para elas se juntarem a ele em Santos/SP. Ainda não consegui encontrar seu passaporte, devido a falta de informação de onde nasceu em Portugal, muito menos a sua chegada ao Brasil. Eles estavam fugindo da 1 Guerra Mundial.

      Eliminar
  2. Anónimo21/8/16

    Que bom estar tudo no mesmo sítio! Obrigadão xx
    Isabel Delgado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Adilia Mata.
      Minha bisavó brasileira chama-se Constancia Nogueira de Jesus, sei que ela morou em Jaguaribe-Ceará.
      Eu gostaria de uma sugestão de como encontrar minhas possíveis raízes portuguesas.
      Eu moro longe de Jaguaribe. O que você me sugere?
      Muito obrigado desde já.
      Fábio Ygor

      Eliminar
    2. Bem vindo ao blogue Fábio Ygor.
      Preciso de mais dados para puder sugerir por onde pesquisar.
      No entanto, a sugestão que me ocorre é que procure o registo do(s) filho(s) da sua bisavô para descobrir mais informações sobre ela. Ela casou? Se sim, procure o registo de casamento, e talvez ainda o processo de habilitação de casamento.
      Boas pesquisas.
      Adilia

      Eliminar
    3. Muito obrigado Adilia Mata.

      Eliminar
  3. ola como encontrar dados de meu trisavô nascido em Sabadim, Freguesia de Arcos de Valdevez, em 1787...tenho o assento de Batismo que consegui em Viana do Castelo...nome DOMINGOS JOZE DE BRITO nascido em 07 de junho de 1787.
    e veio para o Brasil onde casou em 1819...tenho a certidão de casamento tambem...uma ajuda por favor! super obrigada maliza2000@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como o site do arquivo distrital de Viana do Castelo ainda não disponibilizou as imagens de registos anteriores a 1803 para a freguesia a que se refere, recorri ao site www.FamilySearch.org onde consegui localizar o documento de batismo de Domingos Joze. Este registo consta no Livro de Batismos número 2, folha 122 verso e folha 124, na freguesia de Sabadim, concelho de Arcos de Valdevez.

      Segundo o documento,o Domingos Joze era filho de Francisco Joze de Brito e Maria Jozefa de Brito, moradores no lugar da Barrozinha, na freguesia de Sabadim. Era neto paterno de Domingas de Brito, solteira, do mesmo lugar. E neto materno de Francisco de Brito dos Guimarães e Antonia Maria de Souza, do lugar das Bragadas.

      Com estes dados pode continuar a pesquisar os pais e os avós, se quiser. Continuarei esta "conversa" por email. Boas pesquisas!

      Eliminar
    2. Olá Adilia, tudo bem?

      Eu também busco por pistas de meus antepassados de Portugal. No momento tenho poucas informacoes:

      Meu Bisavo se chamava Maximino Nascimento Luis, nascido em 25/12/1900 e faleceu no Brasil 09/09/1936, casado com a brasileira Thereza Franco Luis (acho que o Luis veio por ele). Seu pai se chamava Domingos Luis casado com a Carmelita de Jesus.

      Já busquei nesses arquivos de varios sites e nao encontrei nada. Sugeria alguma outra forma.

      Agradeco desde ja suas orientacoes.

      Gustavo Pinke: gustavopinke@gmail.com

      Grato

      Eliminar
    3. Bem vindo ao blogue. Já encontrou o casamento do Maximino com a Thereza?

      Eliminar
  4. oi Adilia respondi seu email, muito feliz da vida, mas depois é que vi um "no reply"
    isso tudo que vc fala eu já tenho, o que eu queria mesmo era saber como ele veio parar no Brasil / Bahia, casou e cá estou eu no Rio de Janeiro com um trisavô portugues... obrigadíssima, como voces falam...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Maliza. Basta responder ao email que lhe enviei e não deve haver problema.

      Para saber como o seu trisavô foi parar ao Brasil, penso que pesquisar os registos de passaportes no Arquivo Distrital de Viana do Castelo poderá ser a solução.

      Dei uma olhadela rapida pelo catalogo de fundos do arquivo mencionado acima, mas visto que ele casou em 1819 no Brasil, não me parece que os registos para essa altura tenham sobrevivido. Todos os "livros de registo de passaportes" que encontrei começam em 1834 ou 1853, ou ainda mais tarde.

      Talvez a solucão seja contactar o arquivo e ver se haverá alguns outros documentos ainda não digitalisados para a época que procura.

      Encontrei um Domingos Jose de Brito, a requerer passaporte em 1842. Tinha somente 9 anos de idade, e era natural da freguesia de Távora, concelho dos Arcos de Valdevez, com destino ao Rio de Janeiro, Brasil. Não é possível ser o seu trisavô pois a idade não corresponde, nem a freguesia de nascimento.

      Não desista. Com o passar do tempo, várias coleções de registos históricos são recebidas e classificadas pelos arquivos. Quem sabe os documentos que procura aparecem um dia. Boas pesquisas!

      Eliminar
    2. La se vão 6 meses...e nada! não acho nada do começo do século XIX
      de qq modo super grata por me responder grande abraço, quem sabe voltamos a falar

      Eliminar
    3. Não desista. Já contactou o arquivo de Viana? Qual foi a resposta? Com o passar do tempo, várias coleções de registos históricos são disponibilizadas ao publico. Pode ser que os documentos que procura apareçam em breve. Boas pesquisas!

      Eliminar
    4. oi Adília tudo bem? continuo aqui na procura dei um tempo pois me mudei, mas voltei a busca ... não vou desistir Vou voltar a Viana, não é possivel ele ter saído de Portugal e ninguem saber, será ? clandestino?...kkk voltamos a falar , adoro esse seu site...

      Eliminar
    5. Obrigada pela visita ;) A hipótese de ter viajado clandestinamente pode ser a resposta para muitos que não conseguem encontrar os registos de viagem dos seus queridos antepassados. Os clandestinos não deixam registos :) Mas não desista. Contacte o arquivo de Viana. Podem ter informações no arquivo que não estão ainda disponíveis online. Boas pesquisas!

      Eliminar
  5. Anónimo30/8/17

    Olá ! Estou tendo dificuldades em buscar, pesquisar o registo de nascimento/baptismo de meu avô Antonio Gomes que nasceu em Funchal/ Ilha da Madeira 07/08/1905 filho de João Gomes e Maria de Jesus Gomes (portugueses). No caso essas informações que tenho é da certidão de casamento (20/10/1934) já no Brasil. Lembrando que não consigo acesso ao Arquivo Regional da Madeira. Indicação do Consulado de Portugal em São Paulo/Brasil. Preciso muito desse documento de nascimento de meu avô paterno. Agradeço muito por essa ajuda. Silvana Ramires silvanaramires@globo.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja bem vinda ao blog Silvana!

      O concelho do Funchal tem 10 freguesias, e quando não se sabe a freguesia fica mais dificil. Teria que se procurar freguesia a freguesia. No entanto, o Arquivo Regional da Madeira já iniciou indexação de documentos, o que ajuda imenso na pesquisa de ancestrais.

      Usando a informação que aqui partilhou procurei no site do arquivo regional que pode ver no link abaixo http://abm.madeira.gov.pt/pesquisa/baptismo/index.php?id=JPxQ2lXFPCY1G5TxD1G6YKnr
      e encontrei o seguinte:

      Data: 1905-08-27
      Local: Paróquia de Santo António

      FILHO: António
      Pai: João Gomes
      Mãe: Maria de Jesus

      Livro: 6697-A
      Folha: 103

      Com essa informação, fazendo a pesquisa avançada de documentos paroquiais da freguesia de Santo António, no concelho do Funchal, como pode ver usando o link http://arquivo.abm.madeira.gov.pt/details?id=396246
      ficámos a saber que o registo de batismo é o número 244.

      Com estes dados de certo que pode pedir cópia do documento ao arquivo. Aqui ficam os contactos, caso não tenha. Também verifiquei no site www.familysearch.org se os batismos desta freguesia já estariam digitalisados. Mas as imagens disponíveis ainda não cobrem 1905.

      Boa sorte e diga como correu.

      Morada: Caminho dos Álamos, n.º 35, Santo António
      9020-064 FUNCHAL
      Telefone: +(351) 291 708 400
      Fax: +(351) 291 708 402
      Email: abm.sretc@madeira.gov.pt

      Eliminar
    2. Silvana,
      Foi com surpresa que vi que as imagens dos paroquiais de Santo Antonio ficaram disponiveis HOJE. Siga o link e veja a imagem 207. Trata-se do registo 245 e não 244 como o site do arquivo indica.

      http://arquivo.abm.madeira.gov.pt/viewer?id=48057&FileID=548909

      Boas pesquisas!

      Eliminar
  6. Anónimo15/9/17

    Boa tarde, Adilia! Também estou tendo dificuldades em pesquisar o registo de nascimento/baptismo. Acredito que eu não sei quais palavras colocar no campo. Como faço a pesquisa?

    Antonio de Albuquerque
    Nascido em Fornos de Algodres, Distrito da Guarda
    Em 02 de julho de 1904
    Filho de Manoel de Albuquerque e Antonia Fonseca Faya

    Achei esse site http://digitarq.adgrd.arquivos.pt mas não sei como proceder

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O site do Arquivo Distrital da Guarda não está a funcionar neste momento. No entanto, em geral, ao abrir o link escreva o nome da freguesia no campo "Pesquisar documentos". Surgirá então uma lista de resultados, que contém livros de batismos, casamentos e óbitos, entre outros documentos. O passo a seguir é escolher o livro do ano que lhe interessa. Ás vezes, pode encontrar livros mistos, ou seja, livros com mais de um tipo de registo no mesmo livro.

      Contudo, sei que os registos paroquiais de Fornos de Algodres, estão depositados na Torre do Tombo e no Arquivo Distrital da Guarda, e que as digitalizações disponíveis somente vão até 1880, até ao momento. Pode então entrar em contacto com o arquivo e pedir cópia do documento que procura, fornecendo os dados que tem.

      No entanto, um outro site onde pode aceder a imagens dos registos portugueses é o site www.familysearch.org. Se clicar na opção "Pesquisar", e depois em "Catálogo", coloque o nome da freguesia que pretende no campo designado "Localidade". Escolha da lista qual a freguesia e procure então o livro que precisa.

      O livro de batismos de 1904 começa na imagem número 741. Aqui fica o link https://www.familysearch.org/search/catalog/546216?availability=Family%20History%20Library.

      Tem a certeza que os dados sobre o Antonio estão correctos? Dei uma vista de olhos no livro (livro somente com 65 batismos) mas não encontrei o batismo do Antonio em 1904.

      Continue em contacto e boas pesquisas!

      Eliminar
  7. Anónimo4/11/17

    Millones de gracias
    Juan Morales

    ResponderEliminar
  8. Olá,
    Estou tentando localizar o cartório onde meu pai foi registrado (assento de nascimento) e não consigo localizar. Enviei e-mail para todos os cartórios de Viana do Castelo (local onde nasceu), mas as respostas não foram satisfatórias. Nos deram o link http://digitarq.advct.arquivos.gov.pt, mas não consiguimos acessar.

    Sabe informar se existe um cartório / conservatória de registro geral?

    Preciso da segunda vida da certidão de nascimento.

    Seguem as informações:
    Nome de meu pai: Américo Afonso
    Nome de meu avô (pai de meu pai): Manoel Luis Afonso
    Nome de minha avó (mãe de meu pai): Carlota Lourença Marques
    Data de nascimento de Américo: 19/11/1913
    Cidade de Nascimento: Viana do Castelo – Portugal

    Desde já agradeço e fico no aguardo.
    Att. Sidney Afonso e Deise Machado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo ao blog. O link que lhe forneceram está incorrecto. O link do Arquivo Distrital de Viana do Castelo é como está indicado na lista acima: http://digitarq.advct.arquivos.pt/. Não tem "gov." no endereço.

      Gostaria ainda de acrescentar que contactar cartórios em Portugal não lhe dará o resultado que pretende. Os cartórios portugueses são repartições com competência para efectuar actos notariais, ou seja, reconhecimentos de assinaturas, escrituras, contratos, etc. O registo de nascimento do seu pai foi redigido e estará depositado numa conservatória do registo civil; estas sim tratam do registo de cidadãos, quer seja nascimentos, casamentos ou óbitos. Ou então estará já à guarda do arquivo distrital.

      Como indica o local de nascimento como sendo a cidade de Viana do Castelo, procure o registo usando o seguinte link http://digitarq.advct.arquivos.pt/details?id=1116170 onde encontrará assentos lavrados na Conservatória do Registo Civil de Viana do Castelo para o ano de 1913 já digitalizados e disponibilizados no site do arquivo.

      Boa sorte e boas pesquisas!

      Eliminar
  9. Olá, tudo bem? Necessito muito encontrar o registro de nascimento ou batismo do meu bisavô JOÃO CAMARA, filho de MANOEL CAMARA e de Helena. Ele nasceu entre 1870 e 1875. Na certidão de nascimento do meu avô consta que ele é natural de ILHA SÃO MIGUEL. Pode me ajudar? Muito obrigado!

    ResponderEliminar
  10. Olá, tudo bem? Necessito muito encontrar o registro de nascimento ou de batismo do meu bisavô JOAO CAMARA, filho de MANOEL CAMARA E DE HELENA. Na certidão de nascimento do meu avô consta que é natural de ILHA SÃO MIGUEL. Pode me ajudar? Muito obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ilha de São Miguel tem 6 concelhos e cada concelho tem varias freguesias. Era necessario saber um pouco mais para encontrar o registo que deseja. Na certidão do seu avô nao indica se os pais eram casados e se sim onde os pais casaram? E só indica São Miguel? Não faz menção de algum lugar em São Miguel? E a mãe era só Helena? Se tiver um sobrenome/apelido fora do normal, poderá facilitar a pesquisa. Eu gostaria de ajudar mas preciso de mais dados.
      Consultei o site dos Açores http://www.arquivos.azores.gov.pt/ mas não aparece nos resultados alguém com os nomes exactamente como refere. Se quiser enviar copia do registo, não me importaria de ver que outras pistas podem ser "exprimidas" para se encontrar o fio à meada. Boas pesquisas.

      Eliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo ao blogue Joaquim Sampallo! Bienvenido!

      Parabéns, já encontrou algo muito importante, a freguesia do seu antepassado: Sanfins do Douro. Sem a freguesia seria muito mais dificil encontrar os registos do seu antepassado. E sabe o nome dos pais do Antonio Sampaio?

      Para encontrar o registo de batismo de Antonio precisa procurar no livro de batismos da freguesia de Sanfins do Douro. Use o link abaixo para abrir o livro de batismos de 1855 a 1863. http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PALJ12-001-007.

      Para consultar outros registos, sugiro que use o site familysearch.org, usando o catálogo coloque no motor de busca "Sanfins do Douro". Ou então o site tombo.pt onde encontrará links directos para o arquivo distrital dos livros das freguesias alistados por datas. Deixo aqui o link para a freguesia de Sanfins do Douro https://tombo.pt/f/alj12 para voce explorar à sua vontade.

      Quando encontrar, se precisar de ajuda para ler o documento, deixe mensagem. Boas pesquisas!

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Fico mesmo contente por ter encontrado os documentos que procurava. Se precisar de ajuda para ler os documentos, deixe mensagem. Boa sorte no resto da sua aventura de conhecer os seus antepassados

      Eliminar
  12. gostaria de receber documentos referente a minha família, meu bisavô Manuel Gonçalves gracha, nascido em 1870, lugar de Porta Nova, freg. de Companario, distrito de Funchal, filho de Manuel Gonçalves Gracha e Luiza de Jesus.
    MEU ENDEREÇO DE EMAIL: manuelst.andrade@gmail.com, tel 13 - 97407-6601, Manuel José de Andrade, resido em Santos-São Paulo - Brasil.

    ResponderEliminar
  13. Seja bem vindo ao blogue Manuel Andrade. Penso que a freguesia seja Campanario, que fica no concelho de Ribeira Grande, na ilha da Madeira. Assim sendo, os registos de batismo para o ano de 1870 encontra-se através do seguinte link:

    http://arquivo.abm.madeira.gov.pt/viewer?id=3630&FileID=190589

    Boas pesquisas!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo15/5/18

    Prezada,
    Sou brasileiro, natural da capital Brasília, e estou há anos buscando por minhas origens. Meus bisavós paternos eram portugueses e vieram ao Brasil na segunda metade do século XIX. Com anos de busca consegui descobrir muito de meu bisavô e de suas origens em Rendufe, Braga, até sua vinda em 1886 ao Rio de Janeiro, onde viveu o resto de sua vida. Nesse esforço busquei também dados de sua esposa e minha bisavó, obtendo todavia pouco êxito. O seguinte extraio de sua certidão de casamento (No Rio de Janeiro, em setembro de 1904): Chamava-se Adelaide de Mello (conforme a certidão, mas acredito que era Adelaide Soares de Mello), sendo filha de João Soares de Mello e Maria José Soares, nascida em 1874. Na certidão de 1904 consta somente que ela era de Portugal, e tendo em vista que seus nomes são tão comuns fica difícil descobrir algo por buscas simplificadas. Você acha que seria uma boa ideia pesquisar nos registros de passaportes? Até onde eu saiba ela veio menina, junto com os pais, ao Rio de Janeiro.
    Agradeço desde já pela atenção e lhe parabenizo pelo excelente trabalho no Blog.
    Meus melhores cumprimentos,
    Henrique do Amaral

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo ao blogue Henrique do Amaral. Parabéns por ter encontrado os antepassados do seu bisavô. Infelizmente sem informação sobre a freguesia ou até mesmo o concelho, distrito ou região, fazer a pesquisa torna-se muito mais complicado...
      E que tal procurar os pais dela nos registos de passaportes, visto que pensa ela ter ido para o Brasil ainda pequena. O nome dela pode constar no registo do passaporte do pai ou então só aparecer como "filha com x anos", por exemplo.
      E já viu se nos registos dos filhos dos seus bisavôs existe alguma menção do local de nascimento da Adelaide? Ou da região? E a Adelaide tinha irmãos? Se sim, o que diz nos documentos deles?
      E os pais dela, ficaram no Brasil? Já conseguiu localizar os óbitos deles? Será que nesses documentos não existe alguma pista além de "Portugal"??
      É provavel que já tenha pesquisado as sugestões acima, mas coloco-as aqui caso não tenha. Pessoalmente penso que às vezes, precisámos de explorar outras "avenidas" para encontrar o desejado.
      Boa sorte e diga como correu.

      Eliminar
    2. Prezada Adilia,
      Agradeço pela resposta. Pretendo sim analisar os registros de passaportes, apesar de ser desanimador pensar que terei de analisar anos e anos de todas as regiões. Acredito que a origem dela possa ser de Trás-os-montes, visto que meu pai tinha esse nome em sua memória ao pensar de meu bisavô, mas acabamos descobrindo que ele era de fato de Braga (seu nome completo e não comum tornou fácil achar o passaporte). Talvez a informação sobre Trás-os-montes seja verdadeira para ela. Quanto aos registros dos filhos, sei a localização do registro de Ignez, filha de Adelaide e minha avó, que pode conter dados específicos. Se não a dela, possuo elementos para pesquisar o paradeiro das certidões dos irmãos de Ignez, que podem também conter respostas. Quanto aos pais dela, meus trisavós, acredito sim que permaneceram no Brasil, todavia não possuo nenhum registro deles que não o casamento da filha, que os menciona. Possuo fotocópia da certidão, caso ache interessante vê-la. Seria tudo mais fácil caso pudesse perguntar à minha avó, mas infelizmente só tinha 11 anos quando de seu falecimento em 2009, aos 92 anos, e não tive as informações que possuo hoje para perguntá-la. Minha família veio do Rio de Janeiro para Brasília quando da construção da capital, em 1960, ficando o contato com quem permaneceu comprometido dadas as dificuldades de contato da época.
      Continuarei em meu esforço de encontrar mais dados.
      Meus melhores cumprimentos,
      Henrique do Amaral

      Eliminar
  15. Bom dia, meu Nome é Hugo Cesar Rodrigues e estou atrás de documentos do meu bisavô e trisavô portugueses, que migraram para o Brasil no inicio dos anos 1900. Tenho muita pouca informação. Pesquisando por nomes no site: http://www.remessas.cepese.pt. Pude localizar uma possível evidencia de que pode ser eles: João Rodrigues (trisavô) e Antonio Rodrigues (bisavô). Eu gostaria de ter mais informações sobre esses IDs localizados:
    Gostaria de saber mais informações sobre os IDs dos passaportes abaixo do Sr. João Rodrigues e seu filho António Rodrigues.
    ID: 215229
    Nome: João Rodrigues
    Naturalidade: Nelas
    Concelho: Nelas
    Pai/ Mãe: Sem indicação
    Profissão: Proprietário
    Idade: 60 anos
    Destino: São Paulo
    Estado Civil: Casado.

    E o seu filho António Rodrigues
    ID: 65384
    Nome: António Rodrigues
    ID do titular: 215229
    Grau: filho
    Idade: 10 anos
    Sexo: Masculino
    Estado Civil: Sem indicação.


    Como posso obter informações?

    Muito obrigado pela atenção, e parabéns pelo trabalho realizado!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo ao blogue Hugo Rodrigues.

      No site que cita acima cepese, indica que "Para a obtenção da data de emissão do passaporte, n.º de passaporte, e localização do documento original em arquivo, deverá contactar o CEPESE através do email cepese@cepese.pt, indicando o n.º de ID do(s) registo(s) pretendido(s)".

      Se não se importa, eu tenho algumas perguntas. Qual o nome da esposa do João Rodrigues? Sabe em que ano nasceu o Antonio Rodrigues?

      Fico à espera. Boas pesquisas!

      Eliminar
    2. Olá! Peço desculpas pela demora em responder.
      Nos documentos que temos, ela se chamava Maria Fortunata Rodrigues e em outros documentos Maria Fortuna, esse é um grande problema que estamos encontrando, pois cada documento existe um nome diferente.
      Na certidão de óbito do Antonio Rodrigues consta como Maria Fortuna, já na certidão de casamento deles, consta como Maria Fortunata Rodrigues.
      Tenho percebido que os nomes eram modificados. Ele se chamou António Luiz Rodrigues na certidão de Óbito e António Rodrigues na certidão de casamento. Fizemos buscas nos cartórios onde foi feito o casamento e o óbito. Sempre consta a naturalidade em Ribeirão Bonito, porém não consta assento de nascimento, tampouco na igreja de São Carlos onde estão concentrados todos os livros de nascimento e batismo daquela época.
      Na certidão de óbito consta a data de óbito 30/09/1937 e que havia 49 anos (ano provável de nascimento 1.888). Já na certidão de casamento civil consta a data 12/04/1910 e que havia 19 anos (ano provável de nascimento 1.891).
      Ele dizia ao meu avô que é de Madeira, acreditávamos que fosse da Ilha da Madeira, porém se for esses Ids encontrados que citei a cima do distrito de Viseu (São João da Madeira) fica próximo. A primeira informação que desejava era saber as datas de emissão desse passaporte, para assim saber se bate mais ou menos com as datas de nascimento do meu bisavô.
      Agradeço imensamente a sua atenção.
      Hugo Rodrigues.

      Eliminar
    3. Pessoalmente, considero os nomes nos registos de casamento mais correctos em geral do que nos registos de óbitos. A noiva estaria presente no seu próprio casamento (salvo a excepção de casar por procuração) mas no seu registo de óbito, são outras pessoas que fornecem as informações... Familiares, vizinhos, amigos, etc podem não saber a informação correcta.

      Para saber as datas de emissão dos passaportes mencionados acima necessita de contactar o Cepese.

      Já procurou estes familiares no site www.familysearch.org? Lá tem acesso a coleções de cartões de emigração. Leia os posts sobre o assunto https://asraizes.blogspot.com/2015/07/cartoes-de-imigracao-em-sao-paulo-1902.html e ainda https://asraizes.blogspot.com/2015/05/cartoes-de-imigracao-brasil.html

      E visto que dizia ser da Madeira, já procurou pedidos de passaportes no arquivo da Madeira? Aqui fica o link https://abm.madeira.gov.pt/en/resources/archives/

      Boa sorte e depois diga como correu a sua pesquisa.


      Eliminar
  16. Anónimo30/6/18

    ola estou a procura de meu avo foi trabalhar numa fazenda em minas geras mais tarde em 1931 veio para o rio de janeiro a certidão de casamento dele só diz que veio de Viana do castelo.nome. jose de araujo Assis nascido em 18 de Julho 1897
    pai: Manuel de araujo Assis
    mae: Francisca de araujo pedreira
    irmão:antonio de araujo assis
    achei algumas evidencias que indicam que veio de arcos de Valdevez. tentei pesquisar no familysearch mais estes arquivos de Viana do castelo só membro da igreja e preciso um numero
    dez de já agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda/o o blog.

      Se o seu avô for de Arcos de Valdevez, existem duas freguesias com esse nome, distinguida pelo santo padroeiro: Salvador de Arcos de Valdevez e São Paio de Arcos de Valdevez.

      E os registos destas duas freguesias já estão disponíveis online no Arquivo Distrital de Viana do Castelo, o que faz com que não dependa do site familysearch. Aqui fica o link para os registos das duas freguesias:

      - Salvador, Arcos de Valdevez https://digitarq.advct.arquivos.pt/details?id=1065886
      - São Paio, Arcos de Valdevez https://digitarq.advct.arquivos.pt/details?id=1066001

      Boa sorte e depois partilhe connosco as suas descobertas!

      Eliminar
  17. Ola Blog,
    Estou a procura da certidão de nascimento de meu bisavo Antonio Dias nascido em 25 de Janeiro de 1907 natural de Portugal, filho de Avelino Dias e Maria Gonçalves.
    Eu localizei a certidão de casamento dele e descobri essas informações dele no family search nessa página (apesar de não ter entendido tudo oq estava escrito nela)
    https://scontent.fsdu17-1.fna.fbcdn.net/v/t1.15752-9/s2048x2048/39024218_851689485218724_1804305869739917312_n.jpg?_nc_cat=0&oh=46d3f0cba0a451e40026d861b6579bb5&oe=5BFE9FB7

    Poderia me dar uma luz?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo ao blog João Mendes. O registo civil em Portugal só começou a funcionar em 1911 (existe a excepção de documentos para os não católicos desde 1875 mas a percentagem era mínima em comparação).
      Antes disso os assentos de batismo serviam como documento de identidade. Mas para encontrar esse documento, precisámos de descobrir a freguesia onde o seu bisavô foi batizado. Como o registo de casamento no Brasil só indica que nasceu em Portugal, deixo aqui uma série de perguntas que talvez o ajudem a encontrar a pista que precisa:
      1) O Antonio tinha passporte? Já procurou o registo ou processo de passaporte nos diferentes arquivos distritais?
      2) O Antonio Dias tinha irmãos no Brasil? Se sim, já conseguiu encontrar os documentos deles?
      3) Já verificou nos documentos (batismo e casamento) dos filhos do Antonio qual a naturalidade do Antonio?
      4) Existem cartas de familia, postais, telegramas? Qual a morada? O que diz no selo postal?
      5) Existem fotografias da familia do Antonio enviadas de Portugal? Por vezes, a fotografia era carimbada com o nome do fotógrafo, e com sorte a morada.
      6) Já investigou as testemunhas de casamento que são de nacionalidade portuguesa? Podem ter ido juntos ou serem conhecidos. Só uma hipótese...
      Boas pesquisas e diga como foi.

      Eliminar
  18. Bom dia Adilia,

    Há semanas busco alguma identificação possível de meus bisavós lá em Portugal. Segundo os documentos que tenho em mãos o que consta é o seguinte:
    - Joaquim Caetano nasceu em Mortágua em 14/05/1879. Na sua certidão de casamento consta que ele é natural da região do Douro.
    - Anna/Ana Abrantes (filha de Josepha/Josefa Abrantes) nasceu em Otile/Oitile/Otilea em 124/04/1879. Esta cidade parece nunca ter existido.

    Os pais de Joaquim Caetano seriam Antonio Caetano e Rita Maria Victoria.
    Os pais de Anna Abrantes seriam Diamantino Dias Pessoa e Josepha/Josefa Abrantes.

    Josepha (39 anos) e Anna Abrantes (10 anos) chegaram ao RJ no vapor Humberto Primeiro em 10/12/1890.

    Agradeço sua ajuda e conhecimentos,
    Atenciosamente,
    Alexandre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja bem vindo Alexandre. Pesquisei os nomes que partilhou no site familysearch e nos registos de batismo de Mortagua. Mas infelizmente não encontrei nenhuma pista. Pelo dados que coloca, presumo que encontrou o registo de casamento de Joaquim e Ana, além da entrada da Josepha e da Ana no Brasil. Poderia por favor partilhar esses documentos? Gostaria de ver que outra informação pode dar uma pista para prosseguir. Até mais.

      Eliminar
  19. Olá!!

    Já faz algum tempo que estou em busca do Assento de batismo do meu bisavô português.

    Nos documentos brasileiros diz apenas que é de tras-os-montes. Estou procurando nos livros do site "Tombo.pt" , mas ainda não encontrei nada. Além disso ainda tem muitos livros não digitalizados nessa região.

    Caso alguém queira me ajudar, segue os dados que tenho dele:



    Nome: Bento José dos Santos (Alguns documentos consta apenas como Bento dos Santos)
    Nascimento: Há divergências nos documentos que encontramos no Brasil, uns dizem que nasceu em 1868 e outros em 1872
    Nome da mãe: Maria joaquina Ferreira (ou apenas Maria Joaquina)
    Nome do pai: Antônio José dos Santos (ou apenas Antonio dos Santos)


    Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A indicação que é de Trás-os-Montes ajuda a limitar as buscas a uma região do país mas ainda assim não será fácil de encontrar. Era necessário saber no mínimo o concelho para então pesquisar nas freguesias abrangentes. Já fez uma busca no site www.familysearch.org? Sabe se teria irmãos? Pode fazer a busca pelo nome dos pais e ver se aparecerem outros familiares. Já procurou pedidos de passaporte? Boa sorte e partilhe o que for encontrando.

      Eliminar
    2. Olá! Já procurei no Family Search, também não encontrei nada, não sei se tinha irmãos. Onde procuro pedidos de passaporte? Obrigada!

      Eliminar
  20. Olá, estou atrás de da certidão de nascimento do meu bisavô. Tenho os seguintes dados.

    Nome: José Antonio Branco
    Nome do Pai: Antonio Rosa
    Nome da mãe: Rosa dos Anjos Branco
    Concelho: Chaves
    Freguesia: Sanfins
    Nascimento no ano de 1984
    Faleceu no Brasil no ano de 1895 em 18 de fevereiro.

    Ele nasceu em uma paróquia na freguesia de sanfin.
    É possível me dar alguma pista ou ajuda?

    Já tentei procurar no arquivo distrital porém não consegui entender muito bem as letras do que estavam escrito nos livros de registo de baptismo. Fico no aguardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço-lhe o favor de verificar as datas que colocou acima para o poder encaminhar correctamente.

      Eliminar
  21. Amigo, você poderia me ajudar? Os dados dos meus antepassados são:

    Maria do Carmo Perdigão, que se casou com Antonio Gonçalves. (Segundo minha avó, ambos do Porto)

    Tiveram três filhos: Maria José Gonçalves (nascida no Porto), Irma Gonçalves (nascida no Porto) e Hilário Gonçalves (nascido em Belém do Pará)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo. Gostaria de ajudar mas necessito de mais dados. A cidade do Porto teve 15 freguesias, teria de procurar em todas... E para encontrá-los é essencial colocar as datas das pessoas que refere. Onde casou a Maria do Carmo Perdigão? Quando? Quem eram os pais dela?
      Quanto aos filhos, em que ano nasceram? Já encontrou o registo de nascimento do Hilário? Que dados constam sobre os pais?
      Se puder responder a alguma destas perguntas, teremos mais pistas para explorar. Boas pesquisas.

      Eliminar
  22. Boa tarde ! gostei muito do seu blog, e gostaria de saber se poderia me ajudar em algumas buscas. Minha mãe veio com minha avó para o Brasil em 1955, só que ela só tinha 10 meses (informação que consta no passaporte da minha avó), achei no familysearch, o passaporte da minha avó que menciona a entrada da minha mãe com ela, e também achei o passaporte do meu avô, eles são da Ilha da Madeira, pelo que consta no passaporte, Estreito de Câmara Lobos, pelo arquivo do site da ilha da madeira, consegui localizar o registro de casamento dos meus avós, mas não consigo a certidão de nascimento de minha mãe. Consegue me dar mais alguma orientação de onde talvez eu posso encontrar?

    Mãe: Maria Gorete Gonçalves de Freitas (nascimento ano 1954)
    Avó: Maria das Graça Ferreira (nascimento 1923)
    Avô: João Gonçalves de Freitas (nascimento 1930)

    Qualquer coisa, val.fantunes@gmail.com

    obrigada !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Parabéns pelo sucesso nas suas pesquisas! Vou enviar-lhe um email para falarmos mais disto. Até mais.

      Eliminar
  23. Bom dia,

    estou a procura da certidão do meu Bisavô,
    o que tenho dele até agora,

    nome: João Luiz da Rocha
    ele nasceu em Portugal e veio para o brasil ainda criança,
    ele nasceu na Ilha Terceira de Açores.
    data de nascimento: 01/06/1907
    nome dos pais: Franscisco da Rocha e Maria Constancia Felicia.
    ele se casou no Brasil com Maria Gonçalves Martins.

    podem me da uma luz?
    atenciosamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda ao blogue. Já encontrou o pedido de passaporte dos pais do João Luiz da Rocha? Pergunto isto visto que diz que ele emigrou ainda em criança.

      Os registos paroquiais do arquipélago dos Açores, disponíveis online, ou seja abrangem em geral o período de 1541 a 1911. Mas para consultar esses registos precisámos de saber a freguesia.

      A ilha Terceira é dividida em dois concelhos e trinta freguesias no total. Veja se reconhece alguma das freguesias abaixo. Se ainda não encontrou essa informação, as alternativas que me surgem é procurar os pedidos de passaporte no Arquivo Regional de Angra do Heroísmo (Terceira), e a entrada no Brasil.

      Angra do Heroísmo

      Altares, Cinco Ribeiras, Doze Ribeiras, Feteira, Nossa Senhora da Conceição,
      Porto Judeu, Posto Santo, Raminho, Ribeirinha, Santa Bárbara, Santa Luzia,
      São Bartolomeu de Regatos, São Bento, São Mateus da Calheta, São Pedro,
      Sé, Serreta, Terra Chã, Vila de São Sebastião.

      Praia da Vitória

      Agualva, Biscoitos, Cabo da Praia, Fonte do Bastardo, Fontinhas, Lajes, Porto Martins, Santa Cruz, Quatro Ribeiras, São Brás, Vila Nova.


      Fico á espera da sua resposta.

      Eliminar
  24. Ola Adilia Mata
    Sabe nao consigo abrir os arquivos de Guarda e preciso da imagem do batismo sera que vc consegue me ajudar.

    Manoel dos Santos Caramelo nasceu 03/05/1908 em Sameiro Concelho Manteigas

    filho de manoel santos caramelo e maria angelina direita

    Agradeço por qq ajuda.
    Grato
    clovis.escobar@bol.com.br

    ResponderEliminar
  25. OI,BOA NOITE ,COMPARTILHAR MEU PROBLEMÃO,JA TENTEI A CERTIDAO DE NASCIMENTO DO MEU AVO E NADA ACHO,NAO TENHO A FREGUESIA,ANDEI OLHANDO ALGUNS ARQUIVOS LIVROS DE PASSAPORTES ARQUIVOS DE DE PARROQUIAS E NADA CONSTA,IMPOSSIVEL ALGUEM NASCER E NAO ESTAR INSCRITO,YM DRAM TOTAL FAZ 13 anos que busco seu nascimento,meu avo AUGUSTO GONZALEZ nascido em portugal viana do castelo valença do minho (sem freguesia) o DIA 09 de abril de 1903 filho de antonio gonzalez e embolina rodriguez ambos naturais de portugal,emigrou a a buenos aires.se alguem me ajudar na busca grato ficarei,esgostei todas as possibilidades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo ao blogue. Para começar, precisa de saber qual é a freguesia de batismo para encontrar o registo de batismo. Valença tinha na altura 15 freguesias:

      Arão
      Boivão
      Cerdal
      Cristelo Covo
      Fontoura
      Friestas
      Gandra
      Ganfei
      Gondomil
      Sanfins
      São Julião
      São Pedro da Torre
      Taião
      Valença
      Verdoejo

      Visto que sabe a data de nascimento, se ainda não procurou, pesquise nos livros de batismos de cada freguesia na data que conhece e uns meses mais para a frente. Considere que o batismo pode ter acontecido quando a criança já teria 1 ano ou mais.

      Deixo aqui o link de acesso aos registos paroquiais de Valença https://tombo.pt/m/vln onde pode ver do lado esquerdo a lista de freguesias do concelho de Valença. Ao clicar sobre cada freguesia, pode ver alistados os registos disponíveis para consulta. Comece em Batismos 1901, freguesia a freguesia.

      Outra consideração seria uma grafia ligeiramente diferente dos nomes, se os antepassados são portugueses: Gonzalez para Gonçalves, Embolina como Umbelina, e Rodriguez como Rodrigues.

      Eliminar
  26. PRISCILA12/8/19

    OLA

    ESTOU ATRAS DA CERTIDAO DE NASCIMENTO DO MEU AVO MAS NAO CONSIGO ACHAR . TENHO ESSAS INFORMACOES.

    Serafim Dias Coutinho
    Filho de Joaquim Dias Coutinho e Ana joaquina
    Nascimento 19/12/1891
    nascido freguesia de Fontes, concelho de Santa Marta de Penaguião. Distrito de Vila Real.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Priscila,
      Bem vinda ao blogue. Um pequeno à parte. Uma certidão é um documento que uma entidade passa para certificar os dados que constam noutro documento. Assim sendo, o que procura é o registo de nascimento. ;) No entanto, o registo civil em Portugal foi criado somente em 1911. Antes disso, recorremos aos documentos paroquiais, que tinham o mesmo efeito perante a lei. Posto isto, precisámos de encontrar o registo de batismo do seu avô. Não leve a mal. :) :)

      O Arquivo Distrital de Vila Real tem em sua posse os registos paroquiais anteriores a 1911 e uma boa parte já está disponível para consultar na internet. Deixo aqui o link para o livro de batismo de 1891, de Fontes, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal. https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1081048

      Clique na imagem número 32 e verá o registo de batismo de Serafim, filho de Joaquim Dias Coutinho, jornaleiro, natural de Sedielos, concelho da Régua, e de Anna Joaquina Martins, jornaleira, natural de Fontes, Santa Marta de Penaguião. Os pais casaram na freguesia de Sedielos. O Serafim foi batizado aos 27 de Dezembro de 1891 na Igreja Paroquial de São Tiago de Fontes, concelho de Santa Marta de Penaguião. E tinha nascido no lugar dos Justos, a 19 de Dezembro do mesmo ano. Era neto paterno de Manoel Coutinho, natural de Sedielos e de Ana Dias, natural de Campeã, Vila Real. E neto materno de José Martins e de Joaquina de Moraes, ambos naturais de Fontes.

      Boas pesquisas

      Eliminar
  27. Por favor não consigo encontrar o lugar em Portugal do meu bisavô Francisco Laureano Machado. Pais tb portugueses: Roza Laureanna Machado e encontrei dois nomes do marido nos registros dos filhos: José Antônio Machado ou Francisco Alves de Carvalho. O Francisco casou com a brasileira Olympia Maria Joaquina. Parece que nasceu em 07/07/1851 e morreu em 03/05/1939. Era neto de Maria Bernarda e Manoel Vieira Monrão ou Minrao. Agradeço muito sua ajuda. Acho que eles eram dos Açores, parece que de Faial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No registo de óbito que encontrei no site familysearch.org de um Francisco Laureano Machado, falecido a 3 de Maio de 1939, casado com Olympia Maria Joaquina, e revela que tinha 80 anos de idade (ano de nascimento estimado: 1859). O mesmo documento designa o nome do pai como Francisco Alves de Carvalho e a mãe como Rosa Lauriana Machado. Tudo indica ser a mesma pessoa que refere no seu comentário. Infelizmente só indica Portugal como naturalidade. Que documento encontrou que aponta para Faial, Açores? Fico à espera da sua resposta.

      Eliminar
    2. Os diferentes registos de nascimento e casamento dos filhos do casal que menciona na 8ª Circunscrição do Rio de Janeiro, que encontrei no mesmo site que refiro acima, indicam que o Francisco Laureano Machado é "natural desta capital". Assim sendo, ele não nasceu em Portugal.

      Eliminar
  28. bom dia Adilia,
    Nao consigo localizar os dados do meu avô. ELE É PORTUGUES, MAIS CASOU NO BRASIL, NA CIDADE DE COLATINA-ES, JOAQUIM LOPES, CASADO COM PAULINA ESPIGIR LOPES, FILHO DE JOSE JOAQUIM LOPES E ANNA MARIA LEDA.
    SE PUDER ME AJUDAR. AGRADEÇO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só com nomes fica difícil. Se sabe que casou no Brasil, procure o registo de casamento. Se nesse registo não indicar o local de nascimento do noivo, tente pedir a habilitação para casamento. Normalmente, a habilitação inclui uma cópia do assento de batismo ou registo de nascimento. Boas pesquisas!

      Eliminar
  29. Joaquim e Lopes são nomes demasiado comuns para se afirmar ser algum dos sugeridos acima. São necessários outros dados para estabelecer ligação com qualquer outro Joaquim Lopes em Portugal. É de ressaltar que também existe Leda em outras partes de Portugal além de Beja, por exemplo, Coimbra, Portalegre, etc.

    ResponderEliminar
  30. Garanto lhe que já encontrei famílias Leda em Coimbra e Portalegre. Os resultados que encontrou dependem das indexações realisadas até ao momento.

    ResponderEliminar
  31. Lamento mas não estou a aceitar trabalho por agora. Tenho vários projectos em mão e o tempo é pouco. Boas pesquisas!

    ResponderEliminar
  32. Roberto15/6/20

    Adilia bom dia, estou a procurar por parentes na ilha da madeira, meus avos nasceram e casaram la, depois vieram para o brasil, as informaçoes que tenho sao:
    Avo - Antonia correia nascida a 31/05/1891 em municipio do pargo em calheta, casou com
    Manoel luiz gouveia em 16/02/1912. em ponta do pargo,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De acordo com o registo de batismo a Antonia foi batizada a 31 de Maio de 1891 mas nasceu a 19 do mesmo mês e ano. Deixo o link para o registo de batismo na freguesia de Ponta do Pargo, Calheta, Madeira, Portugal https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=3403&FileID=820602

      Como diz que está à procura de parentes na Ilha da Madeira, presumo que se refere a parentes ainda vivos?? Teria de pesquisar pelos irmãos dos seus avós e ver se deixaram descendencia.

      Se a sua intenção é pesquisar os ancestrais dos seus avós, use as informações que constam nos registos para prosseguir a pesquisa. O registo de batismo indica onde os pais casaram e também a naturalidade, além dos nomes dos avós.

      Eliminar
  33. roberto reis19/6/20

    Exatamente isso, estou procurando por parentes ainda vivos, so nao sei como procurar, preciso de uma ajuda de como proceder, te agradeço muito.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nessa situação, o que me ocorre é primeiro pesquisar os outros filhos dos seus bisavós, nos livros de batismos da mesma freguesia dos seus avós. Verifique se esses registos contêm averbamentos de casamento, e ainda de falecimento.

      Com essas informações, procure os filhos desses casais. E se houver registos disponíveis, procure os casamentos.

      Pesquisar pessoas ainda vivas cujos nomes não se conhece requere que faça a genealogia para encontrar os nomes e dados dos descendentes para depois então tentar localizar os que possam estar ainda vivos.

      Quando encontrar essas informações, pode colocar anúncios em grupos de genealogia online e ou em jornais locais, contactar a junta de freguesia e cemitério local e fazer perguntas sobre essas pessoas, etc. Isto são sugestões. Há que ser criativo. Boa sorte!

      Eliminar
  34. Roberto22/6/20

    Muito obrigado

    ResponderEliminar
  35. Olá, preciso da certidão de nascimento e de casamento dos meus bisavós Manoel duque (nascido em 1877)e Anna Duque (nascida em 1876), única informação q eu tenho é que eles são de trás-os-montes. Se puder me ajudar, agradeço muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trás dos Montes é uma região enorme. É necessário mais informação. Temos dois arquivos distritais nessa região, Arquivo Distrital de Vila Real e Arquivo Distrital de Bragança. Já vi o sobrenome Duque em várias freguesia em ambos os arquivos mencionados.

      Como sabe o ano de nascimento de ambos? Já encontrou os documentos dos filhos deste casal?

      Já experimentou sites com submissões de outras pessoas, tal como FamilySearch, MyHeritage?

      Para dar mais sugestões precisava de mais dados. Se emigraram, experimente procurar nos arquivos acima mencionados por registos de passaporte, porque depois pode consultar o processo de pedido de passaporte.

      Há ainda o site Cepese, que contém uma base de dados http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?n=1&v=1

      Eliminar
    2. Obrigada Adilia, então...eu achei a certidão de casamento de um dos filhos deles (Sarah Duque) lá consta o ano de nascimento dos dois ( Anna Duque e Manoel Duque) ninguém da família sabe dizer de qual freguesia eles eram, achei dois Manoel Duque no arquivo do RIO dando entrada no porto, um em 1909 e outro em 1903 mas não consegui distinguir qual dos dois seria o Manoel que procuro.

      Eliminar
  36. Anónimo29/7/20

    Olá, Adilia! Já não sei mais a quem recorrer, talvez você posso me ajudar?

    Estou tentando localizar o cartório onde meu bisavó foi registrado (assento de nascimento/batismo) e não consigo localizar.

    O que dificulta mais é apenas saber que foi em Cabo Verde e pelo que observo por ser esse local é mais complicado de achar.

    Ah, tenho a carteira de imigrante dele, mas não consigo nenhuma informação a partir disso.

    Segue as informações, caso possa me ajudar de alguma forma:

    Nome: Damazio Manoel Ramos
    Nascido em: 11 de dezembro de 1893
    Filiação: Manoel João Ramos e Antonia Perpetua Lima
    Nascido em: Cabo Verde


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiz uma pesquisa no site familysearch.org nos registos já indexados de Cabo Verde mas não encontrei nenhum registo com os nomes que indica. Vi também os registos de casamento e de óbito no Brasil. Pena que só diz Cabo Verde.

      Mas não desista. Os registos de Cabo Verde estão a ser indexados pelo familysearch. Há de chegar o dia que descobre o que procura. Boas pesquisas.

      Eliminar
  37. Olá. Estou tentando achar os bisavós de minha mulher que são portugueses. Mas só temos os nomes deles que constam na certidão de óbito do pai do meu sogro. Já olhei em todos os distritos e não consta em nenhum deles. Qual seria a melhor forma apenas com os nomes? Obrigado...att.ernesto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É necessário considerar que nem todos os registos estão indexados, e por isso fazer busca pelo nome nos sites dos arquivos distritais pode não mostrar o resultado que procura. Só com os nomes fica mesmo dificil.

      Já tentou sites que já indexaram alguns registos portugueses, por exemplo, familysearch.org? Que mais registos podem existir do pai do seu sogro? Onde casou? O que consta nos registos dos filhos? Emigrou? Existem cartas e ou postais de familiares? Passaporte? Tente pensar que tipo de registos podem ter sido criados em que a pessoa que procura é mencionada. Boas pesquisas!

      Eliminar
  38. Boa tarde

    Estou tentando localizar o cartório onde meu bisavó foi registrado (assento de nascimento/batismo) e não consigo localizar.
    So tenho a certidão de obito dele e so diz q ele é natural de portugal so sei o ano de Nascimento 1888 data do obito 12/10/1960 faleceu aqui no Brasil

    Nome :firmino de barros

    Pais:Alexandre de barros e
    Anna de jesus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Portugal, o cartório está limitado às funções notariais. E as conservatórias de registo civil é que têm a função de realizar registos civis. Sem saber nem sequer o distrito é mais complicado.

      Se sabe que casou no Brasil, procure o registo de casamento. Se nesse registo não indicar o local de nascimento do noivo, tente pedir cópia do processo de habilitação para casamento. Normalmente, a habilitação inclui uma cópia do assento de batismo ou registo de nascimento, ou pelo menos cita essa informação.

      Uma outra opção é encontrar os registos de nascimento dos filhos. Um desses registos pode ter a informação que precisa. Boas pesquisas!

      Eliminar
  39. Boa Tarde!
    Procuro livros de batismo de
    Oliveira de Azeméis.
    Deixo meu e-mail para indi-
    cação de algum site de pro-
    cura.
    edewellyes216@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for entre 1619 e 1911, estão disponiveis n Arquivo Distrital de Aveiro. Aqui fica o link https://digitarq.adavr.arquivos.pt/details?id=1086595

      Eliminar
  40. Por gentileza, gostaria de saber se alguém conheceu ou ouviu falar em Dom Pedro de Carvalho Pinto Mello e Faro residente em Rezende proprietário da Casa da Loenga desta freguesia.
    Quem souber poderia enviar informações por aqui ou para martins-regina@uol.com.br
    Obrigada

    ResponderEliminar
  41. Boa noite! Cheguei em seu blog e vi como são muito completas as informações aqui. Parabéns! estou tentando encontrar há anos o registro de batismo do meu bisavô nascido em Lisboa. Seu nome é Luiz Rodrigues, nascido em 1898 irmão de José Rodrigues e filhos de Augusto Rodrigues e Roza de Assumpção. Tenho a certidão de casamento emitida no Brasil e também o passaporte dele emitido em Portugal mas não consigo ler se está escrito qual o concelho/freguesia. Talvez possa me ajudar? Meu email sarahsilveira94@gmail.com
    Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  42. Boa noite! Cheguei ao seu blog há pouco e já vi como são completas as informações. Parabéns! Estou tentando há anos encontrar o registro de batismo do meu Bisavô Luiz Rodrigues, nascido em 1898. Seu irmão é José Rodrigues e os pais são Augusto Rodrigues e Roza da Assumpção. Temos a certidão de casamento do meu bisavo emitida no Brasil, a certidão de óbito também no Brasil e o passaporte dele emitido em Lisboa mas não consigo decifrar se está escrito a freguesia/concelho. Encontrei no Family Search o registo imigratório do irmão do meu bisavô, José Rodrigues. Será que poderia me ajudar a partir disso? Meu email sarahsilveira94@gmail.com
    Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda ao blog Sarah. Fico contente em saber que gostou. Aqui encontra os mais variados tópicos relacionados com a história da família. Faça uso das tabs ASSUNTOS ou ARQUIVO no topo à direita, ou então o motor de busca para ver os tópicos que lhe interessam.
      Quanto à sua publicação, encontrei o cartão de emigração do José Rodrigues a que se refere na mensagem acima. Eu gostaria de ver os documentos que tem do seu bisavô para tentar ajudar. Verifique o seu email :)

      Eliminar
  43. Boa noite!!! Me chamo Andréa e gostaria da sua ajuda. Já pesquisei em tudo quanto foi lugar, mas não encontrei nada. Estou tentado localizar a certidão de nascimento do meu avô.

    Nome: Armando Cezar
    Nasc. 29/08/1910
    Filiação: José do Patrocínio Fernandes e Maria de Jesus Fernandes

    A informação que me passaram é que talvez ele seja de Trás-os-Montes.
    Embarcou em Bragança no dia 03/10/1919 com seus pais e irmãos, vindo para o Brasil. Ele tinha 9 anos quando veio, seu irmão do meio tinha 10 anos. Acredito que o local de nascimento dos dois seja o mesmo, pq a diferença de idade é pequena. Infelizmente meu avô não tinha passaporte, mas seu irmão tinha. O passaporte de nº 440 em nome Agostinho Manoel (irmão). Meu avô casou aqui no Brasil. Todo documento que acho, só consta Portugal.

    Muito obrigada!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda Andrea. Vamos por partes.
      1) Onde encontrou a data de nascimento?
      2) Cezar era o sobrenome?
      3) Trás os Montes é uma região enorme no norte de Portugal, com centenas se não milhares de freguesias. É necessário encontrar mais informação.
      4) Não pode ter embarcado para o Brasil em Bragança. Não há porto de embarque em Bragança. Deve ter partido do Porto ou Lisboa. Já encontrou o registo de passaporte? O processo? A freguesia de nascimento deve constar no registo e processo de passaporte.
      5) Indica o passaporte numero 440. Posso ver esse documento? Está online? Se sim, deixe aqui o link.

      Pode parecer que a minha resposta tem perguntas a mais mas para tentar ajudar preciso de saber certos pormenores. Até mais.

      Eliminar
    2. Andrea, uma pesquisa rápida no Arquivo Distrital de Bragança, apresenta

      PASSAPORTE DE JOSÉ DO PATROCÍNIO FERNANDES

      Registo n.º437/438/439/440 - f.175

      Filho de: Francisco Fernandes e de Regina da Encarnação;

      Natural de: Lamalonga-Lamalonga-Macedo de Cavaleiros;

      Idade: 55 anos;

      Literacia: não sabe escrever;

      Estado Civil: Casado(a);

      Profissão: Agricultor;

      Destino: Brasil;

      Acompanhantes: sua mulher, Maria de Jesus Gonçalves de 51 anos, com passaporte n.º438 e seus filhos: Maria do Pilar de 14 anos, com passaporte n.º439; Agostinho Manuel de 10 anos, com passaporte n.º440 e Armando Cásar de 9 anos.

      Link para o que refiro acima http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1278619

      Assim sendo, é da freguesia de Lamalonga, que fica no concelho de Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança. O processo é de 1919. A Andrea confirma o resto dos dados?

      Eliminar
    3. Veja o registo de passaporte da familia acima referida no link que deixo abaixo http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1228247 imagem 178
      Com estes dados pode pedir ao Arquivo Distrital de Bragança uma cópia do processo e descobrir mais ainda.

      Eliminar
    4. Muito obrigada pela ajuda!!!! Qualquer novidade positiva eu aviso.

      Eliminar
  44. Bom dia , procuro Registro de minha Bisavó,
    tenho o nome dela e dos pais dela e tambem o nome do local onde nasceu ( no certidao de casamento que foi no Brasil em 1893) mas quando procuro o local tenho duas refencia do local por nome Arrepiado, uma em Chamusca, Santarem e outro que nao sei ate que que ponto seja um local , que em Portalegre, ( sousel),

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento mas desconheço os lugares de Sousel. Experimente pesquisar nos livros de batismos das duas freguesias: Chamusca e Sousel. Boas pesquisas. E se quiser, partilhe aqui as suas descobertas.

      Eliminar
  45. Oi, boa tarde!!! Meu nome é Fernanda e gostaria da sua ajuda. Estou tentando achar a certidão de nascimento do meu bisavô, pessoas da família dizem que ele veio de Trás os Montes ou Arco de Valdevez, mas ninguém tem certeza. Eu tenho a certidão de casamento e óbito dele, mas em ambas só tem escrito português.
    O nome dele é Manoel Joaquim Cerqueira nascido em 23/07/1879, seus pais são Antonio Joaquim Cerqueira e Maria Perpetua Cerqueira

    Sei que veio para o Brasil sem os pais, mas veio com alguém acho que com algum irmão, desembarcou em Santos, mas não ficou em hospedaria, diz que veio no vapor Tijuca, mas nos vapores com esse nome, não encontrei o nome dele,casou em 1899 aqui no Brasil.
    Se puder ajudar, desde já,
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda ao blog Fernanda. :)

      Trás os Montes é uma região de Portugal, que fica no norte a este e abarca mais do que um distrito. Veja se encontra o registo de passaporte do seu bisavô nos arquivos distritais de Vila Real e de Bragança. Essa região também incluia parte do distrito da Guarda.

      Arcos de Valdevez fica também no norte mas mais perto da outra costa portuguesa, no distrito de Viana do Castelo.

      Como pode ver são dois sítios muito diferentes. Pessoalmente, eu pesquisaria nos arquivos dos distritos citados acima pelo registo de passaporte.

      Ainda procuraria no site www.familysearch.org se o seu bisavô ou irmãos fizeram o registo de estrangeiro. Existe uma coleção extensa que abrange um periodo alargado.

      Boas pesquisas!

      Eliminar
  46. Boa tarde! Meu nome é Fernanda e gostaria da sua ajuda. Estou tentando encontrar a certidão de nascimento do meu bisavô, o nome dele é Manoel Joaquim Cerqueira, nascimento 23/07/1980, os pais são Antonio Joaquim Cerqueira e Maria Fernandes Cerqueira.

    Algumas pessoa da familia falam que ele veio de Arcos de Vadevez.
    Ele veio com o pai dele e chegou no porto do Rio de Janeiro no dia 08/05/1891 , no vapor Tijuca, não ficou em hospedaria pois foi pra casa de parente. Casou aqui no Brasil 29/07/1899, em Muriaé. E faleceu 26/05/1962 em São Paulo.
    Se puder me ajudar com alguma coisa, agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá novamente. A informação difere um pouco da publicação acima. Qual é o nome da mãe: Maria Fernandes Cerqueira ou Maria Perpetua Cerqueira??

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Procure descobrir onde é que o seu antepassado pode ter feito essa naturalização e pergunte pelo arquivo dessa instituição. Tente o Arquivo Nacional aí no Brasil, o Arquivo Público do estado onde ele vivia.
      Procure ainda testamentos, habilitações de herdeiros, etc.
      Tente pensar que documentos podem ter sido criados referentes ao seu bisavô. Procure jornais da época. É provável que na hemeroteca haja uma publicação num jornal sobre a carta de naturalização.
      Boas pesquisas!

      Eliminar
  47. Olá Adilia Mata
    Parabéns pelo Blogue e eu gostaria de saber se vc pode me dar um caminho para a procura do Assento de Batismo do meu Avô JOSÉ FERREIRA DA COSTA que Nasceu em Portugal, e preciso de ajuda pois não consigo localizar a freguesia em que ele nasceu. As informações que eu tenho dele, são as seguintes
    Avô: José Ferreira da Costa
    DN. 11/04/1908 no registro de Casamento consta o ano de nascimento em 1907
    Natural: LISBOA
    Pai:- Verissimo Ferreira da Costa
    Mãe:- Maria Encarnação Costa
    Porto de chegada:- Santos
    Data da Chegada : 27/10/1912
    Vapor:-?
    Casado com Aparecida Garcia Braga em 07/09/1933 com 26 anos e no documento consta que ele nasceu em 1907
    Irmã: Edwirges Ferreira da Costa (nome Solteria) Edwirges Ferreira da Costa Rasteiro (casada) nascida em 05/05/1909, Amoreira
    Irmão: Verissimo Ferreira da Costa Filho, Ano de nascimento:- 1911
    Irmão: Luiz Ferreira da Costa, Ano de nascimento 1901

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Adilia, hoje recebi a informação não oficial ( meu Tio se lembrou ) de que meu avô nasceu em Caldas da Rainha e iniciei uma busca nos registros do Distrito de Leiria. Estou no caminho certo??

      Eliminar
    2. Sim, Caldas das Rainha fica no distrito de Leiria. Boas pesquisas!

      Eliminar
  48. Anónimo22/12/20

    Bom dia! Meu nome é Wander Bertoni, gostaria da sua ajuda. Estou tentando encontrar a certidão de nascimento ou de batizado do meu bisavô, o nome dele é Duarte Azevedo Ramos, nascimento entre 1879 e 1880, meu avô falava que seu pai era da região do Porto, os pais são Manoel Azevedo Ramos e Maria Leontina de Oliveira. Chegou ao Brasil aos 11 anos na data 05/01/1891 pelo Porto do Rio de Janeiro, Navio Thames, Porto de entrada Europa, Procedência Lisboa, Classe 3. Seu pai Manoel estava com 41 anos e sua mãe Maria com 33 anos. Vindo tambem seus irmão, Theodoro (9 anos), Maria (6 anos), José (4 anos), Paulo (2 anos).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo ao blog. Então era da "região" do Porto mas partiu de Lisboa... Não encontrei nem o Duarte nem a Leontina na coleção de emigração do FamilySearch.org. Mas não sei se a indexação já está completa.
      Dei uma olhadela nos arquivos distritais do Porto e de Lisboa mas não apareceu nada indexado.
      Pelos dados que coloca presumo que encontrou a chegada deles ao Brasil. Pense que mais documentos podem ter sido criados.
      Pesquise na Hemeroteca em anúncios de jornal, veja cartas de naturalização e outros documentos no Arquivo Nacional e no Arquivo Público do estado onde viviam. Boas pesquisas!

      Eliminar
  49. Adilia Mata, estou tentado descobrir algum registro do meu bisavô ele era português Manoel Domingos Quintal casado com Maria Souza Quintal não tenho data de casamento ou nascimento deles, esta muito difícil conseguir informações. Poderia me ajudar, obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo ao blog. Comece pela informação nos registos dos filhos do casal. Deve ter informações que ajudem a localisar o registo de casamento e os nomes dos pais do casal. Boas pesquisas.

      Eliminar
  50. Olá...
    Fiz a busca em todos os arquivos e não achei nada.
    Minha Trisavó tinha um nome incomum ; Florisval Figueira da Silva, mulher de Manuel Cândido da Silva.
    Nunca imaginei que seria tão difícil de achar.
    Único documento que eu tenho e do meu bisavô ; Manuel Cândido da Silva (mesmo nome do pai)
    Se alguém tiver alguma dica de como achar um ou outro serei eternamente grato !
    Que Deus abençoe a todos !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo o que consta no site FamilySearch com os nomes que refere, os seus trisavós são brasileiros, naturais do Rio de Janeiro. Tiveram um filho Jose Candido da Silva em 1910 e uma filha Etelvina em 1913.

      Os arquivos nesta publicação são arquivos portugueses. Concentre as suas pesquisas em arquivos no Brasil. Boas pesquisas.

      Eliminar
    2. Agradeço.
      Esses registros do familysearch foram editados por nóis mesmo.
      Farei a pesquisa dos pais dela pra ver se realmente eles vieram de Portugal.
      Farei a busca da certo de óbito.
      Qualquer coisa retorno com mais informações.
      Abraços

      Eliminar
    3. Sim, partilhe as suas descobertas. Boas pesquisas!

      Eliminar
    4. "Os arquivos nesta publicação são arquivos portugueses. Concentre as suas pesquisas em arquivos no Brasil."
      Isso quer dizer que vieram de Portugal.
      Pode me explicar melhor.
      Agradeço.

      Eliminar
    5. Ruhander, os arquivos de que falo nesta publicação, neste artigo, são arquivos portugueses. E nos registos que encontrei dos seus familiares no site familysearch, os dados revelam que os seus familiares são do Rio de Janeiro, Brasil.

      Assim sendo, os arquivos neste artigo não são os indicados para procurar documentos dos seus familiares. Precisa pesquisar nos arquivos brasileiros.

      Boa sorte e boas pesquisas!

      Eliminar
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    7. A minha observação de que os seus trisavós são brasileiros resulta somente do que consta nos documentos de nascimento dos filhos: José Candido em 1910 e Etelvina em 1913.

      Os registos foram feitos em Itaocara, estado do Rio de Janeiro. Por exemplo, no registo de nascimento da Etelvina, a seguir aos nomes dos pais, indica "casados, lavradores, brasileiros, naturais d'este Estado". Se esta informação está errada, já não posso dizer. Este é o link de acesso ao registo que menciono https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DRPS-ZGK?i=205&cc=1582573

      No registo de nascimento do José Candido, também realizado em Itaocara, Rio de Janeiro, a seguir aos nomes dos pais, indica que são "casados, lavradores, naturais deste Estado". Se está errado, não sei. É o que consta. Este é o link de acesso ao registo do José Candido https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DRPS-KKV?i=9&cc=1582573

      Quando falei em arquivos brasileiros, refiro-me ao arquivo estadual, aos arquivos paroquiais onde viveram os seus antepassados, etc.

      Pessoalmente, eu tentaria descobrir o registo de casamento do Manoel Candido da Silva com a Florisval Figueira. Nesse documento deve constar onde nasceram, idade ao casar, nome dos pais, etc.

      Eu NÃO disse que os arquivos no familysearch são portugueses. O site familysearch tem registos de muitos países. Há muitos registos de arquivos brasileiros disponíveis no FamilySearch, assim como de muitos outros países.

      Os documentos que mencionei no comentário anterior são documentos brasileiros, como pode ver pelos links que partilhei agora neste comentário. Os registos foram feitos em Itaocara, no Rio de Janeiro.

      Na minha opinião, siga as pistas dadas nos registos e ligue uma geração à outra, uma de cada vez. Procure o registo de casamento do Manoel com a Florisval. Pode ser que tenha a informação necessária para continuar e finalmente descubra raízes portuguesas. Boas pesquisas!

      Eliminar
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  52. Bem vinda ao blogue Sandra.

    Onde encontrou essas datas e nomes?

    Para localisar o batismo precisa de saber a freguesia. O concelho de Carrazeda de Ansiães teve cerca de 20 freguesias. É uma questão de pesquisar nos livros paroquiais de cada freguesia. Siga o link para o site tombo.pt onde estão alistadas as freguesias e os respectivos livros para cada freguesia do concelho de Carrazeda de Ansiães https://tombo.pt/en/m/crz Os links fornecidos no site tombo.pt abrem nos respectivos arquivos portugueses e pode então facilmente consultar os registos paroquiais gratuitamente.

    Quanto ao casamento, visto que diz ter sido "em torno de 1911" já é mais complicado para pesquisar online. Os registos disponíveis na generalidade são anteriores a Março de 1911, altura da criação do Registo Civil em Portugal. Terá de contactar a Conservatória do Registo Civil de Carrazeda de Ansiães se o casamento tiver acontecido após Março de 1911 para pedir uma cópia do registo.

    Presumo que a data que colocou acima para o falecimento do Sr. Manoel Lima não é 1038 mas um simples engano. Provavelmente foi em 1938. Onde é que ele faleceu?

    Boas pesquisas.

    ResponderEliminar
  53. Anónimo9/4/21

    Ola , gostaria de saber como faço para encontrar os registros de nascimento e data que meu bisavo veio para o Brasil , seu nome é Francisco Alberto Porfirio, natural de Valença, nascido em 23/06/1865, o nome de seus pais eram Alberto Augusto Porfirio e Margarida Cândida Ribeiro.
    Antes de vir para o Brasil, meu avo foi casado porem ficou viuvo.
    Poderia por gentileza , me orientar por onde começar esta busca.
    Muito Obrigado
    Sergio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo ao blog Sergio.
      Valença fica no distrito de Viana do Castelo. Pesquise no Arquivo Distrital de Viana do Castelo pelo processo de passaporte do Francisco.

      Mas tenha em consideração que o pedido de passaporte pode ter sido feita noutro local, se ele residia fora de Valença.

      Tente reunir todas as informações e histórias contadas na familia. Pode ser que alguma dessas revele de onde partiu para o Brasil.

      Há lguma pista sobre a idade do Francisco quando foi para o Brasil? Isso ajuda a estimar o ano da partida/chegada e facilita a pesquisa do registo de passaporte.
      Boas pesquisas.

      Eliminar
    2. ola Adilia, muito obrigado pela sua resposta ...sao estas informações que estou tentando conseguir. Voce sabe me dizer nesta epoca 1895, era costume batizar os nascidos com qto tempo. Qual a paroquia mais utilizada em Valença ou na regiao?
      O registro de nascidos eram efetuados pelas igrejas ou cartorios ?
      muito obrigado.
      Sergio

      Eliminar
    3. Os batismos podiam ocorrer no mesmo dia se a criança estivesse em perigo, ou então uma semana, um mês depois ou mais, etc. Já encontrei batismos em meios rurais em que a criança tinha mais de 1 ano.
      O registo civil em Portugal começou em 1911, com a criação de conservatórias de registo civil para cada concelho. Antes disso, os registos de batismo valiam como documentos oficiais de identificação.
      Em Portugal, cartórios limitam-se a funções notariais.

      Eliminar
  54. Bom dia!
    Sou Cancionila Janzkovski Cardoso, Pesquisadora Associada da Universidade Federal de Rondonópolis (Brasil) e gostaria muito de obter informações sobre um padre português, naturalizado brasileiro, que morou no Rio de Janeiro e produziu livros para o ensino. Trata-se de Vicente Rodrigues da Costa Soares, falecido em 1883, filho de João dos Santos Lourenço Soares, também falecido no Rio de Janeiro no dia 09 de janeiro de 1868 e de D. Custódia Rodrigues da Costa Soares, falecida em 1 de novembro de 1880. Estou fazendo uma pesquisa sobre sua produção e seria uma ajuda excepcional saber a data e local de seu nascimento, ano de chegada no Brasil, dados de sua formação, já que foi um presbítero ilustrado. Vocês poderiam me ajudar? Ficaria imensamente grata!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda ao blogue. Consulte a Carta de Naturalização para descobrir a data e local de nascimento.

      Eliminar
    2. Segundo o site da Camara de Deputados a naturalização do Padre Vicente Soares foi em 1869 https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-1630-15-julho-1869-552350-publicacaooriginal-69575-pl.html

      Eliminar
  55. Oi Adilia, boa tarde! Adorei o seu blog. Estou em busca de algum dado de meu trisavô, Sr. José de Mattos Caetano. Ele casou-se com a Sra. Anna Maria da Conceição e um dos filhos é meu bisavô, Antonio de Mattos Carvalho, nascido no Douro, em 1854, porém não sei a data completa, somente o ano. Ele faleceu já aqui no Brasil, em 24.09.1911. Poderia me ajudar com alguma orientação ou informação, por gentileza?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja bem vindo/a.
      O Douro é uma região. Não tem alguma pista da freguesia? Ou até mesmo qual foi o concelho?
      Já encontrou o registo de óbito?
      O seu bisavô Antonio de Mattos Carvalho casou? Se sim, já procurou o registo de casamento? O que consta sobre a naturalidade dele?

      Eliminar
  56. Thais Rios6/5/21

    Oi Adila, boa tarde!
    Primeiro lugar quero te parabenizar pelo trabalho maravilhoso deste blog!
    Gostaria de uma ajuda sua. Estou buscando a certidão de nascimento do meu bisavó português.
    O que tenho de informações:
    Jose Maria Pratas
    Nascido em Coimbra, Portugal
    Nasc: 29/10/1887
    Distrito: Coimbra
    Conselho: Coimbra
    Freguesia: Santo Antonio dos Olivais
    Filho de: Jose Maria Pratas e Maria Barbara
    Ele casou com uma portuguesa (Mariana Pereira) no Brasil e morreu no Brasil

    Desde ja muitissimo obrigada!!!
    Thais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda Thais.
      Este é o link para o livro de registos de batismos de 1887 da freguesia de Santo Antonio dos Olivais, Coimbra. https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=33908&FileID=527895
      Boas pesquisas!

      Eliminar
    2. Thais,
      Adiciono que na altura em Portugal não existia registo civil. Só a partir de 1911. E por isso, os registos paroquiais, i.e., batismos eram considerados documentos de identificação e válidos legalmente.
      Assim sendo, não vai encontrar registo de nascimento pois o registo que existia na altura era o de batismo.

      Eliminar
  57. Rita Castro29/5/21

    Adorei. Todos no mesmo lugar.

    ResponderEliminar
  58. Rita Castro29/5/21

    E aprendi com as respostas dadas. Bem haja.

    ResponderEliminar
  59. Ola Adilia,

    Estou à procura dos assentos de nascimentos de José Bernardino Rodrigues Monteiro , Nascimento 03/03/1890 e Celarinda de Jesus Freitas , nascida 01/11/1893.
    Um deles é de Sobreposta, Santa Maria, Braga e o outro de Trás-os-Montes.
    Temos pouca informação.
    Eles casaram no Brasil.

    Desde já, agradeço a atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo ao blog :)
      Sobreposta é uma freguesia de Braga. Pode procurar pelo registo no arquivo distrital respectivo. Partilho o link de acesso http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1012705. Lembro que nos batismos só se considerava por norma o nome próprio. Para distinguir o José de outros Josés precisa de saber o nome dos pais.
      Já encontrou o registo de casamento? Deve constar o nome dos pais.

      Quanto a Trás-os-Montes, trata-se de uma região de Portugal, que na generalidade correspondia aos actuais distritos de Vila Real, Bragança, parte dos distritos da Guarda e Viseu. Talvez o registo de casamento indique a freguesia. Boas pesquisas!

      Eliminar
  60. Boa noite Odília,
    Estou tentando encontrar a certidão de nascimento do meu avô, José João de Almeida .nascido em 30/03/1897. Filho de João de Deus Almeida e Thereza de Jesus Pinheiro Não tenho muitas informações. Só sei que ele veio para o Brasil de Trás-os- Montes.. Sei que ele deixou irmãs . Gostaria de tentar encontrar algum parente.
    Desde já muito obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trás-os-Montes é uma região de Portugal, que correspondia aos actuais distritos de Vila Real, Bragança, parte dos distritos da Guarda e Viseu. É necessário encontrar mais documentos do seu avô para descobrir a freguesia.

      Considere documentos como o registo de estrangeiro, pedido de passaporte, habilitação de casamento (processo de casamento), registos de nascimento dos filhos assim como os casamentos, testamento, noticias em jornais antigos, cartas enviadas por familiares, etc. E recorra ainda a histórias passadas na familia.

      Consultei no site Cepese a base de dados de passaportes mas o nome que indica não apareceu. No site FamilySearch.org encontrei o registo de óbito e casamento do José João de Almeida mas em ambos somente indica Portugal como naturalidade. Os óbitos dos filhos Absintio, Bithynia e Ciladulcia também não revelam a naturalidade do pai mas talvez os registos de nascimento contenham a solução.

      Boas pesquisas!

      Eliminar
  61. Rosa2/9/21

    Boa noite Adilia, parabéns pelo seu trabalho em nos orientar.
    Procuro encontrar a certidão de nascimento do meu avô, nascido em Vieira do Minho. Desconheço a Freguesia. Já tentei varias buscas mas sem sucesso.
    Nome de meu avô : JOSÉ DA CUNHA ESTRELA
    Filho de ANTONIO DA CUNHA e MARIA ESTRELA
    Data nascimento: 02-03-1890
    Veio para o Brasil aos 17 anos, desembarcando no Rio de Janeiro
    Ficarei imensamente grata se pudesse me ajudar a saber onde encontro o registro dele .



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que freguesias já pesquisou?

      Eliminar
    2. Vieira do Minho teve mais de 20 freguesias. É necessário encontrar mais documentos do seu avô para descobrir a freguesia.

      Considere documentos como o registo de estrangeiro, pedido de passaporte, habilitação de casamento (processo de casamento), registos de nascimento dos filhos assim como os casamentos, testamento, noticias em jornais antigos, cartas enviadas por familiares, etc. E recorra ainda a histórias contadas na sua familia. Pode ser que alguma história refira um local.

      Consultei no site Cepese a base de dados de passaportes mas o nome que indica não apareceu. No site FamilySearch.org encontrei um registo de casamento mas voce é a melhor pessoa para comparar e ver se se trata da mesma família.

      Boas pesquisas!

      Eliminar
  62. Não consigo encontrar dados dos meus avós nos arquivos distritais. Já fiz várias consultas em todos. Alguém teria alguma dica?
    Victorino Luiz Gomes e Maria Isaura Rodrigues das Neves. Queria solicitara certidão de nascimento deles, para dar entrada no pedido de cidadania.

    ResponderEliminar
  63. Olá Adilia, tudo bem? Primeiramente gostaria de parabeniza-la, ajuda incrível que está fazendo. Parabéns!
    Estou tentando encontrar algum registro de batismo do meu bisavô, já busquei em diversas fontes e nada.
    Segunda minha avó, o pai dela veio de Vila nova da Rainha com 15 anos de idade, porem existe duas freguesias com esse nome, uma no concelho de Tondela (no distrito de Viseu) e outra no concelho de Azambuja (no distrito de Lisboa) o que dificulta ainda mais a minha pesquisa. Será que com a sua experiencia, conseguiria me ajudar também?
    As únicas informações que tenho dele são:
    Nome: Pedro Emiliano Matos
    Nasc.: 20/01/1918
    Pai: Domingos Emiliano Matos
    Mãe: Adalvina Marieta Alves

    Desde já agradeço a sua atenção e por favor me informe o valor dos seus serviços. Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Seja bem vindo ao blog. Para essa data, precisa de contactar as conservatorias do registo civil de Tondela e e de Azambuja, e os arquivos distritais respectivos: Viseu e a Torre do Tombo. A data limite dos paroquiais online é Março de 1911. Os registo civis posteriores ainda estão na sua maioria na posse das Conservatórias do Registo Civil. Alguns já estão no arquivo distrital respectivo.

      O pedido de passaporte deve conter o local de nascimento e nome dos pais. Pelo menos o nome do pai.

      Considere ainda procurar documentos como o registo de estrangeiro no arquivo do Rio de Janeiro, habilitação de casamento (processo de casamento), registos de nascimento dos filhos assim como os casamentos, e ainda documentos como testamento, noticias em jornais antigos, cartas enviadas por familiares, etc.

      Eliminar
    2. Muito obrigado pela orientação!

      Eliminar
  64. Anónimo16/8/22

    Olá. Boa noite. Eu sou cubana. Neta de português.  O meu avô nasceu em Carvide. Leiria. O 14 de Setembro do 1903. Emigrou a Cuba no ano 1926. Aqui casou, teve filhos e morreu no 1965. Estou a procura do certidão de nascimento dele. O nome do meu avô era Antonio Gomes Fernandes. filho de Maria de Jesus Fernandes e José Gomes Pessoa. Irmão de Joaquim, José, Enrique, Manuel, Rosa e Deolinda. Eles ficaram em Vieira de Leiria segundo as pesquisas feitas..

    Estou a procura do certidão de nascimento. Agradeço. 

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Arquivo Distrital de Leiria tem os registos de batismos para 1903 mas ainda não os digitalizou. Terá de contactar o arquivo e pedir uma cópia.

      Eliminar
  65. Anónimo16/8/22

    Tenho achado dois registos. Um ORFANOLÓGICO e 1 obrigatório feito aos pais do meu avô. Em leiria. Mas não estou achando registros do mei avô. O crav do arquivo de leiria não deixa fazer meu egistro. Poderia me ajudar? Avô Antonio gomes fernandes. Nasceu 14 Setembro do 1903. Carvide
    Leiria
    Pai. José Gomes Pessoa
    Mãe Maria de Jesus Fernandes.
    Irmãos
    Jose. Joaquim. Enrique, manoel, Rosa, Deolinda todos eles ficaram em Vieira de Leiria segundo pesquisas feitas por mim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não consegue criar um registo para si no sistema do arquivo, sugiro que contacte o arquivo directamente: mail@adlra.dglab.gov.pt e explique o que acontece quando tenta fazer o registo. De certo que vão ajudá-la. Boas pesquisas :)

      Eliminar
    2. Vieira de Leiria é uma freguesia do concelho da Marinha Grande, ainda no distrito de Leiria. Fica a cerca de 9 ou 10 Km de distancia de Carvide.

      Eliminar
  66. Anónimo23/8/22

    Ola me chamo Marcos, moro em Brasilia DF......estou tentando a algum tempo sem nenhum sucesso localizar a regiao de onde meus Bisavos sairam de Portugal......se alguem puder me ajudar , desde ja agradeço.........os unicos dados que tenho São...O pai do meu bisavô se chamava Honório josé de Sant Anna e sua esposa Maria Felisarda Sant Anna...no Brasil o nome ficou Honorio José de Santana........meu bisavô se chamava Honório Sant Anna, em algumas escrituras de imóveis aparecem Honorio Santana filho ou Honorio Santana Júnior.........meu bisavô faleceu em 04/07/1960 com 63 anos de idade........entao a data de nascimento esta entre 1896/7.........a irma do meu bisavo se chamava Bertolina Josefina de Santana.....em escrituras estao Bartholina Josephina de Sant Anna, falecida em 19/01/1973 com 83 anos......entao nasceu entre 1888/9........quem puder me ajudar meu contato e 61 99334-1150......botanicapaisagismo@yahoo.com.br.

    ResponderEliminar
  67. Procuro João Fernandes Sanches nascido em Escalos de Cima, Portugal e foi para Buenos aires brasil em 1912 ou inicio de 1913.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escalos de Cima era uma freguesia de Castelo Branco, que fica no distrito com o mesmo nome: Castelo Branco. Online só tem acesso até Março de 1911. Para obter qualquer registo com data posterior a Março de 1911 precisa de contactar a Conservatória do Registo Civil de Castelo Branco.

      Eliminar
  68. Anónimo6/2/24

    Bom dia, gostaria de informações de pesquisa por embarque no Porto de Lisboa no periodo de Novembro a Dezembro 1890. Grato

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, já tentou ver os fundos documentais das "Relações de Passageiros" na Torre do Tombo? Partilho o link https://digitarq.arquivos.pt/details?id=5782650 Boas pesquisas

      Eliminar

Enviar um comentário