Dia da Família 30/4/24

Hoje é o dia da família Barbeira, encontrada nos registos de Cantanhede, distrito de Coimbra.   


Comentários

  1. Anónimo30/4/24

    Exma. Senhora,

    Boa tarde.
    Conheci os seu blog há pouco tempo e ainda que sem a certeza se é por aqui que devo estabelecer contacto, vou arriscar. Preciso de ajuda no esclarecimento de uma dúvida respeitante a uma abreviatura de um apelido muito comum em paroquiais de Santar (Nelas, Viseu). O apelido é composto por três letras, sendo a primeira "f". Não me parece poder ser Figueiredo, nome comum na zona, todavia sem certeza.
    Um exemplo, logo no primeiro assento:https://digitarq.advis.arquivos.pt/Controls/vault/?id=9DF62898D0327949C8EEF4447F734CE6&a=True&m=image/jpeg&fe=jpg

    Cpts
    Miguel Almeida, Coimbra







    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Identificou bem a primeira letra. As restantes são RZ, a abreviatura para o apelido Fernandes. Dê uma olhadela ao livro que sugeri no outro comentário e verá muitos exemplos dessa abreviatura e muitas outras. Desejos de boas pesquisas.

      Eliminar
  2. Anónimo30/4/24

    Boa tarde.
    No primeiro AB de Santar (Nelas, Viseu) que aqui lhe trago, sendo o apelido da mãe Figueiredo, qual sugere ser o apelido do pai da baptizada?

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/Controls/vault/?id=9DF62898D0327949C8EEF4447F734CE6&a=True&m=image/jpeg&fe=jpg

    Muito Obrigado.
    Miguel Almeida, Coimbra





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo ao blog Miguel Almeida. Eu leio o nome do pai como Manuel Fernandes. O apelido está abreviado da forma usual para Fernandes, FRZ.
      Sugiro também que dê uma olhadela ao artigo que publiquei sobre um livro fantástico de abreviaturas portuguesas, onde encontrará vários exemplos para o apelido Fernandes. Boas pesquisas. Aqui fica o link. https://asraizes.blogspot.com/2014/05/abreviaturas-paleograficas-portuguesas.html

      Eliminar
    2. Anónimo2/5/24

      Boa tarde. Muito obrigado pela ajuda. A abreviatura em causa é a mais comum nos assentos em causa, que tenho visto de 1609 até, mais coisa menos coisa, ao fim do mesmo século. O apelido Fernandes, assim por extenso, é rarissimamente aposto, sendo certo, ainda, que o nome próprio Fernando (ou Fernão) também não é comum. Se tiver algum interesse nisso, tenho o livro de registos mistos da paróquia em causa, anos de 1609 a1653, transposto para uma folha de excel.

      Cpts

      MA



      Eliminar

Enviar um comentário