Tal como foi dito Ferreira e Simões são nomes de família muito comuns. Mas há apelidos que deixaram de ser usados ou são menos comuns. Outros há que são particulares de uma região porque surgem de regionalismos. Não os vejo como estranhos ou esquisitos, somente pouco ou nada conhecidos. Boas pesquisas.
Os costados do meu pai são Simões. Mas há muitos e de várias origens. É um apelido muito conhecido, para não falar dos Ferreira. Quanto a estes nomes partilhados serem inventados não consigo concordar com tal. Se tem dúvida vá à lista telefonica. De certeza que aparecem vários Baioneta.
Todos os nomes aqui partilhados foram encontrados nos registos mencionados nas publicações respectivas.
Sugiro ainda que leia a publicação sobre apelidos portugueses, que aparece na lateral em publicações populares, "A origem e evolução dos sobrenomes portugueses". Boas pesquisas.
Tal como disse, na lateral desta publicação. Á direita pode ver uma coluna com vários artigos mais populares. O segundo artigo é sobre apelidos. Boas pesquisas.
Eu vejo os posts todos os dias mas nunca comento. Tento ler o nome por mim antes de ler a publicação. Ajuda me a praticar a leitura. E de longe a longe encontro um ou outro nome nos livros que pesquisa e digo a mim mesma "conheço este" :) Estes nomes partilhados não são inventados. São reais. São pessoas. Um bem haja para todos e que este blog continue a ser um sítio sossegado onde se pode aprender e falar sobre genealogia sem fazer bichinhos de sete cabeças.
Cara Fernanda Ferreira eu não acredito que tenha pensado que dizerem que um nome é vulgar é uma falta de respeito. Talvez estivesse um pouco mais sensível e com um grau de tolerância muito baixo. O trabalho que a Adília tem feito nesta página não só é sério mas é louvável. Demonstra um enorme amor por aqueles, como eu, que gostamos de fazer pesquisa e achamos divertido/curioso alguns dos sobrenomes que nos surgem nas nossas leituras. Nada do que aqui foi publicado tem carga valorativa (positiva ou negativa). O meu sobrenome Alves (dos Reis após o casamento) também nunca foi mencionado e por uma boa razão é vulgar, comum, frequente entre nós. Desejos de boas pesquisas e um muito obrigado à Adília pelo esforço e carinho em partilhar connosco as suas descobertas.
Não acredito que algum dos nomes partilhados neste blog sejam inventados. E é fácil de verificar. Basta ir aos registos mencionados. Não é preciso fazer drama. Aproveite que tem aqui informação grátis. Bom dia para todos.
Nunca vi aqui Silva mas entendo perfeitamente que é um dos nomes mais comuns. Aproveitem o que podem aprender aqui gratuitamente. Os nomes não são inventados. Este é um trabalho sério. E mostra uma grande dedicação.
Acho que a sra. Fernanda precisa de entender que há nomes muito comuns e há outros menos comuns e até desconhecidos. Esta celebração de nomes de família já vai à anos. Já deve haver mais de 1.000 nomes partilhados. É um levantamento sério e genuino com muita dedicação por parte da D. Adilia.
Porque é que nunca aparece a família Ferreira? Ou Simões? Só mostra estes nomes estranhos.
ResponderEliminarEu presumo que Ferreiras há muitos e Simões também. E todos já conhecem esses apelidos.
EliminarÉ preciso celebrar os que ficaram para trás e quase ninguém conhece. Ferreira e Simões são muito comuns.
EliminarTal como foi dito Ferreira e Simões são nomes de família muito comuns. Mas há apelidos que deixaram de ser usados ou são menos comuns. Outros há que são particulares de uma região porque surgem de regionalismos. Não os vejo como estranhos ou esquisitos, somente pouco ou nada conhecidos. Boas pesquisas.
EliminarIsso é tudo muito giro mas estes nomes devem ser inventados. Nunca conheci nenhum Baioneta.
ResponderEliminarSó porque a senhora nunca conheceu alguém com esse apelido não quer dizer que não tivesse existido.
EliminarOs costados do meu pai são Simões. Mas há muitos e de várias origens. É um apelido muito conhecido, para não falar dos Ferreira.
EliminarQuanto a estes nomes partilhados serem inventados não consigo concordar com tal. Se tem dúvida vá à lista telefonica. De certeza que aparecem vários Baioneta.
Todos os nomes aqui partilhados foram encontrados nos registos mencionados nas publicações respectivas.
EliminarSugiro ainda que leia a publicação sobre apelidos portugueses, que aparece na lateral em publicações populares, "A origem e evolução dos sobrenomes portugueses". Boas pesquisas.
isso fica onde?
EliminarTal como disse, na lateral desta publicação. Á direita pode ver uma coluna com vários artigos mais populares. O segundo artigo é sobre apelidos. Boas pesquisas.
Eliminar1. Arma perfurante que se adapta à espingarda.
ResponderEliminar2. Soldados de infantaria.
3. A força militar.
"baioneta", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2023, https://dicionario.priberam.org/baioneta.
a arma foi o que me veio à mente assim que li
EliminarEu gosto de ver todos esses sobrenomes até mesmo os que nunca vi antes. Muito bacana!
ResponderEliminarEu vejo os posts todos os dias mas nunca comento. Tento ler o nome por mim antes de ler a publicação. Ajuda me a praticar a leitura.
ResponderEliminarE de longe a longe encontro um ou outro nome nos livros que pesquisa e digo a mim mesma "conheço este" :)
Estes nomes partilhados não são inventados. São reais. São pessoas. Um bem haja para todos e que este blog continue a ser um sítio sossegado onde se pode aprender e falar sobre genealogia sem fazer bichinhos de sete cabeças.
desculpe a pergunta, bichinhos de sete cabeças é o que?
Eliminardrama, complicar o que não precisa de ser complicado
EliminarO seu nome Ferreira e até Simões e o meu Martins são nomes muito vulgares. Já toda a gente conhece.
ResponderEliminarVulgares? Que falta de respeito.
EliminarNão acho que foi falta de respeito. Vulgar também significa comum, frequente. O oposto de raro, invulgar.
EliminarOnde é que viu a falta de respeito? Por dizer que os nomes são muito vulgares? O paciencia! Vulgar foi usado por ser sinonimo de comum. Bem haja.
EliminarCara Fernanda Ferreira eu não acredito que tenha pensado que dizerem que um nome é vulgar é uma falta de respeito. Talvez estivesse um pouco mais sensível e com um grau de tolerância muito baixo. O trabalho que a Adília tem feito nesta página não só é sério mas é louvável. Demonstra um enorme amor por aqueles, como eu, que gostamos de fazer pesquisa e achamos divertido/curioso alguns dos sobrenomes que nos surgem nas nossas leituras. Nada do que aqui foi publicado tem carga valorativa (positiva ou negativa). O meu sobrenome Alves (dos Reis após o casamento) também nunca foi mencionado e por uma boa razão é vulgar, comum, frequente entre nós. Desejos de boas pesquisas e um muito obrigado à Adília pelo esforço e carinho em partilhar connosco as suas descobertas.
EliminarAlves dos Reis, grata pelo comentário. Abraços e boas pesquisas.
EliminarAlves dos Reis, concordo com o seu comentário.
EliminarNão acredito que algum dos nomes partilhados neste blog sejam inventados. E é fácil de verificar. Basta ir aos registos mencionados. Não é preciso fazer drama. Aproveite que tem aqui informação grátis. Bom dia para todos.
ResponderEliminarNunca vi aqui Silva mas entendo perfeitamente que é um dos nomes mais comuns. Aproveitem o que podem aprender aqui gratuitamente. Os nomes não são inventados. Este é um trabalho sério. E mostra uma grande dedicação.
ResponderEliminarAcho que a sra. Fernanda precisa de entender que há nomes muito comuns e há outros menos comuns e até desconhecidos. Esta celebração de nomes de família já vai à anos. Já deve haver mais de 1.000 nomes partilhados. É um levantamento sério e genuino com muita dedicação por parte da D. Adilia.
ResponderEliminarGrata pelo comentário. Na verdade já passou os 1200.
Eliminar