Faça um backup da sua genealogia!

Quando se lida com computadores, mais tarde ou mais cedo, por vezes tarde demais, aprendemos o valor de manter cópias de segurança. Confiar cegamente que nunca vai acontecer nada de errado ao que temos guardado nos nossos computadores é como viver nas nuvens. 

Na verdade, os dados podem ser corrompidos, pode haver um acidente, o pc pode avariar ou até "morrer", levando à perda de documentos, vídeos, fotos e outros mais ficheiros importantes. Não é preciso acontecer um desastre natural para se perder o que temos tão cuidadosamente arquivado e confiado ao nosso "fiel" amigo electrónico. O que faria se ficasse sem nada? 


As formas de criar cópias de segurança são várias, desde usar um disco rígido externo, uma pen drive ou fazer uma cópia de segurança online, permitindo restaurar os dados e não perder tudo o que conseguimos na busca pelos nossos antepassados. A escolha é sua quanto a decidir o que incluir na sua cópia de segurança. Penso que tudo o que não pode ser reposto ou substituído facilmente deve tornar-se prioridade, e não me refiro somente à sua genealogia. Defina as pastas que precisam de ser incluídas, e se necessário, faça uma lista. Quando fazer o backup e qual o meio para criar a cópia de segurança também é da sua escolha. Mas não fique por uma cópia. A recomendação costuma ser duas cópias para guardar em dois lugares diferentes, e assim diminuir o risco em caso de furto ou incendio, por exemplo. 

Se for como eu, as pastas são muitas. E nessas pastas tenho cópias de documentos paroquiais, civis, dispensas matrimoniais, registo e processos de passaportes, listas de passageiros, habilitação de genere, processos da inquisição, prazos, testamentos, escrituras, inventários de menores, licenças, registos militares, obituários, listas de enterramentos, recortes de jornais, notas, fotos, os mais variados gráficos, índices, cronologias, mapas, correspondencia, postais enviados há mais de 100 anos, e um monte de outros ficheiros que foram criados nesta aventura de pesquisar a história da família. O esforço em recolher todos estes documentos não pode ser em vão. São anos de pesquisas, muitas horas a queimar a pestana e provavelmente a perder horas de sono. Não fique a ver navios! Faça um backup da sua genealogia.


Comentários

  1. Maria Guerra7/3/21

    Bom lembrete. Já não sei quando fiz o último! Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Carlos Duarte8/3/21

    Novamente, na mouche. Não tenho o hábito de o fazer mas depois de ler a sua publicação sinto-me na obrigação de fazer um backup, nem que seja para a cloud. Não quero perder nada do que já encontrei.

    ResponderEliminar
  3. Maria Costa8/3/21

    Eu não guardo documentos. É preciso? Tenho feito a minha genealogia mas ponho os dados todos no MyHeritage. Não fico com nada no computador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel Santos8/3/21

      E se um dia o MyHeritage deixar de funcionar? Eu guardo como a Adilia me ensinou, cópias em pastas por famílias. E quando preciso, os documentos estão logo ali. A senhora é que sabe com quer ter as coisas, mas eu prefiro guardar cópias no meu pc e na nuvem. Esse já é um serviço pago mas tenho lá outras coisas além da genealogia.

      Eliminar
    2. A escolha é sua Maria Costa. Mas como a Isabel Santos referiu, se não guarda cópias e o site MyHeritage muda as regras ou deixa de funcionar, pode perder o acesso aos dados que colocou. Não seria a primeira. Mais um ditado popular: mais vale prevenir do que remediar ;)

      Eliminar
  4. Isabel Vaz8/3/21

    Para quem tem isso tudo mais vale fazer backup. Dá muito trabalho pesquisar essas fontes todas. Eu tenho pouquinhos documentos. Mas tenho de me organizar melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mais fácil encontrar a forma de organizar os seus documentos que funciona para si com poucos documentos, do que quando já tem muitos. Dá muito menos trabalho. ;) Boas pesquisas

      Eliminar
  5. Ricardo Lima8/3/21

    Voce é uma máquina! Como encontrou isso tudo? Há aí coisas que nem sei o que são mas a ideia do backup é bem vinda. Nunca é demais lembrar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo Lima, encontrei porque não desisti ;) Diga quais os documentos que não conhece. Posso já ter escrito sobre esse tipo de fonte e dou lhe o link. Ou então use a opção de pesquisa no blogue para ver o que já há por aqui. Se não aparece, diga qual que eu explico. Boas pesquisas!

      Eliminar
  6. Isabel Santos8/3/21

    Bem lembrado. ;)

    ResponderEliminar
  7. Cristina Ribeiro8/3/21

    Tarefa para hoje à noite. Não faço ideia do ultimo backup. Grata

    ResponderEliminar
  8. Vitor Sousa8/3/21

    Há muita maneira de fazer backup. Cada um que escolha a sua mas pelo menos que o faça. E guardar cópias das pesquisas é uma boa prática.

    ResponderEliminar
  9. Paulina Martins8/3/21

    Admiro a sua persistencia. Da para sentir a sua paixao pela genealogia. Eu uso os nomes que publica dedicadamente todos os dias para ler e aprender a ler letras dificeis. Grata pelas sua partilhas e dicas. Viver e aprender!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas suas palavras. Boas pesquisas. ;)

      Eliminar
  10. Ricardo Dias8/3/21

    Achei piada ao seu uso da sabedoria popular :) Aqui vai um para si, como apaixonada pela genealogia quando lhe perguntarem como é que encontra isso tudo: "São muitos anos a virar frangos... muito poucos à sombra da bananeira." Bem haja por mais este alerta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa eu não conhecia :) Boas pesquisas :)

      Eliminar

Enviar um comentário