Celebrar as mulheres!

O Dia Internacional da Mulher - 8 Março - actualmente é comemorado em mais de 100 países como um dia de protesto por direitos no feminino ou celebração das realizações de várias mulheres. Sendo apaixonada por genealogia, hoje gostaria de relembrar e homenagear através de algumas fotografias, mulheres esquecidas no tempo que de várias formas contribuíram para o dia a dia e as vidas de muitos. 


A pastora


A peixeira


Vendedora de Chapéus, autor desconhecido



A lavadeira, autor desconhecido

A leiteira, foto de Augusto Bobone, 1900

A aguadeira, foto de Augusto Bobone, 1900


As padeiras, foto de Emilio Biel

E partilho estas fotos, não pela profissão que representam, não pelo olhar carregado, os pés na terra ou as mãos marcadas. Partilho pela força no olhar, pela coragem em cada passo ou pelo "pêlo na venta" que cada mulher encontra em si mesma para viver cada dia.

O meu pêlo na venta deve ter sido herdado da minha mãe, e da mãe dela e de todas as outras antes de mim. A mulher que pela sua forma de viver ensinou-me que a minha determinação me conduziria na vida. Feliz Dia das Mulheres!


Comentários