Mistério resolvido


Num grupo de genealogia, surgiu à pouco um pedido de busca de um registo de batismo de 1901 na freguesia de Edral, concelho de Vinhais, distrito de Bragança.

Acontece que mesmo com muita boa vontade, o dito assento não aparecia no ano mencionado. Foi feita a pesquisa mais uma vez, assim como um ano antes e um ano depois. E até mais outro ano, por vias das dúvidas. Ou seja, a pesquisa levou à leitura dos assentos de batismo de Edral dos anos de 1900, 1901, 1902 e 1903. Era uma comunidade pequena, com talvez cerca de 30 nascimentos por ano, logo a pesquisa não levou muito tempo. E não seria a primeira vez que alguém diz que nasceu num ano apesar de ter nascido noutro... acontecia.

Sem discutir as razões porque alguém por ventura declararia a data e local de nascimento incorrectamente, era preciso pensar em alternativas. Partilho então a minha linha de raciocínio:

1) Pesquisar o assento de batismo em todas as freguesias do concelho de Vinhais?!
  • Vinhais tem mais de 40 freguesias. É isso mesmo, mais de 40 freguesias. 
2) Pesquisar o assento nas freguesias ao lado?
  • Consultar um mapa, para ter a certeza das freguesias limitrofes.
  • Apontar as frequesias e datas pesquisadas, mesmo quando não se encontra nada, para não perder tempo com trabalho repetido...
Mas o que faz mais sentido nesta altura é primeiro rectificar se a informação mencionada está correcta, neste caso o nome, o ano e a freguesia. 

Isto posto, foi então partilhado o documento onde a informação foi retirada. Ao ler o documento reparei que os dados estavam correctos, no entanto, continha uma informação extra. O documento em questão especificava que a pessoa tinha nascido no lugar de Valpaço, freguesia de Edral. Mas quando procurei o assento nos registos paroquiais da freguesia de Edral não me lembrava de nenhuma referencia ao lugar de Valpaço. 

Eu sei que é só uma palavra: Valpaço... Mas fez-me espécie. Voltei aos registos paroquiais de Edral para verificar se por acaso naquela época existia o lugar de Valpaço. Não apareceu. No entanto, uma busca na internet revela que existe um lugar com o mesmo nome na freguesia de Curopos, concelho de Vinhais. Pode ser coincidencia... Um mapa de Portugal revela que a distancia entre estas duas freguesias é cerca de 20 Km.

Depois de uma olhadela no livro "Inventário Colectivo de Registos Paroquiais", volume 2, quanto ao concelho de Vinhais, surgiu a referencia à paroquia de Valpaço com fundos documentais ligados à freguesia de Curopos. O Arquivo Distrital de Bragança não indica claramente que a paróquia de Valpaço foi extinta. Mas olhando para as datas limites dos documentos (1625-1859), dá para pensar que talvez tenha acontecido isso mesmo. É provável que por volta de 1859 tenha sido anexada a outra freguesia. Será Curopos o local de batismo?

Restava somente procurar nos registos paroquiais de Curopos. Mistério resolvido. Agora sabemos que a senhora em questão foi batizada na freguesia de Curopos, e todos os outros dados condizem com o que já se conhecia. Muito provavelmente antes de partir para o Brasil esta senhora vivia já há muito na freguesia de Edral e deu essa freguesia como local de nascimento. Um pequeno detalhe mas que abriu a porta para mais pesquisas.

Conclusão. Voltar aos documentos já encontrados, quando se encontra dificuldades em prosseguir as pesquisas, pode ser a chave para resolver o mistério em mãos e continuar nesta viagem de descobertas. Detalhes "abrem" portas! Boas pesquisas!

Comentários

Enviar um comentário