Desafio - dia 365

As pesquisas de ancestrais abrem a porta a várias descobertas. Quando começamos a nossa genealogia, na maior parte das vezes, não fazemos ideia do que vamos encontrar. Mas depressa ficámos a conhecer mais sobre os nossos antepassados: os seus nomes, onde viviam, o que faziam, os seus filhos e com sorte, as "aventuras" em que se meteram.

No entanto, explorámos também outras realidades. Descobrimos ou aprendemos mais sobre a história local, e consequentemente sobre a história de um país, com os seus costumes, os requerimentos legais, as crises económicas, as guerras e invasões, o impacto das calamidades naturais, e até a linguagem e terminologia que já não se usa exactamente da mesma forma.

A genealogia é realmente uma "viagem". Uma descoberta. E este desafio de "365 dias, 365 nomes" foi também uma espécie de descoberta. Olhando para trás, de certa forma este ano passou rápido mas sinto que este desafio foi como uma oportunidade para valorizar, divulgar e celebrar o que muito provavelmente já se esqueceu.

E neste caso, celebrámos juntos os nomes de muitos, e muitos desses nomes já ficaram para trás, já não se usam nem na literatura corrente. Os gostos mudam, e as influencias variam com o passar do tempo. E às vezes penso que nesta matéria olha-se para o que já lá vai como algo estranho e sem sentido.

Contudo, espero que os nomes partilhados neste desafio sejam agora "vistos" com outros olhos.

E como não podia deixar de ser, partilho o nome 365: Futuro. Feliz Ano Novo!



Comentários

  1. Maria Guerra31/12/18

    Espero que o desafio continue. Adorei o ano inteiro e inspirou me para me dedicar mais a minha própria história da família.

    ResponderEliminar
  2. Alexandre31/12/18

    Feliz Ano Novo e muito obrigado pelas partilhas e informações.

    ResponderEliminar
  3. Carla Silva31/12/18

    Por favor continue. Estava a acompanhar desde o início. Love it ��

    ResponderEliminar
  4. Helena Couto31/12/18

    Com as festas fiquei um pouco sem tempo mas vou voltar ate ao nome que me lembro. Muito obrigada pelas ajudas que me tem dado. E por todas as partilhas. Muita saúde e felicidade. Que 2019 seja tudo o que deseja.

    ResponderEliminar
  5. Carvalho31/12/18

    Foi um ano com muitas surpresas. Parabéns. Feliz ano novo.

    ResponderEliminar
  6. Miguel Ferreira31/12/18

    Excelente. A mim abriu me os olhos. Bem haja.

    ResponderEliminar
  7. Rute Oliveira31/12/18

    E que seja um futuro fantástico. E que venham mais nomes.

    ResponderEliminar
  8. Fernanda31/12/18

    Que dedicação! Bem haja

    ResponderEliminar
  9. Desafio superado. Parabéns

    ResponderEliminar
  10. 365! Espectáculo. Parabéns. Não pensava que havia tanto. Que venham mais.

    ResponderEliminar
  11. António Moreira31/12/18

    Está fantástico. Muito obrigado. Fiquei a conhecer nomes excepcionais. Bem haja e que continue. Feliz Ano Novo.

    ResponderEliminar
  12. Duarte31/12/18

    Demais mesmo.365. Muitos parabéns. Espero que continue. Feliz Ano 2019!

    ResponderEliminar
  13. Foi fantástico! Continua eu adorei e adoro a tua dedicaçao.

    ResponderEliminar
  14. Adorei conhecer todos estes nomes. Fantastico!!! Que venham mais. Feliz Ano Novo

    ResponderEliminar
  15. S Sousa31/12/18

    Muito obrigado pelas partilhas. Foi mesmo dedicação. Que venha mais!

    ResponderEliminar
  16. Teresa31/12/18

    Foi o máximo. Muito obrigada. Feliz Ano. E continue com as partilhas pf.

    ResponderEliminar
  17. Graça31/12/18

    Acabou?? Não há mais? Que pena. Foi o máximo.

    ResponderEliminar
  18. Francisco Lopes31/12/18

    Parabens, atingiu os 365.

    ResponderEliminar
  19. Helena Martins31/12/18

    Muito bem. 365 é obra! Parabens e pf continue a publicar mais.

    ResponderEliminar
  20. Eliana31/12/18

    Nem acredito que já acabou. Parabens. Feliz Ano

    ResponderEliminar
  21. Ana Pereira Alves31/12/18

    Quem dera que não terminasse… Parabens. Fico à espera para ver o que vem no próximo ano! Feliz Ano Novo

    ResponderEliminar
  22. E chegou aos 365. Muitos parabens. Foi mesmo uma viagem. Até mais

    ResponderEliminar
  23. Não pensava haver assim tantas. Foi uma viagem sim, de surpresas. Parabens e que tenha um ano muito feliz.

    ResponderEliminar
  24. Rita Carvalho31/12/18

    Muitos parabens. E no próximo ano vai continuar a publicar mais nomes peculiares?

    ResponderEliminar
  25. Michelle Alves31/12/18

    Well done! You did great. That's a lot of dedication to family history. Wishing you a great new year.

    ResponderEliminar
  26. Lucia Lopes31/12/18

    Adorei Adore Adorei. Feliz Ano.

    ResponderEliminar
  27. Paulo Silva31/12/18

    Que trabalhão isto de publicar todos os dias. Muitos parabens. Chegou a meta. Feliz Ano

    ResponderEliminar
  28. Paulo Silva31/12/18

    Foi o máximo. Parabens. E Feliz Ano.

    ResponderEliminar
  29. Susana3/1/19

    Para mim, este desafio fez com que a história da família estivesse na minha mente todos os dias. Por vezes fui procurar informação sobre antepassados por conta de ler os posts diários de nomes. Sempre quis tentar ler o nome primeiro e depois o texto para confirmar. Ajudou me a sentir mais confiança na minha pouca habilidade de ler documentos antigos. Por isto agradeço de coração a sua dedicação. É uma pena não haver mais nomes. Até sempre e bom ano novo.

    ResponderEliminar
  30. Catarina4/1/19

    Não há mais? Fiquei mal habituada lol. Bom ano

    ResponderEliminar
  31. Paula Martins4/1/19

    Também queria ver mais. É um lembrete para me dedicar a este vício.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário