Aldeia de Monsanto, 2007, autor Sacavem |
Seria uma fantástica oportunidade para pisar os mesmos caminhos, "respirar" o ar da sua ancestralidade, tirar fotografias e imaginar como terá sido viver ali à 100 anos atrás ou até quem diz 300 anos!
Escolher uma tarde e visitar um local, de mapa na mão ou GPS, sozinho ou acompanhado, pode tornar-se numa oportunidade sem igual. Poderá ficar a conhecer mais sobre a gastronomia local, inteirar-se do sabor das iguarias e ou apreciar peças de artesanato engendradas pelas mãos das gentes da terra. E poderá ser também uma ocasião para explorar a riqueza patrimonial, ou percorrer as ruas, descobrir rios, campos, vales, colinas, paisagens sem fim.
As fotografias que tirar serão quase como uma celebração desses momentos! São úteis para mais tarde recordar mas também para partilhar com a família ou outros interessados o "encontro" com as suas raízes.
E porque não fazer uma visita "rápida" ao arquivo ou biblioteca local? Os arquivos e bibliotecas municipais às vezes têm tesouros "escondidos". Além de documentos variados sobre o dia a dia do municipio, guardam também monografias e livros sobre a história local e as suas mais famosas "personagens", por Portugal fora. Quem sabe o que podem encontrar! Boas viagens e boas pesquisas!
Sinto-me inspirado para visitar a Guarda. Mas vai levar mais do que uma tarde!
ResponderEliminarQue máximo! Óptima ideia ;) Obg bjs
ResponderEliminarNão tinha pensado nas bibliotecas!! Muito grato.
ResponderEliminar