Abençoado averbamento

Já várias vezes salientei no blogue o quanto os diversos tipos de averbamentos são úteis. O averbamento a que me refiro hoje foi encontrado num registo em que é dado a conhecer que uma das pessoas tinha sido legitimada.


Mas quando é que isso aconteceu? Graças ao averbamento lateral, temos a informação exacta do casamento dos pais, onde muito provavelmente consta a  legitimação ou informação sobre onde encontrar esse registo. E temos ainda a indicação do batismo da mesma pessoa, onde também poderá estar mencionada. Bendito averbamento!


Comentários

  1. Olá, vi suas publicações sobre averbamentos e gostaria de ajuda. Estou procurando a certidão de casamento dos meus avós. Não sei por onde começar. Descobri a pouco tempo, por meio de uma prima distante, que meu avó era Ribeira Brava, Ilha da Madeira. E uma outra prima minha te fez uma consulta e você respondeu.
    Filhos de Augusto Pestana com Isabel de Jesus Pestana:

    Nome Data de Batismo Livro Folha

    Maria 1896-07-19 7120-A 30
    Manuel 1898-04-10 7122-A 23
    José 1900-09-30 7124-A 61
    Agostinha 1905-03-05 7129-A 28
    Ilda 1908-04-19 7132-A 35
    Clara 1909-10-03 7133-A 66 verso
    José 1902-03-09 7126-A 16

    Meus avós vieram para o Brasil entre as décadas de 30 e 40 do século passado. Só tenho os documentos de óbitos dos meus avós e da minha avó está ilegível. Meu avô é o segundo da lista, Manuel. Minha avó faleceu em 1947, aos 47 ou 48 anos, seu nome era Virgínia de Jesus Macedo, sua mãe Virgínia de Jesus e, seu pai Manoel Abreu Macedo, acho, porque está ilegível na certidão.

    Achei interessante a nota sobre os averbamentos. Pode ajudar-me?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda ao blogue Daniele.
      Os dados que passei à sua prima permite continuar a pesquisa dos antepassados de Manoel Pestana. Leia o que escrevi à sua prima nos comentários https://asraizes.blogspot.com/2018/05/ler-os-averbamentos-nao-e-tempo-perdido.html?showComment=1563231021528#c322424325426829123

      Alguns livros de registos da freguesia de Ribeira Brava ainda não estão disponíveis online. Talvez em breve. E o registo de batismo de Manoel Pestana está precisamente no livro de 1898, que ainda não está disponível. A solução é esperar que fique online ou pedir uma cópia ao Arquivo Regional da Madeira.

      Já encontrou o registo de casamento do Manoel com a Virginia?

      Quanto ao registo de óbito da sua avó, posso tentar ler. Deixe o seu contacto de email, e logo que possível entro em contacto consigo.



      Eliminar

Enviar um comentário