Relembrar o uso de "primeiro do nome"

Encontrei uma submissão num site de genealogia que gostaria de partilhar para relembrar o significado da expressão "primeiro do nome" que é tão comum nos registos portugueses.

Ao procurar um José Pais Pereira, reparei numa pessoa chamada "José Primeiro Paes Pereira". Seria um nome fora do comum  mas não digo que não exista. Com todos os nomes que tenho publicado no "Desafio: 365 dias 365 nomes" já aprendi que não é nada impossível ter um nome como 'Primeiro'.


No entanto, não consegui conter a curiosidade e procurei o registo mencionado. Na realidade, a palavra 'primeiro' aparece no texto mas não no sentido de nome. Como se pode ver na imagem abaixo (parte do registo original de batismo do José referido acima), a seguir ao nome temos uma vírgula a separar o nome da criança do resto da frase. Seguidamente temos as palavras 'primeiro do nome'. Esta "expressão" significa que foi o primeiro filho do casal a receber o nome de José.


Boas pesquisas!

Comentários

  1. Helena Martins1/4/18

    É preciso ler com atenção. Tem toda a razão.

    ResponderEliminar
  2. Ana Claudia1/4/18

    Se fizessem isso com o meu nome, eu ia ficar danada. Ia assombrar o "preguiçoso" lol

    ResponderEliminar
  3. Carlos1/4/18

    Não deve ser o primeiro a acontecer isto ;) Quantos mais devem andar por aí

    ResponderEliminar
  4. Tó P1/4/18

    Não sei se ria ou se chore.

    ResponderEliminar
  5. Celeste1/4/18

    Quando surge "segundo do nome" tal significa que o/a "primeiro do nome" faleceu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu diria que na maior parte das vezes o primeiro a receber o nome deve ter falecido. Mas pode haver duas Marias, por exemplo, uma ser chamada de Maria Joaquina e a outra Maria Amelia. E quem diz duas diz tres. Jose Eduardo, Jose Manuel e Jose Francisco. Posto isto é uma questão de pesquisar os obitos e confirmar se o "primeiro do nome" faleceu antes do "segundo do nome" nascer. Boas pesquisas.

      Eliminar
  6. Gabriela29/6/18

    gracias por compartir tus ideas! un abrazo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário