Profissão: Condeceiro

Mais uma profissão que não encontro frequentemente nos registos portugueses: condeceiro.


Uma busca rápida na internet não oferece resultados que expliquem o significado desta profisssão mas na tese publicada por Paula Fernandes em 2015, "Trabalho e Alojamento no Porto nos Finais do Antigo Regime. Estruturas e Dinâmicas Socioeconómicas e Urbanas (1800-1833), indica que se refere ao 'trabalhador em usina de açúcar'.

Mas como apareceu num registo de casamento da freguesia da Vitória, na cidade do Porto em 1884, fiquei a pensar se teria outra definição. Tentei encontrar o significado de 'condeceiro' em dicionários antigos. Não encontrei a palavra 'condeceiro' nem 'condiceiro'. Poderia somente estar escrito de forma um pouco diferente. Não seria a primeira vez...

Mas no "Diccionário da maior parte dos termos homónimos, e equívocos da Lingua Portugueza", de autoria de Antonio Maria do Couto e publicado em 1842, encontra-se o seguinte:


Visto 'condeça' ser um cesto de vime com tampa, feito de vários tamanhos e para guardar roupas e outros objectos, fico a pensar se 'condeceiro' não será a pessoa que faz 'condeças'.
Alguém sabe ao que se refere?

Comentários

  1. Anónimo5/6/17

    Penso que seja o que faz cestos de vime. Não estou a ver uma usina de açúcar na freguesia da Vitória no Porto, mesmo no centro da cidade. Mas se calhar até havia.
    Você encontra cada coisa!
    Abraços
    Carvalho

    ResponderEliminar
  2. Anónimo5/6/17

    Concordo com o Sr. Carvalho. Acho que será fazer as condeças. Desconhecia esta profissão pois nunca encontrei nas minhas pesquisas. Obrigada por partilhar.
    Ana Claudia

    ResponderEliminar
  3. Anónimo6/6/17

    Deve ser quem faz condeças. Nunca encontrei mas faz mais sentido na freguesia da Vitória do que a usina de açucar.
    Antonio Moreira

    ResponderEliminar
  4. Anónimo27/10/22

    Possuo um cartão de visita de José Lopes Gonçalves * Oficina de Condeceiro * Rua de S. Miguel * Porto. Quando não existiam ainda Recibos, os cartões de visita eram muitas vezes utilizados para esse efeito. O cartão em questão, datado de 23 de Julho de 1895, faz referência ao recebimento de 1.400 Réis por 2 Roupeiros.
    Alberta Marante

    ResponderEliminar

Enviar um comentário