E quando são 4?

Ainda hoje o nascimento de quatro gémeos é um acontecimento raro. Por isso não admira que tal virasse notícia. Já encontrei vários batismos de gémeos mas ainda não tinha encontrado "quadrigémeos".

Assim, em 1863, quatro gémeos tornaram-se notícia no Porto. Admito que a curiosidade foi maior do que eu. Não resisti ver se o artigo de jornal estava correcto. Embora o artigo não refira o nome da mãe, os dados mencionados são suficientes para procurar os batismos destas crianças. E eis que nos registos de batismo podemos ler que estas 4 crianças eram filhos de Maximiano de Alcantara Machado e de Maria da Gloria Mesquita Machado, moradores na Rua do Laranjal; um casal que já tinha mais filhos nesta altura.

in Jornal do Porto, 26 Janeiro 1863

Será que já sabiam que seriam quatro? Ou terá sido completamente inesperado? Os gémeos Isabel, Alfredo, Adolfo e Virginia nasceram entre as 8 horas da noite de 24 de Janeiro e as 3 horas da manhã do dia seguinte. À espera ou não, foi de certo um caso inédito.






Comentários

  1. Anónimo23/11/16

    Quatro? Naquela altura? Isso deve ter sido complicado. Coitada da mãe. Com a diferença de horas de certo que não foi cesariana... Foi parto natural. Coitada mesmo. Será que sobreviveram??
    bjs Beta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desconheço se estes quatro gêmeos chegaram a vida adulta. Também me senti pela mãe Maria da Glória pois não deve ter sido nada fácil. Conhece mais algum caso em Portugal?

      Eliminar
    2. Alice Santos18/7/18

      Coitada da senhora. Ter quadrigemios naquela altura deve ter sido um pesadelo. Eu tive gemeos e ja foi complicado... Nem da para imaginar.

      Eliminar

Enviar um comentário