Uma janela para o passado!

Na pesquisa de ancestrais, encontrar fotografias daqueles que já cá não estão é sempre uma surpresa muito bem vinda! Talvez seja um familiar que ainda as tenha bem guardadas ou então descobrem-se por acaso junto de papeis e outras coisas que o tempo já esqueceu.

No entanto, a fotografia traz para o presente aquilo que talvez os nossos olhos nunca viram. Ou melhor ainda, quem nunca conhecemos. Sozinha, a fotografia torna-se uma verdadeira janela para o passado, um bem precioso tantas vezes esquecido! Hoje é o Dia Mundial da Fotografia. Dê uma olhadela pelas suas gavetas, caixas ou outros sítios esquecidos. Talvez encontre uma fotografia esquecida de alguém que faz parte da sua história. Ou, talvez encontre um mistério para resolver.

Amelia e Manuel dos Santos. Fotografia: © Adilia Mata (2016). Todos os direitos reservados.
Aqui fica uma das fotografias mais antigas que tenho. Os meus bisavós Manuel Francisco dos Santos, nascido em 1868 e Amélia Sabina dos Santos, nascida em 1866, ambos da cidade do Porto.

Toda a sua vida o Manuel foi serralheiro. Era o mais novo de 13 irmãos. E ficou a morar depois de casado, perto dos seus pais, na mesma rua onde tinha nascido: Rua de Serralves, em plena cidade do Porto. Faleceu novo, somente com 54 anos, de tuberculose pulmonar. A Amélia faleceu mais tarde, já com 71 anos de idade, de colapso cardíaco. Tiveram oito filhos, dos quais cinco sei que chegaram à idade adulta.

Para mim, uma fotografia é mais do que um pedaço de papel. É uma janela para o passado! Nenhum outro documento consegue dar a conhecer o passado da mesma forma. Todos os registos que encontrei sobre esta parte da minha familia dão a saber as mais variadas informações que há muito estão perdidas das memórias dos ainda presentes mas a fotografia... A fotografia abre uma janela sobre o passado desconhecido e esquecido e dá a conhecer mais do que nomes e datas, ruas e ocupações.  Eu vejo a minha avó na expressão da minha bisavó Amélia. E penso, que mais terá ela herdado?!

Boa sorte nas suas pesquisas. Feliz Dia Mundial da Fotografia. Que encontre muitas "janelas"!

Comentários

  1. Anónimo21/8/16

    Encontrei treze "janelas" nas minhas caixas de coisas antigas. Muito obrigada pela ideia.
    Alice Sousa

    ResponderEliminar
  2. Anónimo25/8/16

    Me lembrei que tinha uma caixas com coisas muito antigas mesmo e fui procurar. Encontrei. Tenho agora 5 fotos que nem me recordava que existiam. Obrigada pela ideia. Filipe

    ResponderEliminar
  3. Sejam bem vindos Alice e Filipe,
    Não vejo melhor forma de comemorar o Dia Mundial da Fotografia do que encontrar fotografias esquecidas, dando-lhes outra "vida" ;)
    Boas pesquisas,
    Adilia

    ResponderEliminar
  4. Anónimo31/8/16

    What a lovely idea! x Lani

    ResponderEliminar
  5. Anónimo14/9/16

    What a nice idea! Thanks for the suggestion. I think I will do it this weekend.
    xx Richard DeSousa

    ResponderEliminar

Enviar um comentário