Qual é o nome?

Assim fica mesmo difícil! Todos nos esquecemos de coisas, é certo. Mas encontrar um registo de batismo neste estado não ajuda nada na pesquisa de ancestrais. Como se pode ler abaixo:

"Em quatorze dias do mes de Jan.ro de mil e seiscentos
e oitenta et sinquo Baptizei a _________ f.a de
An.to Glz et sua m.er Izabel João "

Batismo em 1685 Casal de Cinza, concelho da Guarda

E como descobrir qual era o nome desta criança? Deixo aqui algumas sugestões:

a) Será que a criança faleceu pouco depois do batismo e por isso não se considerou importante completar o registo?! O livro de registo de óbitos poderá ter a resposta.
b) Encontrar os registos de batismo de todos os filhos do casal.
c) Procurar os registos de casamento e óbito dos filhos pelo nome dos pais. E digo óbitos por duas razões: os filhos podem ter falecido durante a infancia, e por isso não haverá registo de casamento; e ainda, porque podem não ter casado!
d) Comparar os nomes e datas para descortinar a qual dos filhos se pode atribuir o batismo sem nome. 
e) Verificar se existe um rol de crismados disponível para as datas de interesse na freguesia em questão. Nessa lista, procure por local e depois pelo nome dos pais. 


É necessário ter ainda em consideração o seguinte:
  • Os dados nos registos diferem de época para época, e nesta altura não era comum indicar as idades quer nos registos de casamento quer nos registo de óbito. 
  • Esta criança sem nome pode ter casado e ou falecido noutra freguesia. Asssim será útil ter em atenção nos registos paroquiais quais as freguesias mencionadas com frequencia. Os pais podem ter mudado de residencia ou então um ou mais filhos do casal pode ter mudado de freguesia, e as freguesias aludidas repetidamente estabelecem uma espécie de padrão de migração. E quando um membro da família fixa a sua residencia noutra freguesia, outros membros da familia podem juntar-se a ele/ela e aí criar raízes.
  • Se a criança sem nome fosse um menino, e a época fosse nos finais do séc. XVIII, poderia consultar-se os cadernos de recenseamento de mancebos, pelo nomes dos pais.
  • Só um trabalho de pesquisa rigoroso pode ajudar a encontrar o nome das crianças em estudo.
Boas pesquisas e se pensar em mais sugestões, partilhe!

Comentários

  1. Anónimo8/9/16

    Não há maneira de descobrir o nome?
    Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ricardo,
      Penso que pesquisar os registos de casamentos e óbitos permitiria descobrir filhos deste casal que tenham falecido em criança e que tenham chegado a idade adulta. E depois seria comparar com os registos de batismo para saber a qual dos filhos se refere este batismo sem nome. Mas basta que uma das crianças case ou faleça noutra freguesia para complicar isto ainda mais. E, como nesta altura não se costumava fazer referência a idades quer em casamentos quer em óbitos, fica mais complicado, e por vezes impossível, descobrir com toda a certeza qual o nome. Poderia ainda recorrer a lista de crismados. Se pensar noutra forma, partilhe. Boas pesquisas.

      Eliminar

Enviar um comentário