Dicionários Corográfico, Hidrográfico e Orográfico, 1878

Partilho hoje o link de acesso online a um dicionário que pode ser uma ferramenta muito útil para descobrir onde ficava aquela freguesia ou local que encontramos num documento mas não fazemos ideia onde fica. Agostinho Rodrigues de Andrade publicou o Dicionário corográfico do reino de Portugal, em 1878 e está disponível no site da Biblioteca Nacional de Portugal. É só seguir o link abaixo.


Pessoalmente aprecio muito deste dicionário! E esta estima nasceu há anos atrás quando apareceu num registo de um amigo que o seu antepassado era natural da "freguesia de Sam Lourenço d'Asmes", sem informação alguma do concelho ou distrito respectivo.



Mas, não foi o fim das pesquisas. No volume disponível no Arquivo Distrital do Porto descobri que São Lourenço de Asmes pertencia ao concelho de Valongo, no distrito do Porto.



E rapidamente descobri tratar-se do antigo nome da freguesia de Ermesinde, no concelho de Valongo, ao consultar o Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais.

É de notar ainda que no dicionário hidrográfico encontramos uma descrição muito completa de rios, ribeiras e ribeiros. E no dicionário orográfico temos uma descrição das principais serras do país. O que pode ser útil se toda a informação da naturalidade de um ancestral for o nome de uma serra!






Comentários