Argoncilhe e os seus lugares

Argoncilhe é uma vila e freguesia do concelho de Santa Maria da Feira. Fica situada a norte do distrito de Aveiro, nos limites do distrito do Porto. Tem o orago de São Martinho.

Através dos registos paroquiais é possível criar uma imagem parcial de como Argoncilhe seria no passado. A indicação frequente da profissão de lavrador e jornaleiro mostra a actividade económica principal nos tempos idos e coloca na nossa mente imagens de terras lavradas, colheitas e campos à esquerda e à direita.

No entanto, uma outra actividade, desta vez ligada às madeiras, surge repetidamente como profissão nos paroquiais desta freguesia no século XVIII: pregueiro. Talvez o fabrico de pregos e cravos para a tanoaria e construção e construção naval tenha originado um número tão significativo de pregueiros.

Segue uma lista dos lugares desta freguesia com o intuito de ajudar a reconhecer e decifrar a leitura dos assentos paroquiais, com a grafia usada em tempos idos entre parênteses:



Aldriz ~ Argoncilhe ~ Bocas (Vocas, Boccas) ~ Camalhões (Camalhoens) ~ Carvalhal ~ Casal ~ Casinhas ~ Chamusca ~ Grijo ~ Igreja ~ Minhoteira ~Moinhos (Munhos) ~Monte ~ Ordonhe ~ Pereira ~ Poças ~ Quintã (Quintam) ~ Ramil ~ Ribeira da Venda ~ Roçadas (Rossadas) ~ São Domingos ~ Senhora do Campo ~ Serzedelo ~ Souto ~ Toqueiras ~ Vendas de Grijo ~ Vendas de Pereira




Existem as seguintes falhas nos assentos desta freguesia, mas ainda não encontrei até à data explicação para tal falha:

Batismos 1719-1736
Casamentos 1716-1737
Óbitos 1720-1740

Comentários

  1. Sou neto de José Inácio da Silva, filho de António Ignácio da Silva e Maria Lopes Pereira, com batismo realizado em 28 de janeiro de 1906 na paróquia de são Martinho, Argoncilhe, conselho da Feira, diocese do Porto. Nascido em 24 de Janeiro de 1906. Passaporte português numero 1685 de distrito de Aveiro emitido em 03 de junho de 1925. Não consegui encontrar imagem de passaporte de entrada no rio de janeiro , Brasil nos Cartões de Imigração no site do familysearch.or. Busco raizes de meu av^pelos nomes dos irmãos dele; Manoel , Henrique, Emilia Lopes Pereira e Celestina Lopes Pereira. Obrigado por qualquer ajuda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo ao blogue. Antes de mais, parabéns pelo que já encontrou. Eu tenho um interesse especial pela freguesia de Argoncilhe, pois tenho antepassados nesta freguesia, mas todos antes de 1765 ;)

      Quanto às sua perguntas:
      - As coleções de Cartões de Imigração no Brasil podem ainda não estar completamente indexadas. É uma questão de persistir.
      - Já pesquisou a entrada no Brasil no site do Museu da Imigração no Brasil? http://www.inci.org.br/acervodigital/ tem um acervo extenso :)
      - Procure as raizes do seu avô e irmãos nos registos paroquiais da freguesia de Argoncilhe. Os registos paroquias estão no Arquivo Distrital de Aveiro com datas extremas de 1677 a 1911. https://digitarq.adavr.arquivos.pt/details?id=1095584
      O registo de batismo do José Inácio indica que os pais eram naturais e casaram na mesma freguesia. Eu começaria por procurar o casamento dos pais, ou seja, dos seus bisavós. E em seguida os batismos dos filhos deste casal.
      Boas pesquisas

      Eliminar
    2. Apesar de no registo de batismo do José indicar que os pais eram ambos naturais da freguesia de Argoncilhe, o registo de casamento revela algo diferente. Veja a imagem numero 39 no livro de casamentos do ano de 1898 da freguesia de Argoncilhe https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1189845

      Casaram em 24 Dezembro 1898, na freguesia de Argoncilhe, Feira.
      O Antonio Ignacio da Silva tinha 18 anos, solteiro, jornaleiro, natural de Canedo, Feira, onde foi batizado, e morador na freguesia de Argoncilhe. Filho legitimo de José Antonio da Silva e Rosa Pinto, ambos naturais da freguesia de Canedo.
      A Maria Lopes Pereira tinha 22 anos, solteira, jornaleira, natural da freguesia de Argoncilhe, onde foi batizada e moradora. Filha legitima de Jose Lopes Pereira, natural de Argoncilhe, e de Bernardina Francisca, natural de Sanguedo.

      Eliminar
    3. O filho mais velho chamava-se Manoel, nascido a 29 de Novembro de 1899. Pode ver o registo de batismo dele na imagem numero 99. https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1189837

      Eliminar
  2. Muito obrigado pelas informações acima! Muito feliz pelo seu feito! Estou a pesquisar inclusive no Exercito pois meu tio-avo Manuel, que incrivelmente voce encontrou o registro,que não há averbação de morte no registro, que parece faleceu por participação em guerra.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário