Expostos de Estremoz: da Roda ao Hospício

No dia 6 de Junho abriu ao público a exposição intitulada  “Expostos de Estremoz: Da Roda ao Hospício”. Encontra-se na Sala de Exposições do Arquivo Municipal de Estremoz até ao dia 31 de Dezembro deste ano.

No site da camara municipal pode ler-se ainda o seguinte:
Em Portugal, o abandono de crianças foi objetivo de preocupações legislativas desde o século XVI. A 10 de Maio de 1783 o Intendente da Policia, Pina Manique, mandou criar as Rodas para com elas poder impedir a morte de muitos enjeitados. Assim, na Roda eram depositadas tanto crianças cujos pais eram pobres, como crianças indesejadas.

A extinção gradual das Rodas, em Portugal, deu-se com o Decreto de 21 de Novembro de 1867, substituindo-as por hospícios.

O Arquivo Municipal tem à sua guarda um grande volume de documentação sobre a temática dos expostos, dando a conhecer os estabelecimentos que em tempos existiram para acolher as crianças abandonadas do Concelho.

Faz parte desta exposição um conjunto significativo de documentos que se revestem de um valor especial por serem dotados de uma forte carga emotiva e simbólica.


Comentários