"Cartões de Imigração" em São Paulo, 1902-1980

Índices e fichas de registos de estrangeiros com residência no estado de São Paulo, Brasil estão disponiveis na colecção Brasil, São Paulo, Cartões de Imigração, 1902-1980 no site familysearch.org. Estas fichas foram produzidas pela Secretaria de Segurança Pública e fazem parte do Arquivo Público do estado de São Paulo.

Trata-se de um projecto em evolução, em que os índices e as imagens são publicadas à medida que estão disponíveis. Até à data, esta colecção apresenta mais de 4.000.000 imagens! Boa sorte nas suas pesquisas!


Albino Pinto Ozório, nascido em Campelo, Baião em 1887. Filho de Joaquim Pinto Ozório e Brizida Amélia da Paixão.

Comentários

  1. Anónimo30/8/16

    Obrigada pelos links.
    Lu x

    ResponderEliminar
  2. Já tentou aceder a esta informação fora do family search com sucesso? Como o acesso ao family search é pago, tentei procurar directamente nos sites do estado brasileiro, mas ainda não consegui nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja bem vinda ao blog! O acesso ao familysearch é gratuito. Ao clicar no link que coloquei acima a Rute terá acesso directo à colecção de cartões de emigração em relação a São Paulo. Basta colocar o nome que procura e depois analisar os resultados. Ao clicar no nome que pretende, terá acesso aos dados e imagem, mesmo sem entrar no sistema com uma conta no familysearch. Ou seja, tem acesso a todos os dados sem conta.

      Neste caso, o beneficio de ter uma conta no familysearch, que é gratuita, é que você pode ver se o registro está anexado a alguém e a quem está anexado na Árvore Familiar. A partir daí pode entrar em contacto com as pessoas que anexaram os registros às suas árvores e trocar informações.

      Se precisar de ajuda, coloque aqui o que procura. Tentarei responder assim que possivel.

      Eliminar
  3. Gostaria muito de saber sobre meus avós paternos que vieram de Lisboa para cá em 1909 +ou - e não se soube mais sobre eles. Seus nomes: Manoel Vicente dos Santos Oliveira e Rosalina Tavares de Oliveira. Antes eles moravam na freguesia do Campo dos Mártires da Pátria, em Lisboa - Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Campo dos Martires da Patria é uma rua em Lisboa, não é uma freguesia. Campo dos Martires da Patria ficava na freguesia da Pena, concelho de Lisboa.
      Acho que ainda hoje transcrevi, num grupo de interajuda de genealogia no Facebook, um registo de nascimento de um Diamantino, filho de Rosalina Tavares de Oliveira, nascido em Lisboa mas registado em Albergaria a Velha pela tia da mãe dele em 1911. Já encontrou mais documentos da Rosalina?

      Eliminar
  4. Gostaria de saber sobre o Sr Joaquim Pinto da Loja filho de Adelino Pinto da Loja e Amélia Isabel Conceição a Sra Amélia era de Arouca Portugal Sr Joaquim casou-se em Santos mais ou menos 1940/1943. Já encontrei uma irmã de nome Albertina Pinto Loja que emigrou em 1942 para Santos. Do Sr Joaquim Pinto da Loja não encontro nada .Onde posso encontrar mais informações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já pesquisou no site familysearch.org? Coloque "Pinto da Loja" em sobrenomes e Joaquim no campo destinado ao nome e terá vários resultados de registos quer de emigração quer do registo civil do Rio de Janeiro. Boas pesquisas!

      Eliminar
    2. Anónimo31/5/22

      Olá,sim já fiz todo o processo de pesquisa no Famíly Search encontrei vários "Joaquina" vindo de Portugal menos o Joaquim que eu procuro

      Eliminar
    3. Pinto da Loja não é uma combinação comum. Já encontrei essa combinação em algumas freguesias de Vila Real, Portugal. Onde encontrou documentos de emigração da irmã Albertina?

      Eliminar
    4. Onde encontrou a informação que a "Sra Amélia era de Arouca"? Eu tenho notas de um casamento de um Adelino Pinto da Loja, de 19 anos, natural de Barqueiros, Mesão Frio, Vila Real, Portugal com Amelia Isabel, de 26 anos, natural também de Barqueiros, Mesão Frio, Vila Real, Portugal. Ele era filho de Bernardo Pinto da Loja e Maria da Conceição e ela era filha de Domingos Pereira Guedes e Ana da Conceição. No registo de casamento em 25 de Dezembro de 1911 indica que tiveram dispensa de impedimento de consanguinidade de segundo e terceiro grau. Tinham avós e bisavós em comum. Ou seja, eram primos.

      Eliminar
    5. Os pais também emigraram? Já procurou os registos de passaporte e processos de passaporte para o Adelino ou a Amelia no arquivo distrital? O filho Joaquim podia ser ainda menor quando emigraram e ter ficado agregado como acompanhante no registo de passaporte de um dos pais.

      Eliminar
    6. Ou até pode estar agregado ao passaporte de outro familiar como acompanhante, se era menor. Por exemplo, tio, primo, etc.

      Eliminar
    7. Anónimo23/11/22

      Oi Sra Adilia,como faço pra ter acesso a essa nota de casamento do Adelino e da Amélia Isabel,eu descobri um batismo de uma filha deles que nasceu em maio de 1912,que é a Albertina.

      Eliminar
    8. A nota é uma anotação minha quando consultei os livros de casamentos a pesquisar para outra pessoa. O apelido "da Loja" é incomum e por isso anotei para quem sabe tentar entender de onde vem esse apelido. Pura curiosidade pela origem do apelido!

      Os registos com data posterior a Março de 1911 ainda não estão disponíveis online no Arquivo Distrital de Vila Real. É possível que ainda estejam na conservatória. Mas pode pedir uma cópia do registo à Conservatória do Registo Civil de Mesão Frio. Basta pesquisar no google os contactos e enviar um email com os dados.

      Pode perguntar ainda ao Arquivo Diocesano de Vila Real por uma cópia do casamento religioso ou ver no catálogo do site FamilySearch se já está disponível.

      A coleção de registos no FamilySearch pode estar restrita por razões contratuais entre o arquivo e o Familysearch para ser visualizada somente num centro da história da família. Pode ver aqui se há um desses perto de si: https://www.familysearch.org/centers/locations/

      Boas pesquisas!

      Eliminar
    9. Acrescento ainda que nas minhas notas o registo de casamento é o numero 10 do ano de 1911.

      Eliminar
    10. Anónimo23/11/22

      Muito obrigado Sra Adilia vou continuar pesquisando.

      Eliminar
  5. Olá bom dia sou usuária do site familysearch. Lá encontrei o cartão de imigrante do meu avô paterno, porém não achei nada sobre minha avó que venho com ele como posso fazer. Nome do avô Mauricio Celeste nome avó Farida Celeste

    ResponderEliminar

Enviar um comentário