"Cartões de Imigração" no Brasil

Índices e imagens de fichas consulares criadas por consulados brasileiros, em vários países do mundo, numa colecção intitulada de Brasil, Cartões de Imigração, 1900-1965, está disponível no site familysearch.org. Estas fichas consulares eram apresentadas no porto de entrada por estrangeiros a visitar ou imigrar para o Brasil. E estão recolhidas no Arquivo Nacional no Rio de Janeiro.

Trata-se de um projecto em evolução, em que os índices são publicados à medida que estão disponíveis. Contém já mais de 3.900.000 imagens.

O meu primo Basilio Francisco dos Santos, nascido no Porto, emigrado no Brasil.


Comentários

  1. ola só gostaria de saber desde que período estes registros existem...
    estou atrás de meu trisavô que deve ter vindo para o Brasil com D João VI com 21 anos
    pois a certidão de nascimento que consegui em Viana do Castelo é de 1787
    e a certidão de casamento, já na Bahia, e que tambem já tenho, é de 1822.
    este período não sei nada, onde e como viveu, cartões de imigração, fichas de registro
    de estrangeiros, e tambem nem sei onde conseguir ...
    acho que no período nem existia, mas como ele saiu de Portugal?
    nome: DOMINGOS JOSÉ DE BRITO nascido em Sabadim, Arcos de Valdevez.
    grata (meu nome todo: maria luiza britto nabuco de caldas)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente Maliza a coleção que refiro acima é só de 1900 a 1965. Os registos das datas que lhe interessam podem não ter sobrevivido... mas contacte o arquivo de Viana pois podem ter dados que ainda não estão online. E a sua hipótese de ter sido clandestino pode ser válida também. Desejo-lhe boa sorte!

      Eliminar
  2. E para os imigrantes que vieram em 1890 ? Estou a procurar mais informações sobre certidão de nascimento de minha Bisavó Laura Candida dos Santos que tem entrada no Porto do Rio de Janeiro no Vapor Ville de Montevideo em 05 de julho de 1890 , vinda de Lisboa com 13 anos acompanhada do pai e 2 irmãos .

    ResponderEliminar
  3. Ola, uma vez entrei num site e podia ver os cartoes de imigracao, modificar datas e porto, porèm nao encontro. Preciso encontrar o cartao do meu bisavo que chegou no Porto do Rio de janeiro, 09/10/1922, alguèm poderia me ajudar? Ele se chamava Casemiro Augusto. muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veja o que está disponível no site FamilySearch. E que recursos existem para emigrantes no Rio de Janeiro para essa data. Boas pesquisas.

      Eliminar

Enviar um comentário