Diário da Grande Guerra: testemunhos portugueses

Às vezes, olhando para trás, acho que a participação portuguesa na Primeira Grande Guerra foi mais do que esquecida. Às vezes, penso se não terá sido quase intencional "esquecer"!

O Centenário da Grande Guerra parece estar a trazer à lembrança a parte que Portugal teve e a forma como "pagou" essa participação, com esforço, sacrifício e vidas. Foi com um sabor amargo que li partes do Diário da Grande Guerra, disponível no site electrónico da Biblioteca Nacional de Portugal. O Diário está organizado de forma a dar acesso às notícias da guerra nos jornais diários de há 100 anos atrás, além de partilhar testemunhos de alguns portugueses que "respiraram" os acontecimentos deste conflito nas linhas de combate.

extracto do jornal "O SECULO" , 6 de Março de 1915, texto de Antonio Lusitano

Descubra os recursos e vários testemunhos que este projecto coloca ao nosso dispôr em formato digital. Quem sabe, se um dos combatentes é seu "conhecido"!


Comentários

  1. Anónimo31/8/16

    Still trying to translate this one. Does this mean access to newspapers from that time? I'll check later. x Carol DaSilva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Carol,
      Yes, the idea was to access the newspapers that had war announcements, news etc and make it a sort of war journal. Let me know if need help translating any post. Adilia

      Eliminar

Enviar um comentário