As freguesias de Sabrosa

                                       Apeadeiro de Gouvinhas, autor Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGALCC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons


O código administrativo de Julho de 1835 e, subsequentemente, o código de Dezembro de 1836, consolidam a divisão administrativo do reino de Portugal em distritos, subdividindo-se em concelhos, e estes últimos em freguesias. O concelho de Sabrosa foi criado por decreto lei em Novembro de 1836. 

Segue uma lista das freguesias do concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, com os seus lugares, aldeias e arruamentos mencionados nos registos paroquiais. Entre parentesis partilho outras grafias (em especial a arcaica) ou a denominação para a mesma localidade. Se encontrar mais algum nas suas pesquisas, deixe um comentário e será adicionado a esta lista.


Celeirós
O orago era São Pedro.
Lugares: Celeirós.

Covas do Douro
Fez parte do concelho de Vila Real e em 1852 passou para o concelho de Provesende. Quando este foi extinto em 1853, foi integrada no concelho de Sabrosa. Judicialmente pertenceu sempre à comarca de Vila Real. O orago era São João Batista.
Lugares: Casa da Guarda, Chanceleiros, Covas do Douro, Donelo, Ferrão, Gontelho, Oliveirinha, Pesinho (Pezinho), Poça, Sopas, Trancada, Vale de Figueiras.
São mencionadas as seguintes quintas: Quinta da Boavista, Quinta da Cachucha, Quinta do Espinhal, Quinta da Formigosa, Quinta da Vista Alegre, Quinta das Portas, Quinta Nova.

Gouvães do Douro
Foi sede de concelho que após a sua extinção em Novembro de 1836, passou a pertencer ao concelho de Provesende. Quando este foi também extinto em Dezembro de 1853, foi integrada no concelho de Sabrosa. O orago era Nossa Senhora dos Anjos.
Lugares: Bateiras, Gouvães do Douro (Goivaes, Gouvaens), Pinhão (Pinham).
É mencionada a Quinta da Casa Nova.

Gouvinhas
Pertenceu ao concelho de Provesende até este ser extinto em Dezembro de 1853, passando então a fazer parte do concelho de Sabrosa. O orago era Santa Maria Madalena.
Lugares: Abrecovo, Gouvinhas, Ordonho. 
É mencionada a Quinta da Costa.

Paços (Passos)
O orago era Santa Maria.
Lugares: Assento (Assento de Paços), Fermentões, Paços (Passos), Sobrados, Tapada, Vilela (Villela).

Parada de Pinhão
Foi sede do extinto concelho de Parada de Pinhão, e passou a fazer parte do concelho de Vilar de Maçada, este também extinto em Dezembro de 1853, data em que passou a integrar o concelho de Alijó. Finalmente, em Outubro de 1855, a freguesia de Parada de Pinhão passou a pertencer ao concelho de Sabrosa.
O orago era Nossa Senhora da Conceição.
Lugares: Balsa (Balça), Parada de Pinhão, Vale de Agodim (Vale de Agudim), Vilarinho.

Paradela de Guiães
O orago era Santa Comba.
Lugares: Paradela de Guiães.

Provesende
Foi sede do concelho de Provesende, extinto em Dezembro de 1853, ao qual tinha já tinha sido anexado em Novembro de 1836 o extinto concelho de Gouvães do Douro. E desta forma, em 1853 o concelho de Provesende passou a fazer parte do concelho de Sabrosa. Por vezes o nome da freguesia aparece escrito com z em vez de s (grafia arcaica), Provezende.
O orago era São João Batista.
Lugar: Provesende.

Sabrosa
A povoação de Sabrosa fazia parte da freguesia de São Martinho de Antas até 1826 quando foi criada como freguesia. 
O orago era Divino Salvador, por vezes mencionado somente como Salvador ou São Salvador.
Lugares: Sabrosa.
É mencionada nos registos paroquiais a Roda dos Expostos para o conelho de Sabrosa, cujo fundo documental se encontra à data disponível nas instalações do Arquivo Municipal de Sabrosa (28 Julho 2024).

São Cristovão do Douro
Pertenceu ao concelho de Gouvães do Douro até à sua extinção em Novembro de 1836. Nessa altura passou a fazer parte do concelho de Provesende, extinto em Dezembro de 1853, passando a integrar o concelho de Sabrosa.
O orago era São Cristovão.
Lugares: Fontão, Orgueiras, São Cristovão.

São Lourenço de Ribapinhão
Fez parte do concelho de Vilar de Maçada até este ser extinto em Dezembro de 1853, quando passou a integrar o concelho de Alijó. Passou para o concelho de Sabrosa em Outubro de 1855.
O orago era São Lourenço.
Lugar: Arcã (São Gonçalo de Amarante de Arcã), Delgada, Paredes Nossa Senhora da Purificação de Paredes), São Lourenço, Saudel (Nossa Senhora da Saúde de Saudel, Senhora da Saúde), Vilar de Celas.

São Martinho de Anta
O orago era São Martinho.
Lugares: Anta, Garganta, Queda, Roalde, São Martinho de Antas (São Martinho).

Souto Maior
O orago era Santa Comba. 
Lugares: Feitais e Souto Maior.

Torre do Pinhão
Fez parte do concelho de Vilar de Maçada até este ser extinto em Dezembro de 1853, passando então para o concelho de Alijó. Pouco mais tarde, em Outubro de 1855 passou a integrar o concelho de Sabrosa. O orago é São Tiago.
Lugares: Pinhão Cel (Pinhãocel), Souto, Torre do Pinhão (Torre).

Vilarinho de São Romão
O orago era São Romão.
Lugares: Levadas, Paradelinha (Paradellinha), Vilarinho de São Romão (Vilarinho).


Comentários