As freguesias de Peso da Régua

 
Miradouro de São Leonardo da Galafura, autor TurismoenportugalCC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Segue a lista das freguesias do concelho de Peso da Régua, distrito de Vila Real, com os seus lugares, aldeias e arruamentos mencionados nos registos paroquiais. Entre parentesis partilho outras grafias (em especial a arcaica) ou a denominação para a mesma localidade.

Se encontrar mais algum nas suas pesquisas, deixe um comentário e será adicionado a esta lista.


Canelas
Freguesia criada somente em 1976*, com território da freguesia de Poiares. 
O orago era Nossa Senhora das Candeias.

Covelinhas (Covellinhas)
Pertenceu ao concelho de Canelas, até à extinção deste em Dezembro de 1853, quando passou para o concelho de Peso da Régua. O orago era Santa Comba.
Lugares: Covelinhas (Covellinhas).

Fontelas
O orago era São Miguel.
Lugares: Brunhedo, Caldas, Estremadouro, Moreira, Mourinho, Nogueira, Outeiro, Paço, Palheiros, Penedo da Areia, Portela, Quelho, Quintã, Ranha, Rossio (Rocio), Souto.

Galafura
Pertenceu ao concelho de Canelas, passando para o concelho de Peso da Régua em Dezembro de 1853. O orago era São Vicente.
Lugares: Galafura.

Godim
Godim foi vila e sede de concelho próprio, extinto em Novembro de 1836. Passou então passa a integrar o concelho de Peso da Régua, criado pelo mesmo decreto. Judicialmente, Godim pertencia em 1839 à comarca de Vila Real e, em 1852 pertencia à comarca de Peso da Régua. O orago era São José. Lugares: Ariz, Caldeiras, Cederma (Sederma), Costa do Vale, Coval, Covas, Covinhas, Godim, Lages, Lodeiro, Lousada (Louzada), Mera, Olival Basto, Paço, Pereira, Quatro Caminhos, Quintã, Ribeira do Rodo, Rodo, Salgueiral, Santinho, Seara, Sergude, Soalheira, Souto, Vale.

Loureiro
O orago era São Pedro.
Lugares: Barco, Bogalheira, Cabo da Vila, Cales (Calles), Caldeiras, Calvário, Gervide, Granja, Marvão, Outeiro, Paradela, Paredes, Pinheiro, Reguengo, Ribeira, Romezal, Roupeiro, Sequeirós, Sobre Igreja, Torre, Travassos, Vale.

Moura Morta
O orago era Santa Comba.
Lugares: Cruz, Fonte, Moura Morta, Nostim, Pedreiras, Ponte Cavalar, Pulgeiros (Polgueiros), Polgeiros de Baixo, Polgeiros de Cima, Silvares, Vila Nova.

Peso da Régua

Peso da Régua têm origem em duas povoações distintas: Peso e Régua, vinculadas por volta da metade do século XVIII, criando assim a vila de Peso da Régua. Quando as duas povoações foram vinculadas, foi reconstruída a matriz de São Faustino (1750-1760). Até essa altura, o território pertencia aos julgados de Penaguião e Poiares.
Mais tarde, por decreto em Novembro de 1836, Peso da Régua deixa de ser uma freguesia do concelho de Santa Marta de Penaguião, e passa a cabeça de concelho, tomando para si as freguesias de Sedielos, Fontelas, Moura Morta, Loureiro e Godim.
Com a extinção em Dezembro de 1853 do concelho de Canelas, foram anexadas ao concelho de Peso da Régua as freguesias de Covelinhas, Galafura, Poiares e Vilarinho dos Freires.
NOTA: No período de tempo em que o concelho de Santa Marta de Penaguião esteve extinto (26 de Setembro de 1895 a 13 de Janeiro de 1898), estiveram anexadas ao concelho de Peso da Régua sete freguesias do concelho de Santa Marta de Penaguião. 
O orago era São Faustino.
Lugares:

Poiares
O orago era São Miguel.
Lugares: Bajanca, Canelas, Estrada, Poiares, Quinta da Ribeira, Quinta Velha, Seara, Vila Seca. 
 
Sedielos
O orago era Santa Maria.
Lugar: Aldarete, Amial (Ameal), Arrabalde, Assureiras, Boavista, Cale (Cal), Carvalho, Corujeira (Corugeira), Cóvo, Devesa, Ermida, Ferraria, Fontainhas, Igreja, Lama, Outeiro, Outeira da Serviçaria, Passos, Ponte da Várzea, Ponte de Fraga, Quintã, Ramadas, Raposeira, Revolta, Sá, Santa Cruz, Sermanha, Sete Fontes, Sobrado, Sobre a Fonte, Telhado, Torre, Tojeira, Toutezo, Valbom, Vinhós. 

Vilarinho dos Freires
Pertenceu ao concelho de Canelas até à extinção deste em Dezembro de 1853. O orago era Nossa Senhora das Neves.
Lugares: Alvações do Tanha, Barreiro, Escavedas, Granja, Paredes, Pitarrela, Presegueda (Pregegueda), Santo Xisto, Vilarinho dos Freires. É mencionada a Quinta da Firvida. 

Vinhós
Freguesia criada por decreto lei em 1933, com território da freguesia de Sedielos.



-----------------------------------------------

*Segundo informação recolhida na Junta de Freguesia da União de Freguesias de Poaires e Canelas em 25 de Julho de 2024.


Comentários