Nasceu o tombo.pt

O sítio electrónico tombo.pt surge como iniciativa privada para fomentar e tornar mais simples e fácil a pesquisa de ancestrais em Portugal. É de acesso gratuito e na realidade, este sítio pode vir a tornar-se numa ferramenta, ou seja, num recurso bastante útil para quem quer descobrir as suas raízes.

Portugal tem um extraordinário número de registos que, quando digitalizados, temos acesso através dos sites electrónicos de cada arquivo distrital, regional, municipal, diocesano, etc.

Mas, para complicar, nem sempre os registos estão nos arquivos da área respectiva. Por exemplo, alguns dos registos de Mértola, no distrito de Beja, estão depositados no Arquivo Distrital de Lisboa. E que também é o caso de várias freguesias dos distritos de Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Guarda, Santarém e Vila Real. E é de notar ainda que o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, tem também vários registos do distrito de Santarém.

Resumindo, o ponto principal é que os registos em Portugal estão por vezes dispersos e à guarda de entidades diferentes do esperado, o que dificulta a pesquisa.

Assim, o autor do sítio tombo.pt reune diariamente informação sobre novos livros digitalisados e disponíveis nos arquivos portugueses, colocando os links de acesso directo aos mesmos livros organisados por freguesia. Tudo isto é um trabalho em "construção" e se a freguesia dos seus ancestrais ainda não contém links, não desespere. Já faltou mais para chegarmos a este ponto.

Coloque o sítio tombo.pt nos seus favoritos. Não se vai arrepender! Boa sorte nas pesquisas.


Comentários