Registos Paroquiais de Cabo Verde 1787-1957

Está disponível no site familysearch.org uma colecção de um lindíssimo país de língua portuguesa: Cabo Verde. Contém assentos de batismo, casamento e óbitos de diversas paróquias católicas de 1787 a 1957. E conta já com mais de 100.000 imagens.

Trata-se de um trabalho em construção, o que significa que à medida que as imagens ficarem disponíveis serão acrescentadas à colecção. Boa sorte!

termo de abertura do livro de batismos da paróquia de São Salvador do Mundo, na Ilha de Santiago, Cabo Verde em 1856

Comentários

  1. Como posso tentar encontrar a certidão de nascimento de minha avó. ... só tenho o nome dela...
    Muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sergio Stamato,
      Bem vindo ao blog. Faz ideia onde a sua avó nasceu, ou casou??
      O que consta nos registos dos filhos dela? Não aparece informação, por exemplo, da naturalidade, os nomes dos pais dela em nenhum dos registos que tem acesso?

      Eliminar
    2. Boa noite, meus Senhores.
      Eu sou o Américo Ramos, e vivo em Angola.
      Por favor eu gostaria de saber, se é possível encontrar nos vossos arquivos registos de pessoas que têm nascido em Cabo Verde?

      Preciso dos dados da minha avô:

      Nome: Amélia Antónia Ramos Filha de Nicolão Maria Tolentino e de Antónia Inácio Ramos, acho que ela nasceu em Morro freguesia de Nossa Senhora do Rosário conselho de São Nicolau.
      Ano provável de nascimento 1915 a 1921

      Ps: Será que é possível encontrar? Existe alguma solução para ajudar a encontrar a certidão de Nascimento e a de óbito dela?

      Eliminar
    3. Existe um livro que se chama família de São Nicolau onde também pode procurar. A autora do livro é Faustina Pereira.

      Eliminar
  2. Anónimo11/3/19

    o link em baixo pode ajudar se tiveres as datas
    https://portondinosilhas.gov.cv/portonprd/porton.portoncv_v3?p=B7B0B2BAC4C4C4

    ResponderEliminar
  3. bom dia ou boa noite depende da hora que esse texto chegar a você
    ola meu nome é José Augusto Lopes Borges vivo em Londres queria saber informação sobre meu avo a historia é o seguinte meu avo conheceu minha avo em são Tomé tiveram uma filha que é a minha mãe de nome MARIA MORENO LOPES ela morreu em 2015 vitima de cancer de útero , segundo a minha mãe que nunca conheceu o meu avo porque assim que a minha avo teve a minha mãe o pai teve que voltar para a sua terra natal porque o contrato dele terminou uma vez que eles trabalhavam na roça juntos em são Tomé na localidade roça rio douro e nunca mais viram a minha mãe nos disse que nosso Avo é da Ilha de Santo Antão de ZECARIAS HONORIO LOPES e queria saber se vocês conseguem nos dar qualquer informação sobre o nosso Avo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo ao blogue José Borges. Primeiro de tudo, quero dizer-lhe que lamento pelo falecimento da sua mãe.

      Fiz uma pesquisa rápida online, e infelizmente não encontrei nenhum documento em nome de Maria Moreno Lopes ou Zecarias Honorio Lopes. Nem os registos paroquiais de Santo Antão. Tem a certeza quanto ao nome do seu avô? Por via das dúvidas, eu tentei Zecarias e Zacarias.

      Já pensou em contactar o Arquivo Nacional de Cabo Verde? Este é o site www.arquivonacional.cv Ou a conservatoria de registo civil no local onde a sua avó morava?

      E os registos da sua mãe, indicam algum dado de naturalidade do pai? Idade? Nomes dos avós da sua mãe?

      Deixo aqui uma lista das freguesias de Santo Antão, pode ser que avive a memória e se lembre de alguma história:
      Ribeira Grande
      (Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Livramento, Santo Crucifixo, São Pedro Apóstolo),
      Paul
      (Santo António das Pombas)
      Porto Novo
      (São João Baptista, Santo André).

      Boa sorte. ;)

      Eliminar
  4. Boa tarde
    Estou pedir ajuda a encontrar o registo de nascimento do meu avô Eugenio sanches semedo que nasceu em 1900.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde!

    Meu bisavô nasceu em 01/03/1903 em Cabo Verde, Santo Antão, Portugal, casou em 29/04/1933 com minha bisavó Izabel da Silva Delgado.
    Em 19/07/1979 o Pedro Gabriel Delgado veio a falecer.

    Nome do pai: Gabriel Joao Delgado
    Nome da mãe: Maria Antonio de Jesus

    Como consigo a certidão de nascimento dele? Alguém poderia me ajudar, por favor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. podes tentar no nas lojas do cidadão em Pt se estiver no sistema são 6€ ou pede a alguém em CV para ir aos registos custa 150$

      Eliminar
  6. Anónimo20/5/20

    Gostaria de ter o certificado de casamento em sao nicolau de jose alexandre pinto junior. em 1888.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, possuo um registo de um tal José Pinto Júnior, mas gostaria de mais dados sobre a pessoa que o senhor precisa, para cruzamento de dados.

      Eliminar
  7. Bom dia , sou jorge Neves procuro dados do meu bisavó de nome josé alexandre pinto junior nascido em sal rei boa vista em 1858, obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já viu se existem registos paroquiais nesse local e época?

      Eliminar
  8. Bom dia, sim já vi registo do pai dele ,dos irmãos , dos filhos dele de casamento , mas infelizmente do homem não aparece. So sei que ele era director das alfandegas em 1887 na Boa Vista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existe algum arquivo para a alfandegas? E onde retirou a informação do nascimento dele? Volte a esse registo e veja se não escapou alguma pista. Depois considere procurar nas freguesias ao lado.
      Tente também pensar que outros registos podem existir sobre ele. Deixou testamento? Tinha propriedades? Pediu passaporte? Que tal o registo de casamento? A informação nesse documento bate certo com o que encontrou?
      Os irmãos nasceram todos no mesmo local?

      Eliminar
  9. Olá meu Bisavó nasceu em cabo verde no ano 1905, de nome Henrique de Souza Gomes sendo filho de Mario de Souza Gomes. eu gostaria de saber se tem algum registro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe em que ilha? Já viu se existem registos paroquiais nesse local e época?

      Eliminar
  10. Boa tarde,
    Preciso de ajuda para encontrar a certidâo de nascimento ou registro de batismo de meu bisavô
    Pedro Antonio dos Santos nascido na ilha de Santo Antâo aos 22/04/1893

    Filho de Antonio João dos Santos e Maria Violante Rosário.

    Preciso muito saber a freguesia da época em que nasceu ou onde seus pais moravam,qualquer informaçâo sobre os registros onde residiam meu bisavô ou seus pais me interessam,
    Fico no aguardo
    Agradeço desde ja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ilha de Santo Antão está actualmente dividida em três concelhos, que se subdividem em sete freguesias:

      Paul:
      Santo António das Pombas;

      Porto Novo:
      São João Baptista,
      Santo André;

      Ribeira Grande:
      Nossa Senhora do Rosário,
      Nossa Senhora do Livramento,
      Santo Crucifixo
      São Pedro Apóstolo.

      Use o link acima para aceder à coleção de Cabo Verde que já tem documentos indexados. Se não encontrar, terá de procurar nos registos das várias freguesias.

      Outra sugestão seria contactar o Arquivo Nacional de Cabo Verde para descobrir se há outros índices a consultar. www.arquivonacional.cv

      Boas pesquisas!

      Eliminar
  11. Boa noite
    Escrevo a partir de Cabo Verde, ilha de São Vicente.
    Chamo-me Kevin Daniel e estou a procura de pistas sobre os meus antepassados, mais precisamente meus bisavós.
    Sou neto de Cecília Brito Spencer, filha de António Bartolomeu Spencer nascido em São Vicente talvez a 8 setembro de 1908 e de Maria Lopes Brito nascida em São Nicolau, provavelmente em 1903.
    Infelizmente não temos esta certeza porque segundo relatos os documentos queimaram na igreja da Vila Ribeira Brava e a minha bisavó nunca saber ao certo a sua data de nascimento.
    A mãe da Maria Lopes Brito se chamava Ana Isabel Lopes (Gazpar), e seu pai Cândido José de Brito.
    Nao sabemos qual destes dois ultimos eram filhos de Isabel Gazpar Lopes, que provavelmente ou é portuguesa ou espanhola, veio para São Nicolau aquando do povoamento.
    Tem sido difícil conseguir mais informações sobre o assunto.
    Agradecia qualquer ajuda.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo ao blog. Não encontrei nenhum documento indexado no site familysearch.or quanto a essa familia. Aparecem alguns Spencer na ilha de Santiago mas nenhum deles é o António Bartolomeu Spencer.
      Que arquivos já contactou em Cabo Verde? Lamento não ter mais.

      Eliminar
    2. Boa noite
      Consegui um documento na cidade da Praia, Santiago.
      Maria Lopes Brito nasceu em Vila da RibeitR Brava Sao Nicolau, aos 29 maio de 1896, filha de Cândido jose de Brito e Anna Isabel, neta paterna de Jose António fe Brito e Maria Lopes Ramos.
      Neta materna de Antonio Joaquim Araújo e de Isabel Margarida Lopes

      Eliminar
  12. Boa noite! Escrevo de Angola - Luanda, e faço-o para pedir ajuda, caso possível. Chamo-me Maria Cândida Moreira Semedo e gostaria de obter dados referentes ao meu avô paterno, que acredito, tenha vindo para Angola entre os anos de 1900 / 1905. O meu pai e seus irmãos já são falecidos e os únicos dados que tenho são o nome, e o eventual local de nascimento do meu avô.
    - João Moreira Semedo
    - Natural de Santa Catarina / Praia
    Agradeço antecipadamente pela atenção que me possam dispensar, pois é grande a minha expectativa de conseguir dados adicionais que me permitam obter uma certidão de nascimento do meu avô.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda ao blog. Já contactou o Arquivo Nacional de Cabo Verde? Fica em Praia.
      E o registo do seu pai indica alguns dados do seu avô?

      Eliminar
  13. Boa noite! Felizmente consegui obter uma Certidão de Baptismo do meu pai e pela mesma consegui identificar os meus bisavós paternos. Será que c/ estes dados conseguirei obter uma Certidão de Nascimento ou Baptismo do meu avô?
    Nome: João Moreira Semedo
    Naturalidade: Santa Catarina / Cabo-Verde
    Filiação: Pedro Moreira Semedo e Maria da Silva
    Data de Nascimento (Hipotética): Entre 1890 e 1905.
    Fiz várias tentativas de pesquisa no Arquivo Nacional de Cabo-Verde e não consegui aceder ao site.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente de momento o site não parece estar a funcionar. Tente descobrir um email ou telefone.
      Não encontrei nada no site familysearch que corresponda com os dados que colocou mas é uma questão de não desistir e ir prestando atenção ao que é adicionado. Boa sorte e boas pesquisas!

      Eliminar
  14. Preciso saber a data de nascimento da minha avó que nasceu em 1905 em São Vicente. O nome dela é Amélia Maria Gomes., faleceu em Outubro de 1954. Não se sabe quando nasceu. Ja contactei o Arquivo Nacional da Praia, mas ainda não encontraram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veja o que consta no(s) registo(s) dos filho(s) da sua avó.
      Procure outros registos dela para saber outros dados como por exemplo, os nomes dos pais dela.

      Pela data de falecimento, consegue obter o registo de óbito?

      Uma outra sugestão é tentar ver se alguém já pesquisou a familia dela em sites como o familysearch.

      Eliminar
  15. Anónimo10/12/21

    Busco dados sobre familiares, meus bisavós e meu avô materno nasceram em Santo Antão concelho do Paul freguesia Santo Antonio das Pombas . Meu avô Alberto Antonio de Abreu nasceu em 1903 filho de Antonio Joaquim Vicente e Maria Ana Brites ou Brito emigrou para a ilha da Madeira onde casou com minha avó Maria das Dores dos Santos (Pires) Abreu também de Santo Antão , Ribeira Grande.

    Fiquei estremamente feliz quando no ínicio deste ano encontrei muitos familiares por parte de minha avó espalhados pela Europa e estamos todos em contacto agora tenho curiosidade em descobrir os parentes por parte de meu avô.
    Agradeço antecipadamente.

    ResponderEliminar
  16. Daniel7/1/22

    Olá boa noite.
    Estou a tentar ajudar uns parentes da minha esposa que é de origem Cabo Verdiana.
    Gostaria de saber se é possível obter alguma informação sobre, Quirino António Araújo,nascido em 1898,em calijon são Nicolau, provavelmente casado Ana Micaela do Rosário,pai e mãe de João do Rosário Araújo nascido no cachaço São Nicolau nascido 13 de Fevereiro de 1928.
    Muito obrigado, se conseguirem alguma informação, é se possível, enviem para Danielferreirakyasha@gmail.com

    ResponderEliminar
  17. Anónimo24/1/22

    Boa tarde dona Adilia Mata tenho certidão óbito avo mas não consigo encontrar o nascimento só sei que ele é Manuel Amélia silva morreu 04-12-1964 com 87 anos o que indica ele era 1877
    queria muito a sua ajuda mãe era Amelia silva

    ResponderEliminar
  18. Anónimo9/6/22

    Olá boa tarde
    Gostaria de encontrar uma certidão de batismo do senhor Nicolau Xavier Pinto do ano 1909 a 1910 é de nossa senhora da graça praia
    Obrigada

    Também gostaria de encontrar uma certidão de batismo do senhor Tiburcio Xavier Pinto que é irmão dele obrigada .

    E também gostaria de saber como fazer se a pessoa não encontrar o documento do registro de batismo do senhor avô que ja faleceu
    Como fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo30/4/23

      Conheço a familia Xavier Pinto. E de origem Portugyesa e estao nos concelhos da Praia , S.Domingos e S. Lourenço

      Eliminar
  19. Anónimo10/6/22

    Encontrei essa pessoa no FamilySearch:

    Tiburcio Xavier Pinto

    https://www.familysearch.org/tree/person/GXHV-ZCL

    ResponderEliminar
  20. Anónimo31/7/22

    Boa noite!
    Sou da ilha de Santiago, estou a procurar, registo de nascimento e batismo do meu avô. O nome dele é Arlindo Alves Pereira, filho de Manuel Pereira e Malvina de Melo Alves, nasceu em santa Catarina - engenho no dia 16 de fevereiro de 1917. Obrigada!

    ResponderEliminar
  21. Anónimo5/1/23

    Olá ,procuro a certidão de casamento da Marcelina Cabral semedo . Falecida 14 de outubro de 1972 na freguesia São Salvador do mundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa data não está incluída na coleção referida nesta publicação. Procure junto da paroquia ou registo civil respectivo.

      Eliminar
  22. Anónimo30/1/23

    Boa Noite. Procuro Certidão Obito ou de Casamento os meus Bisavôs: Joaquim Pedro dos Santos (nasceu Madeira 1871) casou com Joana Antónia Oliveira- Viveram em Vila das Pombas Santo Antão

    ResponderEliminar
  23. JLopes1/3/23

    Boa tarde a todos.
    Meus Avos: José Sena Lopes e Maria Jeni Lopes
    Segundo informações, meus bisavôs sâo:
    Paternos: Miguel Sena Lopes e Marcelina Dias Lopes;
    Manuel Joaquim Xavier e Jeni Maria Lopes
    Ambos viveram em São Nicolau, Cabo Verde
    Gostaria localizar a Certidão de Nascimento dos meus bisavós. Alguém pode ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já consultou os registos de São Nicolau? Veja o que está disponível no catalogo do site www.familysearch.org. Clique na aba pesquisar e depois catalogo. Ou veja através deste link. Boas pesquisas

      https://www.familysearch.org/search/catalog/results?count=20&placeId=1007516&query=%2Bplace%3A%22Cape%20Verde%20Islands%2C%20S%C3%A3o%20Nicolau%22

      Eliminar
  24. Peterson Helfstein12/3/23

    Boa tarde a todos
    Eu estou procurando a certidão de nascimento do meu avô que nasceu em Cabo Verde na ilha de São Vicente,
    Nome: Domingo João Rodrigues
    Filiação: Antonia Rosa de Oliveira
    Nascimento: 1918
    Já realizei realizei as buscas no familysearch mas os arquivos das paróquias de São Vicente só constam as datas antes do nascimento dele, e também realizei as buscas nos arquivos nacionais de Cabo Verde mas não tive sucesso.
    Uma das alternativas que eu realizei foi entrar em contato com o consulado de Cabo Verde para verificar se tem algum documento referente ao nascimento do meu avô, mas a busca está demorando.
    Teria alguma outra alternativa para eu realizar essa busca desse documento ou o registro de casamento de minha bisavó ?

    ResponderEliminar
  25. Anónimo12/3/23

    Boa tarde
    Meu avô é de Cabo Verde, ilha de São Vicente e nos arquivos do familysearch não tem arquivos da dará de 1918, teria algum outro lugar no qual posso estar procurando?
    Avô: Domingos João Rodrigues
    Data de nascimento:1918
    Afiliação: Antonia Rosa de Oliveira

    ResponderEliminar
  26. Anónimo30/4/23

    Procuro filhos da minha tia que partiu de Veneza, Praia, Cabo Verde, entre 1946 a 1948 para Moçambique. Ela nasceu entre 1913 a 1928. O pai dela é Teofilo Monteiro /Monteiro Gomes,

    ResponderEliminar
  27. Anónimo25/8/23

    Olá, procuro a data de nascimento ou registo de batismo do meu avô materno Roberto José Neves, filho de José Cândida Neves e Maria Rosa Neves, nascido entre 1895/1898, falecido em 11/08/1973

    ResponderEliminar
  28. Mário Gomes da Costa28/9/23

    Procura-se a Familia de Filipa Anes Cardoso, filha de Francisca Anes Cardoso, de Santa Cruz, Santiago e de Ricardo de Almeida que era irmão de José de Almeida.

    ResponderEliminar
  29. Anónimo11/2/24

    Saudações amigos, procuro a certidão de nascimento do meu Avo, Honório Roberto Lima, nascido aos 25 de dezembro de 1932, santo crucifixo, ribeira grande, santo Antão. Infelizmente não encontro no portal das ilhas ou arquivo nacional

    ResponderEliminar
  30. Anónimo11/2/24

    Saudações amigos, procuro a certidão de nascimento do meu Avo paterno de nome, Honório Roberto Lima, nascido aos 25 de dezembro de 1932, santo crucifixo, ribeira grande, santo Antão, Cabo Verde. Tenho a cópia do seu antigo passaporte português, ainda assim não encontro os registros

    ResponderEliminar
  31. Anónimo20/3/24

    tenho certidão óbito avo mas não consigo encontrar o nascimento só sei que ele é Manuel Amélia silva morreu 04-12-1964 com 87 anos o que indica ele era 1877
    queria muito a

    ResponderEliminar

Enviar um comentário