As freguesias de Chamusca

Segue lista das freguesias do concelho de Chamusca, distrito de Santarém:

Chamusca
Lugares: Brejos, Coutada de D. Maria Augusta, Coutada do Miranda, Lezirão de Baixo, Lezirão de Cima e Paul da Trava. O orago é São Brás.

Chouto
Em 1839 aparece no concelho de Santarém, passando ao concelho de Ulme em 1852, este extinto em 1855. Lugares: Anafé de Baixo, Caneira, Casais de José Félix, Caveira, Corredoura, Entre Águas, Marvila e Parreira. O orago é Nossa Senhora da Conceição.

Pinheiro Grande
Lugares da freguesia: Arrepiado, Arrezima, Arriolas, Azinha, Carregueira, Casal da Costa, Casal da Ramalha, Chão dos Cardos, Favacal, Godinhos, Lamaceiros, Meirinho, Ribeiro das Ferrarias, Vale da Vaca, Vale de Junco, Vale Pequeno de Baixo e Vale Pequeno de Cima. Existe Registo de Legitimações do ano de 1903, que contém somente um registo sobre um batismo 1882. O orago é Santa Maria.

Ulme
Foi concelho, extinto em 1855. Fez parte da comarca de Alenquer. Lugares: Água de Prata, Aranhas de Baixo, Balsas, Casal da Fava, Casal da Laranjeira, Casalinho, Cascalheira de Baixo, Cascalheira de Cima, Covões, Famão, Junco de Baixo, Paipoldro de Baixo, Paires, Pereiro, Pinheiro, Pocariça, Quinta da Água de Prata, Quinta da Murta, Semideiro e Ulme.  O orago é Santa Maria.

Vale de Cavalos 
Fez parte do concelho de Ulme, extinto em 1855. Lugares: Cabide, Caniceira, Casal da Abrunheira, Casal da Bezerra, Casal da Machuqueira, Casal da Malícia, Casal da Moinhola, Casal da Murta, Casal da Perna Seca, Casal da Pernancha, Casal da Silveira, Casal das Corticinhas, Casal das Corvas, Casal das Sesmarias, Casal de Lama de Atela, Casal de Vale de Carros, Casal de Vila de Rei de Cima, Casal de Vilão, Casal do Arneiro Negro, Casal do Cântaro, Casal do Carvalhal, Casal do Salvador, Casal do Seixo, Casal do Zebro, Casal dos Cantarinhos, Casal dos Cruzetes, Moinho de Vale Flores, Mouchão dos Coelho de Cima, Mouchão dos Coelhos do Meio, Parreira, Quinta da Comenda, Quinta do Meirinho, Quinta do Pagé e Vale de Cavalos. O orago é Divino Espírito Santo.

Comentários