As freguesias de Oeiras

Segue lista das freguesias do concelho de Oeiras, distrito de Lisboa:

Barcarena
Fez parte do concelho de Belas até 1855. O orago é São Pedro.

Carnaxide
Fez parte do concelho de Oeiras, extinto em 1895, passando então para o concelho de Cascais. Em 1898 é restaurada ao concelho de Oeiras. Nessa altura, recebeu parte da freguesia de Benfica, que desde 1895 fazia parte de Belas, concelho de Sintra. Em 1900, essa parte de Benfica foi restaurada ao concelho de Belas. Lugares: Alges, Bairro Alto, Barronhos, Carnaxide, Casal do Esteiro, Casal do Moinho de Barronhos, Cruz Quebrada, Dafundo, Forte de São José, Jamor, Linda-a-Pastora (Ninha Pastora), Linda-a-Velha (Ninha Velha), Outorela, Ponte de Pedrouços, Praias de Santa Catarina de Ribamar, Praias de São José de Ribamar, Portela, Queijas, Quinta de Meruje, Quinta do Robalo, Quinta do Rodizio, Quinta dos Grilos, Ribeira da Jamor, Romeiras, Sítio da Bastarda, Sítio do Sargento Mor. O orago é São Romão.

Oeiras
Foi cabeça de concelho, extinto em 1895, passando a freguesia de Oeiras a pertencer ao concelho de Cascais. Foi restaurada ao concelho de Oeiras em 1898. Recebeu a freguesia de São Julião da Barra. O orago é Nossa Senhora da Purificação.

São Julião da Barra
Nome surge por conta do forte de São Julião da Barra. Fundos relacionados com a freguesia de Oeiras. O orago é Santa Bárbara.

Comentários