Monografias e a Genealogia


Uma monografia é uma dissertação académica que se propõe estudar um tema ou assunto específico, e visa reunir informações sobre esse mesmo assunto. Assim sendo, quando o tópico estudado está relacionado com uma localidade ou então com matéria relevante à sua história da família, as monografias tornam-se uma mais valia para o pesquisador.

O site do CITCEM - Grupo de História das Populações dá a conhecer uma variedade de monografias em que algumas freguesias portuguesas foram o assunto explorado.

Eu tive a oportunidade de ler esta publicação acerca da freguesia de Cortegaça e foi interessante aprender, por exemplo, sobre as razões por trás da idade do matrimónio. A autora sugere que, no geral, as principais actividades económicas da freguesia  mencionada (agricultura, tanoaria e cordoaria) interferiam e influenciavam a idade com que os aprendizes se casavam. Maria Palmira Gomes dá o exemplo dos tanoeiros e atesta que comparativamente tinham uma aprendizagem mais longa e que por essa razão casavam mais tarde.

Outros assuntos são também explorados neste livro, como por exemplo, uma acentuada mortalidade infantil, o número de filhos, a ilegitimidade, entre outros.

Ainda de interesse, e que ajuda a entender outras freguesias, é a relação entre Cortegaça e a cidade do Porto. A autora explora as saídas da freguesia e apresenta o Porto como um "pólo de atracção", explorando também a emigração para o Brasil.

Use o link abaixo para ter acesso e veja se alguma das publicações lhe interessa:

http://www.ghp.ics.uminho.pt/monografias.html

Boa sorte!

Comentários

Enviar um comentário