As freguesias de Almeida

Segue lista das freguesias do concelho de Almeida, distrito da Guarda:

Adem
O orago é São João Evangelista.

Aldeia Nova
Fez parte do concelho de Castelo Mendo, extinto em 1855, passando então para o concelho do Sabugal. Passou para o concelho de Almeida em 1870. O orago é Santa Maria Madalena.

Almeida
O orago é Nossa Senhora das Candeias.

Amoreira
Fez parte do concelho de Castelo Mendo, extinto em 1855, passando então para o concelho do Sabugal. Passou para o concelho de Almeida em 1870. O orago é Nossa Senhora da Conceição.

Azinhal
Fez parte do concelho de Castelo Mendo, extinto em 1855, passando então para o concelho do Sabugal. Passou para o concelho de Almeida em 1870. O orago anterior era Nossa Senhora da Apresentação. O orago actual é Nossa Senhora do Rosário.

Cabreira
Fez parte do concelho de Castelo Mendo, extinto em 1855, passando então para o concelho do Sabugal. Passou para o concelho de Almeida em 1870. O orago é Santa Maria Madalena.

Castelo Bom
Passou a pertencer à Coroa Portuguesa em 1282 como dote da Rainha Santa, infanta Isabel de Aragão, rainha consorte em Portugal de D. Dinis I. O orago é Nossa Senhora da Assunção.

Castelo Mendo
Foi cabeça de concelho, extinto em 1855. Anexou as freguesias de Santa Maria de Castelo Mendo e São Vicente de Castelo Mendo. O orago é São Pedro.

Freineda
O orago é Nossa Senhora da Conceição.

Freixo
Fez parte do concelho de Castelo Mendo, extinto em 1855, passando então para o concelho do Sabugal. Passou para o concelho de Almeida em 1870. O orago é Nossa Senhora da Natividade.

Junça
O orago é Santa Maria Madalena.

Leomil
Fez parte do concelho de Castelo Mendo, extinto por decreto em 1855, passando a pertencer ao concelho do Sabugal. Anexada ao concelho da Almeida em 1870. O orago é Nossa Senhora da Anunciação.

Malhada Sorda
Fez parte do concelho de Vilar Maior, extinto em 1855, passando a pertencer ao concelho do Sabugal. Anexada ao concelho da Almeida em 1883. O orago é São Miguel.

Malpartida
O orago é Nossa Senhora da Assunção.

Mesquitela
Fez parte do concelho de Castelo Mendo, extinto por decreto em 1855, passando a pertencer ao concelho do Sabugal. Anexada ao concelho da Almeida em 1870. O orago é São Sebastião.

Mido
Fez parte do concelho de Castelo Mendo, extinto por decreto em 1855, passando a pertencer ao concelho do Sabugal. Anexada ao concelho da Almeida em 1870. O livro misto número 1 inclui batismos reformados, alguns de 1773. O orago é Santo António.

Miuzela
Fez parte do concelho de Castelo Mendo, extinto por decreto em 1855, passando a pertencer ao concelho do Sabugal. Anexada ao concelho da Almeida em 1895. O orago é Santa Maria Madalena.

Monteperobolso
Fez parte do concelho de Castelo Mendo, extinto por decreto em 1855, passando a pertencer ao concelho do Sabugal. Anexada ao concelho da Almeida em 1870. O orago é São Brás.

Nave de Haver
Fez parte do concelho de Vilar Maior, extinto por decreto em 1855, passando a pertencer ao concelho do Sabugal. Anexada ao concelho da Almeida em 1883. Fundos relacionados com a freguesia de Poço Velho. O orago é São Bartolomeu.

Naves
Fez parte do concelho de Castelo Bom. O orago é São Tiago Maior.

Parada
Fez parte do concelho de Castelo Mendo, extinto por decreto em 1855, passando a pertencer ao concelho do Sabugal. Anexada ao concelho da Almeida em 1895. O orago é São Domingos.

Peva
Fez parte do concelho de Castelo Mendo, extinto por decreto em 1855, passando a pertencer ao concelho do Sabugal. Anexada ao concelho da Almeida em 1870. O orago é Santa Maria Madalena.

Poço Velho
Freguesia integrada na freguesia de Nave do Haver por volta de 1726. O orago é Nossa Senhora da Conceição.

Porto de Ovelha
Fez parte do termo do concelho de Castelo Mendo, extinto por decreto em 1855, passando a pertencer ao concelho do Sabugal. Anexada ao concelho da Almeida em 1902. O orago é Nossa Senhora da Expectação.

Santa Maria de Castelo Mendo
Freguesia integrada na freguesia de Castelo Mendo. O orago era Santa Maria.

São Pedro de Rio Seco
Fez parte do concelho de Castelo Bom. Passou para o concelho de Almeida em 1859. O orago é São Pedro.

São Vicente de Castelo Mendo
Freguesia integrada na freguesia de Castelo Mendo. O orago era São Vicente.

Senouras
Em 1840 aparece no concelho de Castelo Mendo, extinto por decreto em 1855, passando a pertencer ao concelho do Sabugal. Anexada ao concelho da Almeida em 1870. O orago é Santa Catarina.

Vale da Mula
Até ao século XIII fazia parte do Bispado de Ciudade Rodrigo, provincia de Salamanca, Espanha. O orago anterior era Santa Maior. O orago actual é Nossa Senhora da Assunção.

Vale da Coelha
Foi cabeça de concelho extinto em 1834. O orago é Santa Maria Maior.

Vale Verde
Fez parte do concelho de Pinhel, passando a pertencer ao concelho do Sabugal em 1895. Existem assentos reformados no livro misto. O orago é Nossa Senhora da Graça.

Vilar Formoso
Fez parte do termo de vila de Castelo Bom, passando em 1834 para o concelho de Almeida. O orago é São João Baptista.

Comentários