A Casa do Infante no Porto

Casa do Infante, Porto. Foto de Manuel de Sousa, 2004.
Trata-se um conjunto de edifícios, em parte datados de 1325, que com o passar dos anos têm mudado de uso. Inicialmente, foram construidos para servir de armazém régio e consecutivamente, para acolher e acomodar os serviços da Coroa na cidade do Porto, ou seja, a Alfândega Real, a Casa da Moeda e a Contadoria da Fazenda, ou seja, serviços de administração financeira da cidade.

Neste edifício está hoje em dia a funcionar o Arquivo Histórico Municipal do Porto, que substituiu o Gabinete de História da mesma cidade, além de um Museu Histórico.

Segundo o arquivo, está confiada à sua guarda documentos produzidos pela camara municipal no seu papel administrativo, incluindo por exemplo actas de reuniões e assembleias, correspondencia, autorizações de obras, etc. O acervo documental estende-se também a mais de 5000 publicações, coleções de postais, gravuras, desenhos, fotografias, cartazes, mapas, entre outros, relacionados com a cidade do Porto. E num futuro próximo serão incorporadas mais coleções.

E de relevancia para a pesquisa de ancestrais são os documentos criados por outras entidades como por exemplo, a administração de bairro ou concelho (grupo de freguesias), que tinham como objectivo supervisionar a administração das irmandades, misericórdias, confrarias, hospitais e outros institutos de piedade e beneficência, abrir e registar testamentos, entre outras actividades tais como o registo civil de não católicos. Boas pesquisas!


Comentários