As freguesias de Beja

Segue lista das freguesias do concelho de Beja, com lugares antigos ou actuais que são mencionados nos registos portugueses:

Albernoa
O orago é Nossa Senhora da Luz.
Lugares: Aldeia de Baixo, Aldeia de Cima, Aldeia Velha, Braciosa, Charnequinha (Xarnequinha), Corte Carrasco, Escudeiros, Gafote, Grous, Herdade da Madruga Velha, Horta, Horta da Igreja, Louriçal, Louriçal do Pinheiro, Madruga Nova, Madruginha, Malhada da Vaca, Malhadinha do Doria, Moinhos, Monte Branco, Monte da Aldeia de Cima, Monte da Braciosa, Monte da Charnequinha, Monte da Corcovada, Monte da Horta, Monte da Igreja, Monte da Lagoa, Monte da Madruga Velha, Monte da Madruguinha, Monte da Malhadinha de Torres, Monte da Malhadinha, Monte da Ratinha, Monte da Saramaga, Monte da Sinceira, Monte da Sinceirinha, Monte da Vigia, Monte da Vinha, Monte das Casas Novas, Monte das Casas Velhas, Monte das Cotovias, Monte das Fontainhas, Monte das Pereiras, Monte de Linhares, Monte do Carrascal, Monte do Enqueredor, Monte do Gafote, Monte do Louriçal de Baixo, Monte do Louriçal de Cima, Monte do Serro, Monte dos Escudeiros, Monte dos Grous, Monte dos Magros, Montinho, Peceguina (Peseguina), Rata, Sismaria, Telheiro, Vale de Fanado, Vigia.

Baleizão
Integrou a freguesia de São Pedro de Pomares, extinta em Janeiro de 1992. O orago é Nossa Senhora da Graça. Nas "Memorias Paroquiais" de 1758, pode ler-se que "Os frutos da terra sam triguo, sevada, e algum senteio, e graos e xixaros e algumas favas."
Lugares: Albernoa Branca, Albernoa Preta, Albernoas, Albernoas Brancas, Aldeia dos Condes, Aldeia Nova, Aldeia Velha, Arruda, Castelos, Coelheira, Fonte dos Frades, Herdade da Chamine, Herdade da Cigana, Herdade da Mariana, Herdade da Torre, Herdade das Albernoas, Herdade das Pedras, Herdade dos Frades do Carmo, Horta da Corna, Horta do Pantaleão, Horta Grande, Moinho de Joze de Brito, Moinho de Souza Brito, Monte da Apariça, Monte da Mariana, Monte da Tagarria, Monte das Albernoas, Monte de Leão, Monte dos Frades, Montinho, Montinho da Aldeia Velha, Outeiro, Paço dos Esteios, Pantaleão, Rocio da Fonte, Rua Cega, Rua da Estalagem, Rua da Estrada, Rua da Fonte, Rua da Igreja da Aldeia Nova, Rua da Praça, Rua da Praça da Aldeia Velha, Rua da Vinha, Rua da Vinha da Aldeia Nova, Rua do Rocio, Rua do Vinho, Rua dos Castelos, Rua Grande, Rua Grande da Aldeia Nova, Rua Grande da Aldeia Velha, Sesmarias, Sesmarias Novas, Tagarria, Terreiro dos Pintores, Vale de Vinagre, Vila Quente, Zambujal, Zambujal de Cardeira.

Beringel
Em 1839 o concelho de Beringel é extinto e anexado ao concelho de Beja. O orago é Santo Estevão.

Mombeja
O orago é Santa Susana.

Nossa Senhora das Neves
Também conhecida por Neves. O orago é Nossa Senhora das Neves.

Quintos
O orago é Santa Catarina.

Salvada
Desta freguesia foram desanexados vários lugares por decreto de 1901 para constituir a freguesia de Cabeça Gorda. O orago é Nossa Senhora da Conceição.

Salvador
O orago é Santíssimo Salvador.  
Lugares: Amendoinha, Esquível, Horta do Engenho, Horta dos Amarais, Mouraria, Pé da Cruz, Portas de Moura, Portas de Moura de Dentro, Portas de Moura de Fora, Robaldinho, Sítio das Alcaçarias, Terreirinho.

Santa Clara de Louredo
Também conhecida por Louredo. O orago é Santa Clara de Assis.

Santa Maria da Feira
O orago é Nossa Senhora da Assunção.

Santa Vitória
O orago é Santa Vitória.

Santiago Maior
Paróquia da cidade de Beja. Existem registos de perfilhações para o ano de 1872, 1874, 1878 e 1884. O orago é São Tiago Maior.
Lugares: Arrabalde de Santa Clara, Largo da Corredoura, Largo de Santo Amaro, Penedo Gordo, Praça de Serpa Pinto, Rua da Guia, Rua da Misericórdia, Rua da Palma, Rua da Soalheira, Rua das Adegas, Rua das Ferrarias, Rua das Parreiras, Rua das Pedras, Rua de Alcobaça, Rua de Évora, Rua de Lisboa, Rua de São Gregório, Rua de São Sebastião, Rua do Mestre Manuel, Rua dos Carretos, Rua dos Paus, Rua Nova, Travessa do Forno.

São Brissos
O orago é São Brissos.

São João Baptista
Paróquia da cidade de Beja. O orago é São João Baptista.
Lugares: Horta das Pedras, Horta das Pedras de Baixo, Paço do Bispo, Portas de Aljuster, Portas de Mértola, Rua da Biscainha, Rua da Branca, Rua da Igreja, Rua da Lobata, Rua das Sete Casas, Rua de Aljuster, Rua de João Ribeiro, Rua de Raimundo, Rua de Santa Catarina, Rua de Santo António, Rua do Buraco, Rua do Canal, Rua do Captivo, Rua do Correio, Rua do Infante, Rua do Sembrano, Rua do Touro, Rua do Zorro, Rua dos Açoutados, Rua dos Alotados, Rua dos Assentos, Rua dos Escudeiros, São José da Corredoura, Terreiro das Olarias, Terreiro de São Francisco, Terreiro dos Prazeres, Terreiro dos Valentes, Travessa do Cepo.

São Matias
O orago é São Matias.

São Pedro de Pomares
Freguesia extinta. Foi anexada à freguesia de Baleizão em 1992. Localidade despovoada. O orago é São Pedro.

Trindade
O orago é Santíssima Trindade.

Comentários