As freguesias de Santa Comba Dão

Segue a lista das freguesias do concelho de Santa Comba Dão, distrito de Viseu:

Couto do Mosteiro
Foi vila e cabeça de concelho até 1836. Lugares: Carvalhosa do Rio Criz, Casal de Maria, Casal de Vidona, Colmeosa, Couto do Mosteiro, Gestosa, Moinhos da Porta do Souto, Moinhos da Torre, Moinhos do Cubo, Outeiro, Pedraizes, Pesseguido, Pregoinho e Portela. O orago é Santa Columba.

Óvoa
Lugares: Cagido, Chamadouro, Estação, Foz Dão, Lameiras, Oveiro, Óvoa, Porto de Foz Dão, Porto de Rio, Souto, Vale Couço, Veiro e Venda do Cebo. O orago é São Martinho.

Pinheiro de Ázere
Foi vila e cabeça de concelho até 1834, tendo entã incorporada no concelho de São João de Areias, extinto em 1895. Lugares: Anta de Cima, Pinheirinho, Pinheiro de Ázere, Porto do Rio, Rojão Pequeno e Senhora da Ribeira. O orago é São Miguel Arcanjo.

Santa Comba Dão
É vila e cabeça de concelho, criado pela união de seis outros concelhos: Couto do Mosteiro, Óvoa, Pinheiro de Ázere, São João de Areias, Santa Comba Dão e Treixedo. Lugares: Cabrita, Casal do Criz, Coval, Fontainhas, Pego, Piolhinho, Quinta, Ribeiras dos Moinhos, Vale da Loba e Vau. O orago é Nossa Senhora da Assunção.

São Joaninho

Fez parte do antigo concelho de Couto do Mosteiro,passando em 1852 ao concelho de Santa Comba Dão. Lugares: Abelheira, Casal Bom, Pedraires, Real, São Joaninho e Vila Pouca. O orago é São João Baptista.

São João de Areias
Freguesia conhecida também por Areias. Foi vila e cabeça de concelho, extinto em 1895, o qual era constituído pelas freguesias de Parada (actualmente no concelho de Carregal do Sal), Pinheiro de Ázere e São João de Areias (actualmente no concelho de Santa Comba Dão). Lugares: Campolinho, Cancela, Casal, Casas Novas, Castelejo, Cernada, Currais de Castelejo, Fonte do Ouro, Guarita, Quinta do Rio Dão, Póvoa dos Mosqueiros, Ribeira da Póvoa, São João de Areias, São Miguel, Sardoal, Silvares, Vale Pinheiro e Vila Dianteira. O orago é São João Baptista.

Treixedo
Foi vila e cabeça de concelho, extinto em 1836. Lugares: Granjal, Nagosela, Póvoa da Barca, Póvoa de João Dias e Treixedo. O orago é Nossa Senhora da Assunção.

Vimieiro
Lugares: A de Martinho, Anta, Bairro da Estação, Bouça, Rojão Grande, Vale da Porca e Vimieiro. O orago é Santa Cruz.


Comentários