As freguesias de Arouca

Segue lista das freguesias do concelho de Arouca, distrito de Aveiro:

Albergaria das Cabras
Pertenceu à diocese de Lamego e passou para a diocese do Porto em 1882. O orago é Nossa Senhora da Assunção.

Alvarenga
Foi vila antiga com duas freguesias: São Miguel de Canelas e a actual matriz: Santa Cruz. Pertenceu à diocese de Lamego e passou para a diocese do Porto em 1882.Concelho suprimido por decreto em 1855. O orago é Santa Cruz.

Arouca
O orago antigo era São Pedro. O orago actual é São Bartolomeu.

Burgo
Teve como padroeiro o Santíssimo Sacramento. Lugares mencionados nos registos paroquiais: Aido, Alhavaite, Avessada, Burgo, Carrola, Cavadas, Cimo do Burgo, Eiras, Eiriz, Escariz, Figueiredo, Fontainhas, Forcada, Fraga, Leirinhas, Lomba, Lourosa, Melarezes, Moita, Monte Calvo, Pedrosas, Pimenta, Pisão, Poços, Romariz, Póvos, São Salvador, Sardoal, Soto, Tropeço, Vila Nova e Vinha de Pala. O orago actual é São Salvador.

Cabreiros
O orago é São Mamede.

Canelas
Em 1839 aparece no concelho de Alvarenga. Em 1852 aparece no concelho de Arouca. O orago é São Miguel.

Chave
O orago é Santa Eulália.

Covelo de Paivô
Pertenceu ao concelho de Sul, extinto em 1855, passando a fazer parte do concelho de São Pedro de Sul, sendo anexada ao concelho de Arouca por decreto em 1917. Lugares: Covelo de Paivó, Drave, Emproa, Pego,  Regoufe. O orago é São Pedro.

Escariz

Pertenceu ao antigo concelho de Fermedo, extinto por decreto em 1855 passando então para o concelho de Arouca. O orago é Santo André.

Espiunca
Fez parte do concelho de Alvarenga, suprimido em 1836, passando esta freguesia a pertencer ao concelho de Arouca. Pertenceu à diocese de Lamego, e em 1882, passou a integrar a diocese do Porto. O orago é São Martinho.

Fermedo
Foi sede do concelho de Fermedo, extinto por decreto de 1855, passando para o concelho de Arouca. O orago é Nossa Senhora da Expectação.

Janarde
Lugares: Carvoeiro, Cortegaça, Janarde, Meitriz (Metris), Silveiras, Telhe, Val do Souto, Vale da Ponte. O orago é São  Barnabé.

Mansores
Pertenceu ao antigo concelho de Fermedo, extinto por decreto em 1855 passando então para o concelho de Arouca. O orago é Santa Cristina.

Moldes
Esta freguesia foi criada apartir de uma localidade da freguesia de Arouca por portaria de 31 de Dezembro de 1845, passando a integrar o concelho de Arouca. Moldes fez parte da diocese de Lamego até 1882, passando então para a diocese do Porto. Lugares mencionados nos registos paroquiais: Adaufe, Aldeia, Bairro, Bouceguedim, Bustelo, Cavada Velha, Cela, Celadinha, Celado, Espinheiro, Espinho, Friães, Fundo de Vila, Fuste, Granja, Ilha Vedra, Lonho, Moldes, Nogueira, Outeiro, Outeiro Meão, Paços, Ponte de Telhe, Póvoa, Prechã (Pera Chã) e Ribeiro. O orago é Santo Estevão.

Rossas
O orago é Nossa Senhora da Conceição.

Santa Eulália

O orago é Santa Eulália.

São Miguel do Mato
Pertenceu ao concelho de São Pedro do Sul, passando ao concelho de Vouzela por decreto em 1855. O orago é São Miguel.

Tropeço
Parece ter tido o orago de São Martinho. O orago é Santa Marinha.

Urrô
O orago é São Miguel.

Várzea
O orago é São Salvador.


Comentários

  1. Charles6/2/21

    Today I saw your post on a genealogy group about Ribeiro de Val de Moldes being part of Arouca. I would never know because I can hardly read any Portuguese. Very valuable info you have here. Keep it up. Us non-Portuguese speakers really appreciate that you share your valuable knowledge.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário