As freguesias de Moimenta da Beira

Uma boa parte dos livros deste concelho estão, à data, à guarda da Camara Eclesiástica de Lamego e os restantes encontram-se no Arquivo Distrital de Viseu. Segue lista das freguesias do concelho de Moimenta da Beira, distrito de Viseu:

Aldeia de Nacomba
 O orago é São Pedro.

Alvite
Fez parte do concelho de Leomil, extinto em 1855. Lugares: Alvite. O orago é Santo Amaro.

Arcozelos
Esta freguesia resultou da união das povoações de Arcozelo da Torre e de Arcozelo do Cabo. Pertenceu ao concelho de Caria, passando em 1834 para o concelho de Moimenta da Beira. Lugares: Arcozelo da Torre, Arcozelo do Cabo e Toitão. Lugares: Arcozelo da Torre, Arcozelo do Cabo e Toitão. O orago é Nossa Senhora de Entre-as-Vinhas.

Ariz
O orago é Espiríto Santo.

Baldos

Fez parte do concelho de Caria. O orago é São Sebastião.

Cabaços
O orago é Santo Adrião.

Caria
Freguesia conhecida também por Caria de Cima. Pertenceu ao concelho de Castro Rei. Foi vila e cabeça de concelho, passando em 1855 para o concelho de Sernancelhe. Em 1896 foi integrada no concelho de Moimenta da Beira. Lugares: Caria, Granja de Paiva, Milheu, Vila Chã e Vila Cova. O orago é Nossa Senhora da Corredoura.

Castelo
Foi vila e sede de concelho, extinto em 1834, sendo então instituída como freguesia. Lugares: Beira Valente, Castelo e Ribeira de Vales. O orago é Nossa Senhora da Conceição.

Leomil
Fez parte do concelho de Castro Rei. Foi concelho até 1855. Lugares: Beira Valente, Leomil, Paraduça, Semitela e Senhor dos Aflitos. O orago é São Tiago.

Moimenta da Beira

Fez parte do concelho de Caria até ao século XV, sendo então instituída em 1834 como concelho, formado por outros oito concelhos: Caria e Rua, Castelo, Pera e Peva, Leomil, Moimenta, Nagosa, Passô (Paçô) e Sever. Lugares: Fornos e Moimenta da Beira. O orago é São João Baptista.

Nagosa
Freguesia conhecida também por Nogosa, Negosa, ou Negosela. Aparece como concelho em 527 era concelho, extinto em 1834, passando ao concelho de Moimenta da Beira. O orago é São Miguel.

Paçô (Passô)
Pertenceu ao concelho de Leomil, extinto em 1855. Lugares: Paçô e Sanfins. O orago é São Tiago Maior.

Paradinha
Foi formada com território da freguesia de Moimenta da Beira. Fez parte do antigo concelho de Leomil. Lugares: Corgo do Asno, Lages, Paradinha e Vale Bom. O orago é Nossa Senhora da Assunção.

Pêra Velha

Esta freguesia teve a designação de Pera, surgindo em 1846 a referência a Pêra Velha. Juntamente com a freguesia Peva, formou o concelho de 'Pera e Peva' até 1834. Em 1862 surge no concelho de Sernancelhe. Lugares: Pera Velha. O orago é São Miguel.

Peva
Juntamente com a freguesia Peva, formou o concelho de 'Pera e Peva' até 1834, sendo cabeça de concelho. Lugares: Peva, São Martinho e Soutosa. O orago é Nossa Senhora da Assunção.

Rua
Freguesia conhecida anteriormente por Caria de Baixo e por Vila da Rua. Foi concelho e juntamente com a freguesia de Caria formou o concelho de 'Caria e Rua', extinto em 1855. As suas freguesias foram incorporadas no concelho de Sernancelhe, com a excepção da Aldeia de Nacomba, Arcozelos e Segões. Passou a pertencer ao concelho de Moimenta da Beira em 1902. Lugares: Granja de Oleiros, Prados de Baixo, Prados de Cima, Rua, Vide e Vila da Rua. O orago é São Pelágio.

Sarzedo
Fez parte do concelho de Leomil, extinto em 1855. Lugares: Sarzedo. O orago é São Lourenço.

Segões

Fez parte do antigo concelho de Caria e Rua, passando em 1852 ao concelho de Moimenta da Beira. O orago é São Martinho.

Sever
Foi cabeça de concelho até 1801, passando então para o concelho de Tarouca. Pertenceu ao extinto concelho de Leomil até 1855. Lugares: Arcas, Barracão, Cever, Granjinha e Pinheiro. O orago é Nossa Senhora da Conceição.

Vilar
Freguesia conhecida também por Vilar de Fonte Arcada. Fez parte do concelho de Fonte Arcada, extinto em 1855. O orago é São Bartolomeu.

Comentários