As freguesias de Mangualde

O concelho de Mangualde era designado anteriormente de Azurara da Beira. Segue lista das freguesias do concelho de Mangualde, distrito de Viseu:

Abrunhosa-a-Velha
No século XVII, as freguesias de Abrunhosa-a-Velha e Vila Mendo foram separadas do antigo concelho de Tavares e constituídas em concelho próprio, com a designação de Vila Nova de Abrunhosa-a-Velha. Quando este concelho foi extinto, esta freguesia foi novamente integrada no concelho de Tavares, este por sua vez extinto  em 1853. Lugares: Abrunhosa-a-Velha e Vila Mendo. O orago é Santa Cecília.

Alcafache
Foi vila. No século XVIII já pertencia, como freguesia, ao concelho de Azurara da Beira. Lugares: Aldeia do Carvalho, Banhos, Caldas de Alcafache, Casal Mendo, Casal Sandinho, Mosteirinho e Tibaldinho. O orago é São Vicente.

Chãs de Tavares
Foi vila e cabeça do concelho de Tavares, Em 1852 passou a fazer do concelho de Mangualde. Lugares: Chãs de Tavares, Corvaceira, Guimarães, Matados, Mato dos Guimarães, Outeirinho, Outeiro, Santo Amaro, Tragos e Vila Seca. O orago é Santa Maria.

Cunha Alta
Lugares: Cunha Alta e Outeiro. O orago é São Pedro.

Cunha Baixa

Lugares: Abrunhosa do Mato, Casal de Baixo, Casal de Cima, Casal do Cimo do Povo, Casal do Rocio, Castelo e Cunha Baixa. O orago é São Tomé.

Espinho
Lugares: Água Levada, Espinho, Gandufe, Outeiro, Póvoa, Residencia e Vila Nova. O orago é São Pedro.

Fornos de Maceira Dão
Lugares: Casal do Fundo de Fagilde, Fagilde, Fornos de Maceira Dão, Granja de Fagilde, Outeiro de Fagilde, Outeiro de Maceira Dão, Pedreles, Tabosa, Tibaldo de Baixo, Tibaldo de Cima e Vila Garcia. O orago é São Miguel Arcanjo.

Freixiosa
Lugares: Freixiosa. O orago é Santa Luzia.

Lobelhe do Mato
Foi concelho, extinto no século XVIII e incorporada no concelho de Azurara, do qual já tinha feito parte. Lugares: Lobelhe do Mato. O orago é São Paulo.

Mangualde

Foi sede do antigo concelho de Azurara da Beira, actualmente designado de Mangualde. Existem Índices de Batismo de 1835 a 1900 e de óbitos de 1860 a 1900 para consulta no Arquivo Distrital de Viseu. Lugares: Almeidinha, Ansada, Cães de Baixo, Cães de Cima, Canedo do Chão, Canedo do Mato, Cubos, Darei, Mangulade, Oliveira, Passos, Pinheiro de Baixo, Pinheiro de Cima, Quinta da Moita, Roda, Santo André, Cosmadinho, São Cosmado. O orago é São Julião.

Mesquitela
Lugares: Mesquitela e Mourilhe. O orago é São Mamede.

Moimenta de Maceira Dão
Freguesia conhecida também por Moimenta de Frades ou Moimenta de Azurara. O orago é Nossa Senhora das Neves.

Póvoa de Cervães
O orago é São João Baptista.

Quintela de Azurara
Lugares: Canelas, Coval e Quintela. O orago é São João Baptista.

Santiago de Cassurrães
Freguesia conhecida também por Cassurães. Em 1839 aparece no concelho de Mangualde. Lugares: Aldeia Nova, Balteiro, Casal de Cima, Casal Mondinho, Cervães, Contenças de Baixo, Contenças de Cima, Fundões, Moral, Outeiro, Queirão, São Sebastião, São Tiago, Sobreira e Tinto. O orago é São Tiago.

São João da Fresta
Fez parte do antigo concelho de Tavares, extinto em 1853. Lugares: Avinhó, Casais, Fresta, Pinheiro e São João. O orago é São João Baptista.

Travanca de Tavares
Fez parte do antigo concelho de Tavares, extinto em 1853. Lugares: Casal, Travanca de Baixo e Travanca de Cima. O orago é São Salvador.

Várzea de Tavares
Fez parte do antigo concelho de Tavares, extinto em 1853. Lugares: Torre de Tavares, Várzea de Tavares e Vila Cova de Tavares. O orago é Santa Maria.

Comentários