As freguesias de Aveiro

Segue lista das freguesias do concelho de Aveiro, distrito de Aveiro:

Apresentação
A paróquia de Nossa Senhora das Candeias ou da Apresentação ocupava a parte norte do canal central da Ria. Freguesia extinta por decreto de 1835 e anexada pela freguesia de Vera Cruz. O orago é Nossa Senhora da Apresentação.

Aradas
O orago é São Pedro.

Cacia
Fez parte do concelho de Esgueira. O orago é São Julião.

Eirol
Pertenceu ao concelho de Eixo, extinto por decreto em 1853, passando para o concelho de Aveiro. O orago é Santa Eulália.

Eixo
Antiga vila de Eixo. O orago é Santo Isidoro.

Esgueira
Antiga vila de Esgueira. O orago é Santo André.

Espírito Santo
Esta freguesia abrangia uma parte da vila muralhada com os conventos de São Domingos, de Jesus e de Santo Antonio, estendendo-se para sul, abrangendo ainda Cimo de Vila, Vilar, São Bernardo, Santiago e parte da Presa e da Quinta do Gato. Freguesia extinta por decreto em 1835 e anexada à freguesia da Glória. O orago era Espírito Santo.

Glória
Por alvará de 1835 criaram-se duas freguesias na cidade de Aveiro. Ao sul do canal central da ria foi formada a freguesia de Nossa Senhora da Glória, que anexou as antigas freguesias de São Miguel e Espírito Santo. O orago é Nossa Senhora da Glória.

Nariz

Pertenceu ao antigo concelho do Eixo, extinto por decreto em 1853 passando então para o concelho de Oliveira de Bairro. Por decreto de 1872 foi anexada ao concelho de Aveiro. O orago é São Pedro.

Oliveirinha
Pertenceu ao antigo concelho do Eixo, extinto por decreto em 1853 passando então para o concelho de Aveiro. O orago é Santo Antonio.

Requeixo
Pertenceu ao concelho de Eixo, extinto por decreto de 1853, passando para o concelho de Aveiro. O orago é São Paio.

São Miguel
Esta freguesia abrangia quase toda a vila muralhada e ainda o bairro do Alboi. Freguesia extinta por decreto de 1835 e anexada à freguesia da Glória. O orago é São Miguel.

Vera Cruz
Por alvará de 1835 criaram-se duas freguesias na cidade de Aveiro. Ao norte do canal central da ria foi restaurada a freguesia de Vera Cruz, que anexou a antiga freguesia da Apresentação. O orago é Santa Cruz.

Comentários