Rol de Confessados

O Rol de Confessados é uma fonte de informação muitas vezes esquecida ou ignorada. No entanto, pela informação que contém pode ser uma fonte essencial para comprovar relacionamentos, permitir prosseguir nas suas pesquisas de ancestrais e assim quem sabe colmatar a falta de outros registos paroquiais.

Mas o que é o Rol de Confessados?

Como o nome indica, trata-se de um registo ou arrolamento dos paroquianos ou fregueses pela altura da quaresma, com mais de 7 anos de idade. Era um registo obrigatório que pela sua natureza permite-nos determinar parentesco, idade, estado civil e local de residencia para cada membro de cada agregado familiar. Por vezes, constava também a profissão. De fora deste rol ficavam os excomungados e os que professassem outra religião. Toda esta informação, ano após ano, permitiria ter uma espécia de "radiografia" da paróquia. Só é pena que sejam poucos os livros que sobreviveram até aos dias de hoje.

Rol de Confessados da freguesia de Sanfins do Douro, concelho de Alijó do ano de 1877

A lista ou rol era criado então pelo pároco antes da quaresma. Com os actos de confessar e comungar os fregueses "desobrigavam-se", pois o cumprimento do preceito quaresmal era considerado uma desobriga. Por esta razão, alguns Rol de Confessados eram também chamados de Livros das Desobrigas.

Esta informação era também usada no Sumário Matrimonial - parte do processo de matrimónio - em que constava além da informação da realização de banhos e o seu resultado, surge muitas vezes a indicação do local onde os nubentes se "desobrigaram na Quaresma passada".


Comentários

Enviar um comentário