O actual concelho de Marco de Canaveses é constituído em parte pelos antigos concelhos de Benviver e Soalhães, extintos por decretos em 1852-1853.
Segue lista das freguesias do concelho de Marco de Canaveses, distrito do Porto:
Segue lista das freguesias do concelho de Marco de Canaveses, distrito do Porto:
Aliviada
Designada de "Aluviada" no "Relatorio do Parocho" em 1758. Fez parte do antigo concelho de Soalhães, este extinto em 1852-1853. Anexada à freguesia de Varzea da Ovelha na época do Liberalismo. Fundos relacionados com a freguesia de Várzea da Ovelha. O orago é São Martinho.
Alpendurada
Também intitulada de "Alpendurada e Matos", por ter recebido a freguesia de Matos. Fez parte do antigo concelho de Benviver, extinto assim como o concelho de Soalhães, por decretos em 1852-1853. O orago é São João Batista.
Ariz
Fez parte do antigo concelho de Benviver. Em 1852 passou a fazer parte do concelho de Marco de Canaveses. O orago é São Tiago.
Avessadas
Fez parte do antigo concelho de Benviver. Em 1850 aparece no antigo concelho de Soalhães, passando em 1852-1853 ao concelho de Marco de Canaveses. O orago é São Martinho.
Banho
Parte do antigo concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega, passando em 1855 ao concelho de Marco de Canaveses. Fundos relacionados com a freguesia de Carvalhosa. O orago é Santa Eulália.
Carvalhosa
Também designada de "Ermida". Parte do antigo concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega, este extinto por decreto em 1855, passou então ao concelho de Marco de Canaveses. A "Estatistica Parochial" de 1862 indica que está anexa à freguesia de Santa Eulália de Banho. Fundos relacionados com a freguesia de Banho. Existe Rol de Crismados e Registo de Testamentos para consulta. O orago é São Romão.
Constance
Parte do antigo concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega, passou então ao concelho de Marco de Canaveses por decreto em 1853.O orago é Santa Eulália.
Favões
Fez parte do antigo concelho de Benviver. O orago é São Paio.
Folhada
Fez parte do antigo concelho de Soalhães. O orago é São João Batista.
Fornos
Separada por decreto de 1889 da freguesia de São Nicolau. Fez parte do antigo concelho de Soalhães. O lugar do Marco, nesta paróquia, dá o nome ao actual concelho de Marco de Canaveses. O orago é Santa Marinha.
Freixo
Fez parte do antigo concelho de Soalhães. O orago é Santa Maria.
Magrelos
Fez parte do antigo concelho de Benviver. O orago é São Salvador.
Manhuncelos
Fez parte do antigo concelho de Benviver. O orago é São Mamede.
Matos
Fez parte do antigo concelho de Benviver. Fundos relacionados com a freguesia de Alpendurada. O orago é São Miguel.
Maureles
Fez parte do concelho de Penafiel, passando por decreto de 1853 ao concelho de Marco de Canaveses. Fundos relacionados com a freguesia de Abragão. O orago é Santa Maria.
Paços de Gaiolo
Segundo o "Diccionario Geographico Manuscrito" era outrora chamada de "Fandinhães". Fez parte do antigo concelho de Benviver. Existe Rol de Crismados de 1592 a 1677, e Legados e Obrigações de Missas de 1652 a 1763 para consulta. O orago é São Clemente.
Paredes de Viadores
Fez parte do antigo concelho de Soalhães. O orago é São Romão.
Penha Longa
Existe Rol de Crismados para os seguintes anos: 1592-1677, 1686-1753. O orago é Santa Maria.
Rio de Galinhas
Fez parte do concelho de Tuías em 1839. Em 1840, passou ao antigo concelho de Soalhães, passando em 1862 para o concelho de Marco de Canaveses. O orago é São Miguel.
Rosém
Fez parte do antigo concelho de Benviver e aparece em 1840 como parte do antigo concelho de Soalhães, passando em 1854 para o concelho de Marco de Canaveses. O orago é Santa Maria.
Sande
Sede do antigo concelho de Benviver. Passou a pertencer ao concelho de Marco de Canaveses em 1862. O orago é São Martinho.
Santo Isidoro
Também chamada de "Santo Isidoro de Riba Tamêga". Fez parte do concelho de Santa Cruz de Riba Tamêga, extinto em 1853, quando passou para o concelho de Marco de Canaveses. O orago é Santo Isidoro.
São Lourenço de Douro
Fez parte do antigo concelho de Benviver. O orago é São Lourenço.
São Nicolau
Foi desanexada da freguesia de Fornos por decreto em 1889. O orago é São Nicolau.
Soalhães
Foi sede do concelho com o mesmo nome, extinto em 1852. Lugares: Aborlide, Aldeia, Alentejo, Anta, Assento, Assureira, Baceira, Boavista, Bouças, Brossos, Cal (Calle), Campo Novo, Campos, Candieira, Capela, Casal Dares (Casaldaires), Casal, Casas Novas, Cerdeiras, Contenças, Coriscadas (Curiscadas), Cortes, Crasto, Eiró, Fojo, Fontelo, Formiga, Fundo de Vila, Giesta (Gesta), Juncal, Ladário, Lamas, Lardosa, Lavra, Linhares, Lordeiro, Marecos, Mirás (Miraz), Moinhos, Mós, Mouta, Muro, Nogueiredo, Oliveira, Outeiro, Pereiro, Picotos, Pinascas, Pinhão, Poço, Pomarelhe, Quintã, Quinta, Quintela, Rechão da Força (Chão da Força), Reguengo, Ribeirinha, Ribela, Roçadas, Salgueiro, São Salvador, São Tiago, Sardoeira, Senradelas, Soutelo, Tapada, Telhe, Vale, Venda da Giesta, Vila Pouca (Vilapouca), Vinheiros. O orago é São Martinho.
Sobretâmega
O orago é Santa Maria.
Tabuado
Fez parte do concelho de Gouveia de Riba Tamêga. Em 1840 aparece como parte do antigo concelho de Soalhães, e quando este é extinto, passou para o actual concelho de Marco de Canaveses. O orago é São Salvador.
Torrão
Fez parte do antigo concelho de Benviver. O orago é Santa Clara.
Toutosa
Fez parte do antigo concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega, passando para o concelho de Marco de Canaveses por decreto em 1853. O orago é Santa Cristina.
Fez parte do antigo concelho de Benviver. O orago é Santa Clara.
Toutosa
Fez parte do antigo concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega, passando para o concelho de Marco de Canaveses por decreto em 1853. O orago é Santa Cristina.
Tuias
Fez parte do antigo concelho de Soalhães. O orago é São Salvador.
Várzea da Ovelha
Fez parte do concelho de Gouveia de Riba Tamêga. Em 1840 aparece como
parte do antigo concelho de Soalhães, e quando este é extinto, passou
para o actual concelho de Marco de Canaveses. Fundos relacionados com a freguesia de Aliviada. O orago é Santo André.
Várzea do Douro
Fez parte do antigo concelho de Benviver. O orago é São Martinho.
Vila Boa de Quires
Fez parte do concelho de Penafiel, passando por decreto de 1853 ao concelho de Marco de Canaveses. O orago é Santo André.
Vila Boa do Bispo
Fez parte do antigo concelho de Benviver. O orago é Santa Maria.
Comentários
Enviar um comentário