As freguesias de Vila do Conde

Segue lista das freguesias do concelho de Vila do Conde, distrito do Porto, com a informação que conheço sobre cada freguesia e os lugares mencionados nos registos disponíveis. Se encontrar mais algum lugar nas suas pesquisas, deixe um comentário e será adicionado a esta lista.


Arcos
O orago é São Miguel. Lugares: Arcos, Azenha, Boucinha, Carreira, Casais, Castelo, Fontainha, Gil Afonso (Gilfonso), Igreja, Lomba, Moldes, Moldinhos, Outeiro, Portela, Quinta da Torre (no lugar de Casais) e Viso.

Árvore
Fundos relacionados com a freguesia de Azurara. O orago é São Salvador. Lugares: Aldeia Nova, Areia, Chave de Ferro, Corgo, Fieis de Deus, Igreja, Lente, Loureiro, Outeiro, Passo, Pindelo, Quintã, Souto e Varziela (Braziela).

Aveleda
Pertenceu ao antigo concelho da Maia, passando a pertencer ao concelho de Vila do Conde em 1871. O orago é Santa Eulália. Lugares: Além, Aveleda, Igreja, Lagielas, Lançaparte, Monfroia, Mota, Outeiro, Pena, Rio e Venda da Velha.

Azurara
Fundos relacionados com a freguesia de Árvore. O orago é Santa Maria. Lugares e arruamentos mencionados nos registos paroquiais: Areia, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Canedo, Figueiras, Granja, Padrão, Pindelo, Rua da Junqueira, Rua das Neves, Rua de Cimo de Vila, Rua de Santa Maria, Rua de Santana, Rua de São Sebastião, Rua Direita,  Rua do Porto e Rua Senhora das Neves.

Bagunte
Foi anexada à freguesia de São Miguel de Santagões, desde Fevereiro de 1899, quando faleceu o último pároco. Fundos relacionados com a freguesia de Santagões. O orago é Santa Maria. Lugares: Carcavelos, Casal de Baixo, Corvos, Figueiró de Baixo, Figueiró de Cima, Igreja, Monte, Outeiro, Ponte do Ave, Santana (Santa Ana), Vila Verde e Vilar.

Canidelo
Fez parte do antigo concelho da Maia, aparecendo em 1853 no concelho de Vila do Conde. O orago é São Pedro. Lugares: Caracoi (Caracoy, Cracoy), Eirado, Farilhe, Mouta e Padrão.

Fajozes
Fez parte do antigo concelho da Maia, aparecendo no concelho de Vila do Conde em 1852. O orago é São Pedro. Lugares: Almas, Alvite, Casal, Casaltem, Fonte, Gândara, Guilhão, Igreja, Moita, Póvoas, Quintã, Real, Regadas, Rendo, Sarinhães, Silveira e Tourão.

Ferreiró
Fez parte do concelho de Vila Nova de Famalicão, passando por decreto em 1853 para o de Vila de Conde. Fundos relacionados com a freguesia de Junqueira. O orago é Santa Marinha. Lugares: Cheira, Cimo de Cheira, Cimo de Vila, Crasto, Eirado, Engenho e Trindade.

Formariz
A freguesia de São Pedro de Formariz foi integrada na freguesia de São João Baptista de Vila do Conde em 1867, ou seja, foi extinta. Hoje em dia, Formariz é um lugar na freguesia de São João Batista. Fundos relacionados com a freguesia de Vila do Conde. O orago era São João Baptista. Lugares mencionados nos registos paroquiais: Azenha, Casalinho, Fonte e Outeiro.

Fornelo
Fez parte do concelho da Maia, aparecendo em 1852 no concelho de Vila do Conde. O orago é São Martinho. Lugares: Azevedo, Casal, Igreja, Lama, Olaia, Padrão, Picoto e Vila Verde.

Gião
Fez parte do antigo concelho da Maia, passando para o de Vila do Conde em 1852. O orago é Santo Estevão. Lugares: Igreja, Gião de Cima, Gião do Fundo, Gião do Meio, Joudina, Martinhães, Santo Estevão e Tresval.

Guilhabreu
Fez parte do antigo concelho da Maia, passando para o de Vila do Conde em 1870. Fundos relacionados com a freguesia de Vairão. O orago é São Martinho. Lugares: Freixo, Parada e Vila Boa.

Junqueira
O orago é São Simão. Lugares: Barreiros, Barros, Boucinha, Casal Coutinho, Casal de Pedro, Casal Moutinho, Casavedra, Cerqueiral, Chantada, Espinheira, Fontão, Fulão, Garrida, Joz, Lamelas, Moinhos, Mosteiro, Real, Sanguinhal (Saguinhal), São Mamede, Venda e Vilar de Matos.

Labruge
Fez parte do concelho de Vila do Conde, sendo anexada ao concelho de Bouças (actual Matosinhos), em 1855, sendo restaurada ao de Vila do Conde em 1871. O orago é São Tiago.
Lugares: Barreiro, Calvelhe, Casais, Estrada, Fundo de Vila (Fundevila), Gandra, Granja, Igreja, Lamosa, Mogueimes, Moreiró, Outeiro, Rua Nova.

Macieira da Maia
O orago é São Salvador. Lugares: Azevedo, Macieira, Moinhos, Ral, Sabariz e Vilarinho.

Malta
Fez parte do concelho da Maia, sendo integrada no concelho de Vila do Conde em 1855. O orago é Santa Cristina. Lugares: Berrossos, Cima, Costa, Igreja, Lage, Outeiro, Souto d'Aires e Souto do Gago.

Mindelo
O orago é São João Evangelista. Lugares: Areia, Burgal, Carvalhal, Covelo, Gandra Nova, Igreja, Moimenta, Outeiro, Paredes, Passos e Pinheiro.

Modivas
Fez parte do antigo concelho da Maia, aparecendo em 1852 no de Vila do Conde. O orago é São Salvador. Lugares: Aldeia Nova, Cancela de Agra, Carrapata, Covelo, Igreja, Laje, Longa, Mariscal, Modivas de Baixo, Modivas de Cima, Monte, Paços, Revilhões e Viso.

Mosteiró
Fez parte do antigo concelho da Maia, sendo integrada em 1870 no de Vila do Conde. O orago é São Gonçalo. Lugares: Arões, Casêlo, Lameira, Monte, Mosteiró e Vila Verde.

Outeiro Maior
Fez parte do concelho da Póvoa de Varzim, passando para o concelho de Vila do Conde em 1853. O orago é São Martinho. Lugares: Cavaleiros, Estivada, Fontelheiros, Fornelos, Friães, Granja, Igreja, Pedaço, Pinheiro, Quintandura, Ribeira, Santo Egidio e Souto.

Parada
Fez parte do concelho da Póvoa de Varzim, aparecendo no concelho de Vila do Conde em 1852. O orago é Santo André. Lugares: Coutada, Cruzeiro, Cunha, Igreja, Monte e Pedregais.

Retorta
Fez parte do antigo concelho da Maia, sendo integrada em 1852 no de Vila do Conde. O orago é Santa Marinha. Lugares: Aldeia, Azenhas, Casal de Monte, Casal, Casas Novas, Fonte, Mourão, Outeiro, Retorta, Souto de Baixo, Souto de Cima e Torre.

Rio Mau
Fez parte do concelho de Barcelos até 1839, quando foi integrada no concelho da Póvoa de Varzim. Em 1853 foi integrada no concelho de Vila do Conde. O orago é São Cristovão.
Lugares: Agra, Além do Ribeiro, Amieira, Azenha Nova, Barge, Bouçó (Bouço), Carvalhal, Casal Novo, Cruzeiro da Igreja, Cruzeiro, Feiteira, Fonte, Fontoura, Gandara, Igreja, Monte, Oliveira, Outeiro da Figueira, Outeiro da Igreja, Outeiro do Carvalhal, Outeiro, Pedra Lara, Portela, Quinta, Rio Mau, Seixo, Serra e Sobrado.
 
Santagões
Foi anexada à freguesia de Bagunte. O orago é Santa Maria. Lugares: Casal do Monte, Estrada, Monte da Venda e Padrão.

Tougues
O orago é São Vicente. Lugares: Fonte, Igreja, Monte, Povoação, Real e Tougues.

Touguinha
O orago é Santa Maria. Lugares: Aldeia Nova, Igreja, Lavadores, Madorra, Mata, Pena, Ribeiro e Touguinha.

Touguinhó
O orago é São Salvador. Lugares: Assento, Espinheira, Gandara, Gandra, Igreja, Mata, Mirante, Monte, Pigeiros, Ponte de Este, Quinta de Pigeiros, Ribeira, Sobreposta, Torno e Vila Verde.

Vairão
O orago é São Salvador. Lugares: Boca, Carrazedo, Covilhã, Crasto, Fontaínhas, Madalena, Madorna, Monte da Rainha, Outeiro, Passos, Pias, Real de Baixo, Real de Cima, Real e Vairão.

Vila Chã
O orago é São Mamede. Lugares: Cimo de Vila, Cojo, Facho, Figueiras, Fundo de Vila, Igreja, Lavandeira, Poça, Puços, Rio da Igreja, Rio da Gândara, Outeiro.

Vila do Conde
Fundos documentais relacionados com a freguesia de Formariz. O orago é São João Baptista.
Lugares e arruamentos: Areia, Beco da Misericordia, Cachinas, Calçada de São Tiago, Calçada do Monte de São Francisco, Campo da Feira, Casal do Monte, Casalinho, Cimo de Vila, Largo das Lavandeiras, Largo de São Sebastião, Largo do Carmo, Largo do Estaleiro, Largo dos Pelames, Praça Velha, Pedreiras, Pega, Poça da Barca, Portas Fronhas, Regufe, Rua Bento de Freitas, Rua D. Luis I, Rua Nova, Rua Tenente Valadim, Rua da Alegria, Rua da Costa, Rua da Costeira, Rua da Lapa, Rua da Misericordia, Rua da Senra, Rua da Torre, Rua das Donas, Rua das Mós, Rua de Santa Luzia, Rua de Santo Amaro, Rua de São Francisco, Rua de São Bento, Rua de São Roque, Rua do Cidral, Rua do Ribeirinho, Rua do Socorro, Rua dos Arcos, Rua dos Prazeres.

Vilar
O orago é Santa Maria. Lugares: Carrapata, Igreja, Outeiro, Pereira, Pisão, Real, Rosa, Souto, Soutelo.

Vilar do Pinheiro
Fez parte do antigo concelho da Maia, sendo integrada em 1870 no de Vila do Conde. O orago é Santa Marinha. Lugares: Águas Férreas, Aradas, Carvalhido, Castelo, Igreja, Padinho, Póvoa, Real, Rio, São Gemil (São Jumil), Senra, Sestelo (Cestelo), Sete, Teso, Travessa (Traveça), Venda.

 

Comentários

  1. O orago de Vilar do Pinheiro é Santa Marinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata pela observação. Já está corrigido. Boas pesquisas.

      Eliminar
  2. Anónimo3/6/23

    Não conhecia muitos destes lugares. Bem haja pela lista.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário