Os "D"s na História da Família

um "D" seria para Disponibilizar
outro "D" para Digitalisar

Há muito que desejo que pesquisar a historia da família se torne mais fácil e mais rápido. Fiz muitas vezes viagens as diferentes partes do país, nas folgas do trabalho e até mesmo nas férias, com o objectivo de encontrar registos. Arrastei a família comigo, às vezes convenci amigos para partilhar despesas de viagem e noutras alturas aventurei-me sozinha. O arquivo distrital do Porto foi o que conheci melhor, mesmo quando ainda a sala de leitura era numas instalações "provisórias" num pavilhão pré-fabricado junta à Praça da República, se não me engano no nome.

Mas o nome que não me esqueço é o da Srª Valentina. Sempre sorridente e disposta a indicar-me onde podia encontrar o que procurava. Mais tarde o ADP passou a usar parte do antigo Convento de São Bento da Vitória e com a aposentadoria da Srª Valentina tive a oportunidade de durante vários anos conhecer o Srº Mendes. Não poderia ser melhor. Extremamente prestável e atento.

Arquivo Distrital do Porto

Mas também "queimei as pestanas" noutros arquivos. Passei várias vezes em Braga, fui até Vila Real, Viseu, Beja e Faro, para não falar na Torre do Tombo. O arquivo de Aveiro é outra história, pois respirei muitas vezes o cheiro de livros antiguissimos em diferentes depósitos até terem as novas instalações no centro da cidade. É claro que aproveitei para conhecer melhor os locais em questão, quando ainda havia tempo, e diverti-me no entretanto. Mas sempre acreditei que deviamos ter um acesso mais fácil. E depois, com a internet pensei que seria uma óptima idea poder visualisar os documentos sem sair de casa, aliás, de qualquer lado, a qualquer momento.

2007 começou a abrir portas para tal acontecer. O Arquivo Distrital do Porto permite desde o ano passado a visualização pela internet de alguma documentação recolhida e preservada no espaço deste arquivo. Com o passar do tempo teremos mais registos disponíveis. O objectivo é ter cada vez mais e mais registos disponíveis. Não me importo nada de fazer pesquisas aqui mesmo a partir do meu sofá!

Se o distrito no Porto está nas suas veias pressione o link seguinte e faça a sua pesquisa, de qualquer lugar do mundo praticamente e a qualquer momento. Boa sorte!

 http://pesquisa.adporto.pt/


Comentários