O Porto Oriental

Outro livro que achei muito interessante, publicado no ano passado, foi "O Porto Oriental no final do século XIX", de Jorge Ricardo Pinto.

Trata-se de um texto extremamente cativante e útil sobre o "lado esquecido da cidade do Porto", concentrando-se principalmente entre 1875 a 1900. O autor realça a anonimidade que parece pairar sobre a parte oriental da cidade. Dá a conhecer uma área pouco explorada e o crescimento e transformações que surgiram por exemplo, na Praça da Batalha, em Campanhã com a estação de comboios, o Jardim de São Lázaro, as ilhas, etc. As inovações, influências e o impacto de tantas transformações também não foram esquecidas.

O autor estudou e demonstrou o contexto social, económico e geográfico numa época de grande crescimento populacional e faz-nos percorrer a cidade do Porto mentalmente. Foi com muito agrado que encontrei várias fotografias, mapas e gravuras que ajudam a criar essa "viagem" pela cidade.

E por falar em "viagem", no final do livro existe um percurso bem delineado, com 24 locais a visitar, começando na Praça da Batalha e terminando na Praça dos Poveiros. Contém também um mapa desses locais e fotografias a cores.

Não deixa de ser um trabalho académico (e com isto quero dizer rigoroso, que apresenta os interesses de um geógrafo) mas é no entanto totalmente acessível. Fiquei mais consciente da dualidade no Porto, e ficou-me gravada a expressão do autor "duas cidades numa só". Conclusão, mais um texto que vale muito a pena passar tempo a esquadrinhar.

Comentários

  1. João Matias14/5/23

    Eu fiquei curioso e procurei por este livro. Gostei. Bem escrito. Vale a pena sim.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário