Os ilegítimos

Encontrei este livro "Filhos das Ervas" de António Amaro das Neves, que retrata e pesquisa a ilegitimidade na provincia do Minho. O autor explora em particular a ilegitimidade durante os séculos XVI a XVIII. Embora este estudo seja especificamente sobre a realidade minhota, de certo que as suas conclusões podem ilucidar os nascimentos clandestinos em outros locais de Portugal.



Por exemplo, a descrição encontrada na página 122 ajuda a esclarecer os diferentes termos que encontramos em registos portugueses:
"Em Portugal empregam-se diversos termos para identificar aqueles que nascem fora de um casamento. A maior parte das designações conhecidas têm conotações pejorativas: adulterino, bastardo, bastardinho, espúrio, fornezinho (porque gerado de fornício ou torpe ajuntamento), filho de gança (aquela que só com o fim de ganância, e por dinheiro, ou coisa equivalente, se prostituía a quantos a procuravam), filho das ervas (aquele cujo Pai se ignora por sua Mãe tratar desonestamente com muitos), ganhadiço, apanhadiço, ilegítimo, natural."

Comentários

  1. Anónimo21/8/16

    Muito interessante. Onde posso comprar??
    x Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda Paula. Pode fazer o download em pdf no repositório da Universidade do Minho. Siga o link http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/1928. Boas pesquisas!

      Eliminar
  2. Anónimo22/8/16

    Fornezinho e filho de gança?? isso tá demais mesmo. Que forma torpe de tratar as pessoas. Como se as crianças tivessem alguma culpa. Que coisa.
    Mas obrigada pela chamada de atenção pois assimq se encontrar ao pesquisar já sei do que se trata.
    Continue a partilhar mais coisas pf.
    x Ines x

    ResponderEliminar
  3. Anónimo3/9/16

    Realmente isto tem o que se lhe diga. Ainda bem que ja nao aocntece,
    Ana M

    ResponderEliminar
  4. Carla Carvalho7/10/19

    Excelente. Obrigada por partilhar.

    ResponderEliminar
  5. Muito bom. Agradecida pela partilha.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário