As freguesias de Gondomar

Segue lista das freguesias do concelho de Gondomar, distrito do Porto:


Covelo
 Em 1839 aparece no concelho de Aguiar de Sousa, e em 1852 no concelho de Gondomar. Fundos relacionados com as freguesias de Rio Tinto e de Foz do Sousa. O orago é Santa Maria.

Fanzeres
Fundos relacionados com a freguesia de Rio Tinto. O orago é São Salvador.

Foz do Sousa
Também conhecida por freguesia de Sousa, no antigo concelho de Aguiar de Sousa. Fundos relacionados com a freguesia de Rio Tinto. O orago é São João Baptista.

Jovim
  Fundos relacionados com a freguesia de Rio Tinto. O orago é Santa Cruz.

Lomba
Fundos relacionados com a freguesia de Melres. O orago é Santo António.

Medas
Fundos relacionados com as freguesias de Lever e de Rio Tinto. O orago é Nossa Senhora da Natividade.

Melres
Foi concelho, extinto em 1834.Fundos relacionados com as freguesias de Lomba e de Rio Tinto. O orago é Santa Maria.

Rio Tinto
Fez parte do concelho de Aguiar de Sousa, extinto. Foi sede de concelho em 1867, extinto em 1868, com as seguintes freguesias: Águas Santas, Alfena, Covelo, Foz do Sousa, Gondomar, Medas, Melres, Milheirós, São Pedro da Cova, Rio Tinto, São Lourenço de Asmes e Valongo. O orago é São Cristovão.

São Cosme
Foi elevada a vila com a designação de Gondomar, em 1927. Fundos relacionados com a freguesia de Rio Tinto. Lugares: Aguiar, Azenha, Bairro, Boa Vista, Boca (Bóca, Bocca), Bouça Cova, Carregais, Casal, Cavadas, Conega (Coniga), Crasto, Ermentão, Forcado, Gandra, Gondomarinho, Igreja, Morijaes, Outeiro de Vilar, Pedregal, Pedreira, Pereiro e Porto, Pevidal, Prelada, Quintã, Quintão, Quintão de Baixo, Quintela, Ramalde, Rio Carreiro, São Gemil, São Jumil (Saojumil, Sanjumil), São Miguel, Taralhão, Vila Nova, Vilar, Vinhal. O orago é São Cosme.

São Pedro da Cova
   O orago é São Pedro.

Valbom
Fez parte do concelho de Aguiar de Sousa. O orago é São Veríssimo.

 

Comentários