Exportação de vinho do Porto e a genealogia

Encontrei no "Tradesman or Commercial Magazine" volume 1, publicado em 1808 em Londres, referência ao comércio de vinho exportado da cidade do Porto para o Reino Unido.

Na pagina 153 lê-se que o vinho era um dos produtos mais exportados de Portugal, com 53,511 pipas de vinho do Porto a saírem do Porto em direcção ao Reino Unido, isto somente no ano de 1800. E na pagina 154 indica que britanicos e portugueses são velhos aliados, acrescentando que o vinho em questão era visto como se fosse um artigo de primeira necessidade pelos habitantes do Reino Unido.

Mas o que é que isto tem a haver com genealogia??

Primeira, ajuda a entender a presença de estrangeiros na cidade do Porto, a ligação destes com o comércio de vinho e a extensão desse mesmo comércio, já em 1800. (Outros documentos mostram que este comércio já existia muito antes de 1800).

E ainda, as listas apresentadas nas paginas 154 e 155 das empresas que exportavam vinho, encontram-se nomes que aparecem em registos paroquiais e outros documentos relativos à cidade do Porto. Por exemplo, Clamouse, Browne, Kopke, Amsick, Burmester, Vanzeller, Searle e Archer, entre outros. Segue parte da lista.

Comentários