As freguesias de Amarante

Segue lista das freguesias do concelho de Amarante, distrito do Porto:


Aboadela
Designada também de Ovelha do Marão e Santa Maria de Bobadela. Passou da diocese de Braga para a do Porto em 1882. Fundos relacionados com as freguesias de Várzea e de Canadelo, e com o Convento de Santa Maria de Pombeiro. Existem outros registos a consultar: Rol de Crismados, Registo de Testamentos e Rol de Quitações. O orago é Santa Maria.

Aboim
  Fez parte do concelho de Celorico de Basto mas em 1853 foi integrada no concelho de Amarante. Pertenceu à diocese de Braga e passou para a do Porto em 1882. Fundos relacionados com a freguesia de Telões. O orago é São Pedro.

Ansiães
Pertenceu à diocese de Braga e passou para a do Porto em 1882. Entidades relacionadas: Convento de São Miguel de Bustelo. Existem Registo de Testamentos, Inventários de Peças e Ornamentos e Rol de Missas para consulta. O orago é São Paio.

Ataíde
Fez parte do antigo concelho Santa Cruz de Riba Tâmega, extinto em 1855. Aparece em alguns documentos como Ataílde. Fez parte do Bispado de Penafiel. Entidades relacionadas: Convento de São Miguel de Bustelo e Cabido da Sé do Porto. O orago é São Pedro.

Bustelo
Fundos e entidades relacionadas: freguesia de Ansiães e Mitra da Sé do Porto. O orago é São Mamede.

Canadelo
Em 1839 fazia parte do concelho de Ovelha do Marão aparecendo em 1852 em Amarante. Pertenceu à diocese de Braga e passou para a do Porto em 1882. Fundos relacionados às freguesias de Aboadela e a de Sancho. O orago é São Pedro.

Candemil
Em 1839 aparece no concelho de Gestaçô. Pertenceu à diocese de Braga e passou para a do Porto em 1882. Existe Rol de Crismados de 1589 a 1621 para consulta. O orago é São Cristovão.

Carneiro
Em 1839 aparece no concelho de Gestaçô. Pertenceu à diocese de Braga e passou para a do Porto em 1882. Fundos relacionados com a freguesia de Vila Chã do Marão. O orago é São Martinho.

Carvalho de Rei
Em 1839 aparece no concelho de Gestaçô. Pertenceu à diocese de Braga e passou para a do Porto em 1882. Fundos relacionados com a freguesia de Gouveia. O orago é São Martinho.

Cepelos
  Em 1839 fazia parte do concelho de Gouveia. Fundos relacionados com a freguesia de Lomba. O orago é Santa Maria.

Chapa
Fez parte do antigo concelho de Soalhães. Pertenceu à diocese de Braga e passou para a do Porto em 1882. O orago é São Cipriano.

Fregim
Fez parte do antigo concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega, passando em 1853 para o de Amarante. Pertenceu à diocese de Braga e passou para a do Porto em 1882. O orago é Santa Maria.

Freixo de Baixo
Pertenceu à diocese de Braga e passou para a do Porto em 1882. Fundos relacionados com a freguesia de Freixo de Cima. O orago é Salvador.

Freixo de Cima
Pertenceu à diocese de Braga e passou para a do Porto em 1882. Fundos relacionados com a freguesia de Freixo de Baixo. O orago é São Miguel.

Gatão
Pertenceu à diocese de Braga e passou para a do Porto em 1882. Fundos relacionados com a freguesia de Vila Garcia. O orago é São João Baptista.

Gondar
Pertenceu à diocese de Braga e passou para a do Porto em 1882. Fundos relacionados com a freguesia de Lufrei. O orago é Santa Maria.

Jazente
O orago é Santa Maria.

Lomba
Fundos relacionados com a freguesia de Cepelos. O orago é São Pedro.

Louredo
Fez parte do antigo concelho de Santa Cruz do Riba Tâmega, passando para o de Amarante em 1853. Pertenceu à diocese de Braga e passou para a do Porto em 1882. O orago é São João Baptista.

Lufrei
Fundos relacionados com a freguesia de Gondar. O orago é Salvador.

Madalena
Foi sede do concelho de Gestaçô, extinto em 1836, passando para o de Amarante. Pertenceu à diocese de Braga e passou para a do Porto em 1882. O orago é Santa Maria.

Mancelos
Pertenceu ao antigo concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega, extinto em 1855. Pertenceu à diocese de Braga e passou para a do Porto em 1882. O orago é São Martinho.

Oliveira
Pertenceu ao antigo concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega, extinto em 1855. Pertenceu à diocese de Braga e passou para a do Porto em 1882. Existem Registos de Testamentos para consulta de 1724 a 1830. O orago é São Paio.

Padronelo
Fez parte do antigo concelho de Gestaçô. Pertenceu à diocese de Braga e passou para a do Porto em 1882. O orago é Santo André.

Real
Pertenceu ao antigo concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega, extinto em 1855. Pertenceu à diocese de Braga e passou para a do Porto em 1882. O orago é Salvador.

Rebordelo
Fez parte do concelho de Celorico de Basto, passando em 1874 para o de Amarante. O orago é Nossa Senhora das Neves.

Salvador do Monte
Fez parte do concelho de Gouveia de Riba Tâmega. O orago é Salvador.

Sanche
Fez parte do antigo concelho de Gestaçô passando em 1852 para o de Amarante. Pertenceu à diocese de Braga e passou para a do Porto em 1882. Desta freguesia foi criada a freguesia de Olo em 1935. O orago é Santo Isidoro.

Santa Cristina de Figueiró
Fez parte do antigo concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega. Pertenceu à diocese de Braga e passou para a do Porto em 1882. O orago é Santa Cristina.

Santiago de Figueiró
Fez parte do antigo concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega, extinto em 1855. Pertenceu à diocese de Braga e passou para a do Porto em 1882. O orago é Santiago.

São Gonçalo
Fundos relacionados com a freguesia de São Veríssimo. O orago é São Gonçalo.

São Simão de Gouveia
Foi vila de sede do antigo concelho de Gouveia de Riba Tâmega. Fez parte dos concelhos de Soalhães e de Marco de Canaveses, passando para o de Amarante em 1853. Fundos relacionados com a freguesia de Carvalho de Rei. O orago é São Simão.

São Veríssimo
Aparece em 1840 anexa à freguesia de São Gonçalo, sendo desanexada em 1862 mas novamente anexada em 1896. Pertenceu à diocese de Braga e passou para a do Porto em 1882. Fundos relacionados com a freguesia de São Gonçalo. O orago é São Veríssimo.

Telões
Fez parte do concelho de Celorico de Basto, passando por decreto de 1852 ao concelho de Amarante. Pertenceu à diocese de Braga e passou para a do Porto em 1882. Fundo relacionados com a freguesia de Aboim. O orago é Santo André.

Travanca
Fez parte do antigo concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega, passando para o de Amarante em 1855. Pertenceu à diocese de Braga e passou para a do Porto em 1882. O orago é Salvador.

Várzea
Pertenceu à diocese de Braga e passou para a do Porto em 1882. Fundos relacionados com a freguesia de Real. O orago é São João Baptista.

Vila Caíz
Fez parte do antigo concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega. O orago é São Miguel.

Vila Chã do Marão
Fez parte do antigo concelho de Gestaçô. Pertenceu à diocese de Braga e passou para a do Porto em 1882. Existem Rol de Crismados, Registos de Testamentos, Circulares e Portarias e Registos de Sentenças de vários anos para consulta. O orago é Santo Estevão.

Vila Garcia
Fez parte do concelho de Celorico de Basto. Pertenceu à diocese de Braga e passou para a do Porto em 1882. Fundos relacionados com as freguesias de Alvarenga e de Gatão. O orago é Salvador.


Comentários