Documentos do Governo Civil do Porto

Sempre ouvi que o meu bisavô José Ribeiro tinha morrido no Brasil quando a minha avó era ainda  pequena. O certo é que o registo de óbito da minha bisavó indica que o seu marido estava "auzente no Brazil". Onde encontrar alguma pista sobre o que aconteceu ao José? O óbito não foi averbado ao seu batismo nem ao registo de casamento. Sei que posso recuar no tempo e encontrar os dados dos seu pais e avós, e muitos outros mais, mas e o José? Não voltou?! Para onde foi? O Brazil não é nada pequeno...

Às vezes, quando começamos a pesquisar a história da familia achámos que a unica fonte de informação são os assentos paroquiais onde encontrámos registos de batismos, casamentos e óbitos. E somos gratos por cada averbamento, por mais pequeno que seja, que nos dá uma pista para encontrarmos outros registos. Mas junto dos arquivos distritais conseguimos descobrir outras possíveis fontes, se estivermos dispostos a passar horas (ou meses...) a desfolhar livros e abrir documentos e pastas atrás de pastas.

Encontrei os documentos de pedido de passaporte de um José Ribeiro, nascido no concelho de Matosinhos. Passo os olhos pelos documentos e os nomes dos seus pais, data e local de nascimento comprovam que se trata do meu bisavô . Ele pretendia embarcar para o Rio de Janeiro, Brasil e em Abril de 1911 dá entrada dos seus papeis no Governo Civil do Porto.

Governo Civil do Porto, 2006 por Dantadd

Nunca tive acesso a uma fotografia deste meu antepassado mas a descrição dos seus sinais caracteristicos, como por exemplo, altura, cor dos olhos, cabelos e barba assim como o formato do rosto, nariz e boca já me dá alguma ideia da aparência do meu bisavô José.

Em anexo encontrei vários documentos que foram entregues no Governo Civil para pedido de passaporte:

- licença militar para se ausentar para os "Estados Unidos do Brazil", que lhe dá 60 dias para "seguir o seu destino" ou ficaria sem efeito,
- certificado de registo criminal, onde indica que "nada consta contra José Ribeiro".

Agora já sei que deve ter partido do Porto para o Rio de Janeiro, Brasil entre Abril e Junho de 1911. Talvez um dia consiga descobrir o que aconteceu ao meu bisavô José Ribeiro.

Comentários