Como Agulhas no Palheiro...

Desde que descobri os registos de batismo na Igreja Anglicana no Porto - St James Church - notei que quando o meu trisavo Frederick Lorentzen baptizava os seus filhos, um senhor chamado J. H. Andresen também fazia o mesmo em várias ocasiões (um ou outro filho nem constam na base de dados do Geneall.net).

A minha curiosidade levou-me a procurar saber quem era. Já consultei o Geneall.net e encontrei submissões de descendentes. Foi interessante ver que uma das suas descendentes era a escritora Sophia Andresen de Mello Breyner, trazendo-me à memória as histórias que li em criança como o "O Cavaleiro da Dinamarca", "A menina do mar" e em especial o meu conto favorito desta autora, "A Fada Oriana".

Aprendi tambem que J. H. Andresen tinha tido negócio de cabotagem e sucesso no comércio. Fiquei a pensar se haveria ligação. Para ser honesta, fiquei com a impressão que o meu trisavo Lorentzen e o Sr. Andresen se teriam conhecido. Ambos eram dinamarqueses, mais ou menos da mesma idade, a viver na mesma altura na cidade do Porto, envolvidos com a navegação e comércio, mas não tenho prova das minhas suspeitas.

Comentários

  1. Anónimo31/12/23

    Is this the gentleman, J.H. Andresen, you are referring to? He came from the island Föhr. https://www.findagrave.com/memorial/179386744/jan_hinrich-%22henrique%22-andresen

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. yes, it's the same one. This post was written in 2007 and in the meantime a lot more has been found.

      Eliminar

Enviar um comentário