Era uma vez um marinheiro...

Parece que a profissao do meu trisavo Lorentzen o levou a várias partes do mundo. Encontrei o nome dele em "Germany Ships Crew Lists, 1815-1917", disponíveis no site ancestry.com. Trata-se de uma colecção de listas de tripulação de Bremen, na Alemanha. Constam nome, ano de nascimento e local, residencia, data de entrada ao serviço, nome do capitão, nome do navio e destino. Tambem inclui a posição de cada indivíduo na tripulação, salários e cidadania.



Em Junho de 1847, ele fez parte da tripulacao do navio "Argonaut", com o capitao F. Hederich com destino a Nova York, EUA.

Em Março de 1848 foi ainda mais longe. O navio chamava-se "Leontine" e fazia parte do número cada vez mais crescente de navios que levavam emigrantes para a Australia. Chegou a Adelaide em 1 de Agosto de 1848. No jornal "The Adelaide Observer" a 5 de Agosto pode ler-se que depois de ter parado por uma semana no Rio [será Rio de Janeiro?] este navio fez a viagem em 50 dias. Indica ainda que dos 262 passageiros somente um adulto e dois ou tres recém nascidos faleceram na viagem.

 (http://trove.nla.gov.au/ndp/del/article/158926376?searchTerm=leontine&searchLimits=sortby=dateAsc|||l-title=821)

Já em Abril de 1851, voltou a Nova York, mas desta vez a bordo do navio "Post". Este também transportava na sua maioria emigrantes, cerca de 190. A ultima entrada é em Abril de 1852, abordo do navio "Admiral Broomy", em direcção a Nova Orleans, EUA.

O registo indica que era 'marinheiro' e inclui 'bom' nas observações. O salário vai de 11 a 13 "gulden". Tenho que descobrir o cambio... Gostava de poder saber mais acerca das suas viagens. Seria muito interessante ter um registo escrito pela mão dele sobre o que viu e onde esteve.

Comentários